Como conseguir melhores resultados com as Lentes Canon?

0 280

A maioria das câmeras DSLR amadoras são acompanhadas com uma lente, vendidas em forma de kit. Está lente é capaz de render fotos muito boas, entretanto, grande parte dos fotógrafos decide comprar outras lentes durante sua carreira e com o passar do tempo.

As lentes Canon servem para ajudá-lo a criar fotos de alta qualidade, porém, você vai precisar de modelos diferentes, dependendo do que você deseja fotografar e o resultado esperado. A melhor parte é que há uma infinidade de lentes Canon, disponíveis para todos os estilos fotográficos, preços e recursos.

No ano de 2014, estimava-se que existiam cerca de 60 modelos de lentes Canon EOS, todas compatíveis com as câmeras EOS da marca. Veja outras dicas para conseguir melhores resultados com as lentes Canon abaixo.

Categorias das Lentes Canon
lentes canon camera

Não é apenas o preço que diferencia os modelos de lentes. Existem 3 categorias de lentes Canon: Lente Grande-Angular,  Lente Padrão e Lente Telefoto. O ponto determinante para a classificação de cada uma delas é sua distância focal, ou seja, a área que sairá na foto, chamada também tecnicamente de ângulo de visão.

Vale ressaltar que apesar da distância focal ser apresentada de forma ilustrativa em ângulos, a sua medida padrão é em milímetros e quanto menor a distância focal mais possibilidade de ampliação terá sua lente Canon.

Cada uma das categorias das lentes Canon possui uma maior afinidade com determinado estilo fotográfico. As Lentes Canon grande-angular, por exemplo, são utilizadas com maior frequência na fotografia de paisagem, Lentes padrão para retratos e a Lente super telefoto mais comum em fotos de esportes e animais selvagens.
lentes canon distancia focal

Outro ponto sobre as categorias das lentes Canon é que elas podem ter distância focal fixa ou serem lentes de zoom, nestas muda-se o ângulo de visão através do anel da lente. A lente zoom é capaz de cobrir a mesma área da foto do que duas ou três lentes de distância focal fixa.

Por esses e muitos outros motivos, as Lentes Canon zoom estão extremamente populares entre os fotógrafos amadores e profissionais nos últimos anos. No entanto, as lentes Canon com distância focal fixa ainda são reconhecidas por imagens de mais alta qualidade.

Fator de corte em Lentes Canon
lentes canon fator de corte

Quando os ângulos de visão dos sensores APS-C e APS-H são menores do que em câmera de filme tradicional, temos o fator de corte. Este é utilizado para comparar o tamanho do sensor de sua câmera com uma imagem de um filme de 35 mm.

As lentes Canon por padrão se expandem por uma circunferência de imagem no valor de 36 x 36 mm. O que irá determinar o fator de corte, inicialmente, é o sensor utilizado juntamente com as lentes.

O cálculo do efeito do fator de corte sobre a sua imagem, no entanto, é muito fácil. Basta o fotógrafo multiplicar a distância focal da imagem pelo fator de corte do sensor da Câmera Canon. Por exemplo, uma lente Canon 50 mm com um sensor de imagem APS-C tem a mesma área de visão que uma lente de 80 mm de uma câmera com filme 35 mm ou um sensor full frame.

Abertura máxima de Lentes Canon
lentes canon abertura

Para conseguir melhores resultados com lente Canon você também precisa considerar a abertura máxima. Assim como a distância focal, a abertura também é uma característica importante da lente, número indicado pela letra f, como f/2.8, por exemplo.

A luminosidade máxima da lente Canon, como também é conhecida a abertura, serve também como critério de desempate para identificar a melhor entre duas lentes com a mesma distância focal. A regra geral é que quanto menor o número f e mais alta a abertura máxima das lentes Canon, maior a sua qualidade em comparação com as outras.

Voltando a falar sobre lentes Canon com distância focal fixa, elas geralmente possuem uma maior sensibilidade à luz. Com certeza, você já deve ter se deparado com inúmeras opções de lentes com distância focal fixa, desde as mais acessíveis para amadores, como também para fotógrafos intermediários e avançados.

A linha superior de lentes Canon é representada pela letra L, agrupando aberturas maiores e qualidade em seus componentes óticos, o que se traduz em imagens muito mais profissionais e atraentes.

Estrutura das Lentes Canon
lentes canon estrutura

Baioneta: um anel de metal localizado na parte posterior da lente Canon, usado para se encaixar no corpo da câmera digital. A sua responsabilidade é realizar a comunicação completa entre a câmera e a lente, como por exemplo, a focagem selecionada pelo fotógrafo.

Para se ajustar adequadamente, as lentes possuem uma marcação auxiliando o seu alinhamento. Nas lentes Canon EF, um ponto vermelho facilita o trabalho, já nas EF-S o detalhe é marcado por um quadrado de cor branca.

Além da baioneta, outros circuitos mecânicos e eletrônicos, bem como a própria lente, fazem parte da estrutura das lentes Canon. Na parte frontal a lente que leva o mesmo nome (lente frontal), seguida pelo anel de focagem e de zoom, na parte inferior o seletor do modo de focagem (manual ou automático) e por fim o anel metálico que já vimos acima.
lentes canon 35mm

Na parte frontal das lentes também é possível identificar diversas partes em texto. Em critérios técnicos essas “palavras” servem para indicar o nome do fabricante, tipo de lente, distância focal em milímetros e abertura máxima. Outras opções adicionais, como o diâmetro do filtro, também podem ser apresentadas nesta parte.

Você viu acima alguns dos fatores que influenciam as diferenças entre as lentes Canon. Boa parte deste conhecimento é capaz de ajudá-lo a conseguir melhores resultados com as lentes e conseguir imagens deslumbrantes.

Fique atento a cada um desses detalhes na hora de comprar a sua próxima lente Canon e veja algumas opções disponíveis na Loja Online eMania, Especializada em Equipamentos de Fotografia e Cinema de Lentes Canon a pronta entrega. Sinta-se livre para deixar o seu próprio comentário sobre este artigo ou compartilhar sua experiência com as lentes da Canon.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para ajudá-lo a escolher as melhores lentes Canon, assim como ter um deslumbre dos fatores mais importantes na determinação da qualidade destes equipamentos fotográficos indispensáveis.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.