Danilo Russo revela os segredos do maior congresso de Fotografia Newborn do planeta

2 189

Fundado no ano de 2013, o Newborn Photo Conference chega, nos dias 19,21 e 22 de Abril, a sua sexta edição. O evento já recebeu milhares de fotógrafos de todo o Brasil em busca de aperfeiçoamento na área de fotografia de recém-nascido e a cada dia apresenta novidades em sua programação. Danilo Russo, fotógrafo, diretor do Instituto Internacional de Fotografia e fundador do  congresso newborn explicou, em entrevista, o conceito por de trás do evento, bem como as estratégias que utiliza para a concepção da edição seguinte. Informações relevantes para quem se interessa pelo assunto, uma vez que a fundação do congresso está intimamente ligada ao surgimento da fotografia de recém nascido no Brasil e também para quem tem curiosidade de como é realizado o planejamento de um grande evento.

Fotografia Newborn


Na entrevista, publicada na íntegra no site do fotógrafo, Danilo Russo indicou o surgimento deste tipo de fotografia, hoje bastante difundido no meio e a cada dia em expansão, no norte da America e na Austrália.: “Existe há 6 anos a fotografia Newborn no Brasil, mas existe nos Estados Unidos e Austrália há pelo menos 15 anos. Dessa forma esses são os irmãos mais velhos, que podem dar conselhos, que podem nos ouvir, parceiros.” (sic)

Para estar em terras nacionais a especialidade foi inserida através das lentes e técnicas da fotógrafa brasileira Danielle Hamilton, que foi recebida em 2010 pelo fotógrafo em sua escola de fotografia na Vila Madalena. “Depois de três anos de curso (ela vinha no país uma vez por ano, por 2 meses), criou-se uma comunidade muito grande de pessoas interessadas em obter mais informações e a partir desse grupo de fotógrafos (muitos ex-alunos nossos) evoluímos para congresso” (sic), relembra Danilo.

Entretanto, o fotógrafo não deixa de pontuar que o nascimento deste importante evento só foi possível por conta do forte interesse do Instituto (IIF) em ajudar a comunidade de fotógrafos a obter novos conteúdos e se aperfeiçoar. Como já tinha um conhecimento do que era necessário para a concretização de um grande evento (por conta das parcerias anteriores firmadas com Altair Hoppe e algumas editoras), Danilo se debruçou sobre questões pedagógicas, como por exemplo, o que deveria ser ensinado para os fotógrafos interessados em migrar para esta área da fotografia, ou ainda, de que maneira conseguir familiarizar alguém que ainda não tem nenhum conhecimento fotográfico com o que seria dito pelos palestrantes.

Fotografia Newborn

Neste estudo sócio-econômico-cultural do perfil dos congressistas, atualmente, o congresso passou a abordar questões não só que diziam respeito a técnica fotográfica, mas também as noções de segurança com a saúde o bebê, a responsabilidade do fotógrafo neste tipo especifico de fotografia, a maneira de lidar com os clientes e o fluxo de trabalho, bem como pós-produção e a expansão do pacote fotográfico para áreas como fotografia de gestante e life-style: “vale lembrar, que a opinião de quem participa do congresso e dos fotógrafos perto de nós é bastante válida, pois é a partir deles que nós elaboramos melhor aquilo que as pessoas tem interesse em ver no palco do Newborn Photo Conference” (sic).

A programação, permeada de fotógrafos com grande reputação e habilidade para ensinar,  certamente é um dos bons motivos para conferir o evento, mas não só. Danilo destacou o bom ambiente que se forma durante os três dias do congresso ideal para firmar parcerias “um dos principais motivos é networking: participar do projeto na versão presencial, traz parcerias que começam no Newborn Photo Conference e progridem para sociedades”.

Além disso, as práticas assistidas permitem que os fotógrafos consigam uma maior visualização daquilo que está sendo proposto pelos palestrantes. Justamente em relação a este tema, que vez ou outra gera certa polêmica no meio, Danilo não deixa de marcar a postura do Instituto em relação ao cuidado com os bebês: “Temos uma preocupação muito grande de fazer bem feito e de ter um cuidado com o bebê, pois não adianta falarmos “tenham cuidado” e nós não termos. Nós temos apoio dos próprios palestrantes e da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém Nascido (ABFRN) que elaboraram conosco o conceito de Estúdio Estufa”.O fundador deixou claro que o mesmo ambiente que os fotógrafos de newborn precisam ter em seus estúdios fotográficos é replicado, pela organização do evento, no palco.

Fotografia Newborn

Para quem não puder estar presente no Teatro Gazeta, na Avenida Paulista em São Paulo, no próximo mês, poderá adquirir a versão online do evento, que é mais barata, mas oferece o mesmo conteúdo, por ser transmitido ao vivo. Além disso, tanto para quem adquirir esta versão, ou a versão presencial terá disponível, por 60 dias, as mesmas palestras gravadas.

Para informações e inscrição, relembrando que a organização afirmou que encerra mais cedo as vendas dos passaportes de acesso (para a produção dos Kits oferecidos aos congressistas), acesse: http://newbornphotoconference.com.br/

você pode gostar também
2 Comentários
  1. amanda Diz

    gostei muito do site parabéns 🙂

  2. Luiz Carlos Diz

    Não sei se esse espaço é para essa finalidade, mas gostaria de dizer que o artigo sobre Ball Head é excelente, mas eu gostaria de saber também se esse acessório é indicado para fotografia de pássaros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.