5 hábitos que vão te tornar um fotógrafo melhor

0 423

A fotografia pode vir naturalmente para algumas pessoas, mas muitos de nós precisamos de um pouco de prática. Adotar os seguintes hábitos pode te ajudar na missão de se tornar um fotógrafo melhor:

Use o modo manual de exposição

Com o risco de estarmos citando o óbvio, quando você usa o modo manual de exposição, você tem o total controle da abertura do diafragma e da velocidade do obturador no momento em que você vai fazer a imagem. Isso significa que, para fazer boas imagens, você vai precisar considerar se quer uma imagem desfocada, ou um movimento congelado e qual é a profundidade de campo que você deseja em cada fotografia.

E se você ajustar configurações específicas de sensibilidade ao invés de usar o ISO automático, você também pode determinar o quanto de ruído quer nas suas fotos.

Muitos fotógrafos experientes entendem o princípio da exposição manual, mas eles usam os modos semi-automáticos de prioridade de abertura por conveniência.

Usar o modo manual faz você analisar e pensar sobre a exposição e como você quer que suas imagens saiam, com mais cuidado – o que pode ser algo bom e mostrar que você é um fotógrafo melhor do que era antes de fazer isso.

Cheque o histograma

Checar a visão do histograma da sua câmera para cada imagem é uma ótima maneira de entender melhor o brilho e a exposição que vão ser registrados. Esse gráfico simples indica o número de pixels com valores de brilho que vão de 0 (preto) a 255 (branco).

Se você perceber um pico muito destoante na extrema direita da escala, é porque a sua imagem pode sair estourada. Por outro lado, um pico do lado oposto indica grandes áreas escuras, com grandes chances de deixar algumas áreas da imagem pretas.

Se você verificar o histograma de cada imagem que fizer, você pode construir uma ótima fotografia, com a consciência de como as áreas claras e escuras se transformam em uma imagem e como elas alteram o impacto da exposição em um histograma.

Com o tempo, você vai aprender a interpretar o que você vê e transformar esses dados em configurações de exposição.

fotografo melhor

Use a medição pontual da sua câmera

Assim como a visualização do histograma, usar a medição pontual da sua câmera pode te ajudar a entender como a exposição de luz se desenvolve.
Considerando que o sistema de avaliação, matriz e de medição de uma câmera é projetado para dar as configurações de exposição que funcionam na imagem como um todo, a opção de medição pontual ajusta essas configurações para um ponto bem específico.

A função serve para sugerir as configurações de exposição que podem deixar a área específica selecionada em um tom médio. Isso significa que você precisa usá-la com muito cuidado. Se ela estiver em cima de um ponto muito claro, ou de um ponto muito escuro, a imagem ficará super, ou sub exposta.

Defina um balanço de branco personalizado

Muitos fotógrafos confiam no balanço de branco automático para fazer com que as cores fiquem certas e que as condições de iluminação fiquem o mais natural possível, porém, essa é uma aposta segura demais.

Alguns poucos fotógrafos usam os valores pré-determinados para lidar com condições específicas de iluminação, e menos ainda confiam na possibilidade de poder corrigir o balanço do branco com a edição no computador.

No entanto, se você usar suas opções personalizadas, ou manuais de balanço de branco da sua câmera digital todas as vezes que for fotografar, você vai desenvolver um maior senso de conhecimento sobre cores e brancos. Você também vai conseguir ver o resultado final logo depois de fotografar, sem precisar esperar para passar ao computador e vê-lo através da tela dele. Assim, você terá uma ideia melhor do que corrigir para ter a fotografia que você busca.

fotografo melhor

Fotografe com apenas uma distância focal

As lentes de zoom deixam a vida de fotógrafo muito mais fácil porque, ao invés de carregar uma mala cheia de lentes diferentes, você consegue aproximar uma imagem com apenas um, ou dois equipamentos.

O lado negativo das lentes de zoom, no entanto, é que elas fazem você ficar “preguiçoso”. Ao invés de se aproximar do objeto que você deseja fotografar, você tende e usar o zoom. Se deslocar enquanto fotografa pode fazer com que você se torne um fotógrafo melhor, pois vai possibilitar a descoberta de novos ângulos e perspectivas – que podem resultar em fotografias muito mais interessantes.

Uma maneira de te forçar a explorar mais os lugares e personagens é restringir a distância focal da sua Câmera DSLR a apenas uma. Além de te ajudar a encontrar novos ângulos, isso também vai desenvolver um melhor senso de controle de profundidade de campo em você, que estará a caminho de se tornar um fotógrafo melhor.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.