Lentes Macro – pequenos detalhes que farão grandes diferenças no seu trabalho

0 1.816

A arte da macrofotografia. Fotos profissionais, com closes nítidos e de qualidade, realizadas a partir de pequenos objetos ou mesmo objetos maiores, com ampliação de detalhes quase imperceptíveis a olho nu. Seu trabalho ganhará ainda mais qualidade.

Sabe a imagem daquele objeto pequenininho que você quer capturar bem de perto? Aquela florzinha delicada? Aquele inseto curioso? A lente macro é perfeita para esse tipo de situação. Você também pode usá-la para as fotos “normais”, e perceberá que a resolução será tão nítida que você talvez tenha que suavizar a qualidade da sua foto.

Características das lentes macro

 

Uma das principais características das lentes macro é que elas podem reproduzir a imagem na proporção real e muitas vezes, ainda maior, evidenciando detalhes que não são visíveis a olho nu. Conseguem estabelecer um foco de qualidade, mesmo com uma distância pequena, proporcionando a você observar particularidades nas imagens nos detalhes mínimos.

lentes macro caracteristicasA variação de distância focal entre as lentes macro varia de 50-200mm. As lentes macro comportam fotografar em um campo amplo de objetos muito pequenos, despontando particularidades que, muitas vezes, não se veem a olho nu.

São bastante utilizadas por fotógrafos que gostam de registrar a vida selvagem – insetos e flores – assim como por aqueles que registram naturezas mortas no estúdio. Graças às suas excelentes características de imagem e amplas aberturas, as lentes macro ainda são uma excelente alternativa para fotografar objetos maiores.

Não deixe de dar atenção às siglas (EF, EF-S, MP, entre outras), que podem variar de acordo com o modelo e fabricante, mas que em geral tem o mesmo significado e se relacionam as características especiais da lente, seu funcionamento e os elementos que a compõe.

Modelos de lentes macro

Lente Canon EF 180mm f/3.5 L
Lente Canon EF 180mm f/3.5 L

Se você deseja obter imagens com perfeição de foco e registrar aquele detalhezinho que fará toda a diferença, considere adquirir uma lente macro legítima e de qualidade, como lentes Canon EF-S 60mm, EF 50-180mm e MP-E 65mm.

Lentes Canon EF-S (Foco Eletrônico Curto Posterior)
lentes macro Canon EF-S

Leve e pequena, é uma boa opção para quem faz fotografias amadoras. Permite capturar imagens em tamanho real com taxa de ampliação de 1:1 e distância focal de aproximadamente 96mm. Produz fotos de qualidade e pode ser utilizada para fotos mais distantes. Possui um foco automático rápido e silencioso e também pode ser utilizada em foco manual.

Desenvolvidas para a linha EOS de câmeras digitais equipadas com sensores APS-C, essas lentes foram desenvolvidas para sensores menores que o frame de 35mm, de forma que, não podem ser usadas em câmeras full frame. São mais compactas, com menos elementos óticos e possuem uma distância focal posterior mais curta em relação ao posicionamento do sensor APS-C. Elas são identificadas por um ponto quadrado branco localizado próximo ao encaixe de montagem.

De acordo com a Canon, suas lentes EF-S possuem um design compacto e leve e capturam imagens impressionantes de paisagens e imagens arquitetônicas. Alguns modelos possuem estabilizador de imagem que oferecem desempenho e flexibilidade, até mesmo em luz fraca.

Lentes Canon EF (Focagem Eletrônica) e MP
lentes macro Canon EF

As lentes macro Canon EF se diferenciam em quatro modelos que variam em profundidade de campo de 50 a 180mm, assim como  na abertura da lente. As lentes Canon MP-E, por exemplo, conseguem ampliar a imagem de 1 a 5 vezes o tamanho real.

Segundo a Canon, suas lentes MP possuem um sistema inteiramente eletrônico de transmissão de informações da lente para o corpo da câmera, esboçados unicamente para o sistema EOS e que originou uma série de inovações, como diminuição de ruídos, maior exatidão e rapidez de foco, controle eletrônico de abertura.

O fabricante explica que esses recursos só são possíveis graças a um microchip situado na lente, que pode informar se algo não está funcionando. Em virtude de só poderem ser utilizadas na linha EOS, por apresentarem diâmetro interno de 54mm e externo de 65mm, são identificadas com um ponto vermelho próximo a montagem de encaixe ao corpo.

As lentes Canon EF em geral são leves e compactas, de focagem rápida que dão realce a detalhes que não são visíveis a olho nu. Também podem registrar imagens maiores com muita qualidade. Alguns modelos proporcionam a detecção de ângulo e deslocamento para curtas distâncias.

Outros possuem lente teleobjetiva, que permite capturar imagens com a mesma qualidade, mas a distâncias maiores, muito utilizadas no registro da vida selvagem. Já a lente MP alcança uma ampliação elevada, superior ao tamanho real sem a necessidade de outros acessórios.

Visualização no LCD
lentes macro live view

Como a profundidade de campo é reduzida no uso de lentes macro, fazer uso do visor LCD pode ser de grande ajuda para ajustar o foco corretamente e evitar distorções por estar em posições desconfortáveis.

Se você vai registrar um objeto próximo ao chão, por exemplo, o visor LCD facilitará o ajuste da composição e o foco. Além disto, a imagem que está no visor de LCD da câmera tem uma ampliação de duas a três vezes, por meio de uma lente com ajuste de dioptria que auxilia o foco manual no plano adequado.

Muitos profissionais optam pelo visor acoplável (viewfinder), pois ele gera uma proteção (câmara escura) livre de luz externa que permite visualizar o que será registrado com mais detalhes. Alguns modelos servem ainda como proteção contra o reflexo solar. Compacto, pode ser carregado pelo fotógrafo a qualquer lugar, e conectado de forma simples em câmeras DSLR.

As lentes macro, embora possam ser utilizadas para registrar objetos maiores, são mais indicadas para uso profissional e tem um investimento mais elevado em relação a lentes tradicionais. O ideal é que você identifique seu estilo de trabalho e busque as ferramentas mais adequadas a ele. As possibilidades e recursos são inúmeros. Explore o mundo da fotografia!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.