Home»Dicas de Fotografia»Dicas de fotografia para ensinar aos seus filhos

Dicas de fotografia para ensinar aos seus filhos

3
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Incentivar o hobby de uma criança é importante para desenvolver habilidades, quaisquer que elas sejam. Elas, com certeza, serão úteis no aprendizado em geral. Se você é fotógrafo e tem filhos ainda novos, nada melhor que ensiná-los a fotografia. Por isso, vamos dar algumas dicas de fotografia que você pode ensinar os pequenos para que, quem sabe, eles se tornem grandes artistas da imagem!

Experimentar é sempre vantajoso

Não é difícil olhar para trás e perceber que a maioria das nossas fotos de iniciantes era feita das mesmas coisas, nos mesmos ângulos e das mesmas maneiras. O resultado? Resultados parecidos e nada inovadores.
Para evitar que o seu filho seja um fotógrafo que demore para perceber isso, ensine-o a fotografar das seguintes maneiras:

Fotografar em perspectivas diferentes
– Escolher uma cena; aproximar-se de um assunto específico; afastar-se para retratar todo o cenário
– Mover-se ao redor do sujeito principal e fotografá-lo de diferentes lados
– Use configurações diferentes para cada pose

Sempre checar o plano de fundo

Uma ação muito simples pode elevar – e muito – o nível de uma fotografia: checar o plano de fundo antes de disparar a câmera. Isso pode evitar com que elementos distrativos estraguem o real foco da sua imagem e é uma boa dica de fotografia para o s seus filhos.
Ensine os futuros fotógrafos a visualizar rapidamente o plano de fundo de uma imagem para mudar o enquadramento caso ele tenha muitas distrações – caso contrário, a fotografia pode sair com muita informação e não dizer nada a quem for apreciá-la.

Ensine os seus filhos a segurarem a câmera corretamente

Outro problema óbvio quando se começa a fotografar é a maneira como seguramos a câmera fotográfica – apesar de algumas pessoas conseguirem segurá-la corretamente instintivamente, outras não tem a mesma habilidade – especialmente no caso das crianças, que ainda não são familiarizadas com um equipamento fotográfico.
Uma rápida lição e uma das boas dicas de fotografia para os seus filhos pode fazer com que eles façam muitas imagens sem tremer e realmente focadas.

dicas de fotografia para crianças

Como se aproximar

A maioria das fotografias amadoras mostra o sujeito principal a uma distância muito grande. Isso geralmente acontece porque as câmeras usadas por fotógrafos amadores não são profissionais e não possuem o zoom apropriado. O fotógrafo amador raramente compreende que, nesse caso, é preciso se aproximar do assunto principal da cena.
Uma importante dica de fotografia para os seus filhos é ensiná-los a usar o zoom da câmera digital, mas principalmente ensiná-los a ficar mais próximos do que será fotografado.

Faça várias fotos

Entre as dicas de fotografia para os seus filhos está a “fazer várias fotos”. Com a fotografia digital, fazer isso não é algo que custa caro mais. Além disso, tirar várias fotografias é uma ótima maneira de aprender a usar diferentes técnicas fotográficas.

Balancear o trabalho entre fotografias de pessoas, coisas e lugares

Um bom fotógrafo sabe variar os temas de suas fotografias. Para entender isso, é importante ensinar essa dica de fotografia para os seus filhos desde cedo, ou as chances serão grandes deles voltarem para casa apenas com fotos de lugares e objetos.

dicas de fotografia

Encontrar um ponto de interesse é importante

Fotografias interessantes retratam coisas interessantes – elas precisam de um ponto de interesse (um ponto de foco). Ensine seus filhos a identificar um ponto de interesse que eles consigam identificar e como dar ênfase a ele.

Regra dos Terços

A Regra dos Terços é um princípio simples e essencial da fotografia e pode valorizar muito a imagem feita por uma criança, principalmente se essa imagem for o retrato de uma pessoa.

Revise as fotografias de seus filhos com eles

Uma coisa que você pode fazer para melhorar drasticamente as fotografias dos seus filhos é sentar ao computador com eles para baixar as fotos e revisar pose, por pose.
Enquanto vocês forem revisando as imagens, elogie o que deve ser elogiado e fale o que poderia ser melhor – preste atenção especialmente nas fotografias que ficaram boas. Incentivar um hobby de seus olhos vai inspirá-los a continuar.

dicas de fotografia

Modos diferentes para situações diferentes

Já acostume o pequeno fotógrafo a alterar as configurações da câmera de acordo com a situação em que ele está fotografando. Uma das boas dicas de fotografia é mostrar às crianças que o modo automático nem sempre é o mais adequado.

Comentários

comentários

Post anterior

Homem é acusado de roubar mais de 3 mil fotos da Getty Images para revenda

Próximo post

Dicas para um nu fotográfico de bom gosto e qualidade

1 Comentário

  1. […] Dicas de fotografia para ensinar aos seus filhos […]