Saiba como criar ilusão de perspectiva

0 7.804

O Blog eMania sempre dá dicas e fala sobre Técnicas Fotográficas para aprimorar o lado profissional dos leitores. No entanto, a fotografia também pode ser usada para diversão. Umas das técnicas usadas para criar imagens divertidas, engraçadas e curiosas é a ilusão de perspectiva.

Apesar de parecer, as imagens em que se usam a ilusão de perspectiva não precisam de montagens difíceis em softwares de edição de imagens, nem a produção complicada do necessário. Tudo que essas fotos precisam é da perspectiva forçada. Essa técnica precisa da distância relativa dos elementos da fotografia para criar efeitos curiosos.

A técnica da perspectiva forçada para criar a ilusão de perspectiva pode ser feita com qualquer objeto e pessoa, o que faz com que o fotógrafo possa explorar ao máximo a sua criatividade. Confira algumas opções de ilusões de óticas que podem ser impressas nas suas fotografias:

A desproporção dos objetos

Uma das maneiras mais usadas para criar a ilusão de perspectiva é mudar o tamanho dos objetos, ou seja, deixá-los, na imagem, muito maiores, ou menores do que eles são na vida real.
Para o objeto ficar bem maior, ele precisa estar à frente. O contrário, quando ele precisa ficar bem menos, como prédios, por exemplo, a pessoas que for interagir com esse elemento é quem deve ficar no plano da frente da imagem.

O enquadramento da cena e a instrução da pessoa fotografada são competências do fotógrafo. É ele quem vai posicionar a pessoa para encaixar a pode do modelo com o elemento arquitetônico.
Nessa opção, o fotógrafo pode brincar também com capas de discos, livros, revistas, quadros… A criatividade pode ir além para dar vida a vários tipos de objetos e deixar a imagem bem divertida. Ótimos resultados podem sair dessa técnica.

ilusão de perspectiva

Elementos enormes, elementos pequenos

Fazer com que algum elemento da fotografia fique muito grande e que outro fique muito pequeno é o tipo mais comum de ilusão de perspectiva. Para fazer esse tipo de imagem, o fotógrafo precisa de pelo menos duas pessoas e um local aberto, de preferência grande. A pessoa, ou objeto, que for se tornar um gigante deve ficar mais próximo da câmera fotográfica e o outro objeto, ou pessoa, deve ficar bem longe da lente.

Essa composição pode ser feita de várias maneiras, mas o mais recomendado é fazer em uma subida. Assim, é possível fazer um efeito de que alguém está sendo pendurado no ar ou de que a pessoa gigante está segurando a menor nas mãos.

Deixe a criatividade comandar. Chame os amigos para compor as imagens. Use mais de duas pessoas e faça uma composição de pessoas de vários tamanhos, ou até mesmo uma fotografia de um gigante perseguindo um grupo de anõezinhos, por exemplo.

ilusão de perspectiva

Comande a natureza

A ilusão de perspectiva pode fazer de você um super herói que consegue manipular as forças naturais. Nessas imagens, você pode relar no céu, pegar o sol e montanhas na mão…
Para conseguir esse resultado, a técnica é praticamente a mesma das anteriores, com algumas ressalvas: para fotografar o sol, por exemplo, prefira horários nos quais ele não está tão alto, como o nascer e o poente.

As nuvens também são ótimos elementos fotográficos. Com elas, você pode brincar de fumaça, algodão doce, vapor e até travesseiro. Aliás, você pode transformar elementos naturais em qualquer coisa que quiser, com muita criatividade.

ilusão de perspectiva

Criar confusão mental

Um pouco diferente das imagens divertidas, são aquelas que usam da ilusão de perspectiva para criar confusão mental em quem as vê. Essa fotografia possui elementos como ângulos distorcidos e imagem rotacionada, sempre passando a impressão de dúvida e confusão em relação a como a imagem foi registrada pela câmera.

Apesar de parecer difícil, esse tipo de fotografia pode ser simples de ser atingida. O fotógrafo precisa apenas exercitar a visão fotográfica para que seja mais fácil perceber uma boa oportunidade de imagem. Por exemplo: locais com muitos ângulos, linhas retas e curvas conseguem tirar e desviar a direção do olhar de quem vê a fotografia e são boas opções para esse tipo de ilusão de perspectiva.

Esse tipo de ilusão também pode ser utilizado para melhorar as fotografias e não apenas para criar resultados divertidos e curiosos. Esses conceitos ajudam o fotógrafo a pensar em enquadramentos que apresentem um ponto de referência que desafie o olhar, por exemplo. Isso faz com que a imagem fique mais rica artisticamente, deixando-a mais chamativa e atraente.

O segredo de criar todos esses tipos de fotografia com a perspectiva forçada é ser bastante criativo para conseguir pensar em todas as possibilidades de composição imagética. O importante é não ter medo de tentar. Se sair errado, faça de novo, quantas vezes for necessário.
Além da criatividade, é preciso sempre lembrar da distância aparente entre os objetos e pessoas que vão compor a imagem e trabalhá-la em conjunto.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.