Home»Artigos de Foto e Vídeo»J.R. DURAN: O FOTÓGRAFO MAGO DAS LENTES BRASILEIRAS

J.R. DURAN: O FOTÓGRAFO MAGO DAS LENTES BRASILEIRAS

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
2
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Se você gosta de fotografia de moda ou de publicidade e não conhece J.R. Duran, tem alguma coisa errada. Mas, calma, vamos falar sobre ele. Nascido Josep Ruaix Duran, conhecido popularmente como J.R. Duran, é um fotógrafo nascido em Barcelona (na Espanha) e radicado no Brasil.

Em terras brasileiras desde 1970, e com estúdio fotográfico montado em São Paulo por volta de 1979, Duran começou a fotografar para revistas de moda como Vogue e Elle Brasil, assinando inúmeras capas e editoriais para diversas publicações. Ao mesmo tempo começou a trabalhar para agências de publicidade e propaganda como DPZ, McCann, Thompson, Talent e para clientes como Johnson & Johnson, General Motors, Volkswagen, Souza Cruz, British American entre outros.

Ganhou sete prêmios Abril de Jornalismo. Foi capa da edição nacional da Veja em janeiro de 1988, em um especial com o titulo “O Mago das Lentes”. Têm ensaios a respeito de seus trabalhos publicados nas revistas do mundo inteiro, tamanho o seu talento e aguçada percepção visual que envolve o leitor.

Em 1989 mudou-se para os Estados Unidos, onde trabalhou para Harper’s Bazaar USA, Elle (edições francesa, inglesa, italiana e espanhola), Mademoiselle, Glamour, Tatler, Vogue (alemã). Em 1995 voltou a viver no Brasil. Publicou os livros “As melhores fotos” e “18 Fotos”. Em 2000 lançou o romance “Lisboa”. Atualmente reside em São Paulo. Seu trabalho é reconhecido principalmente por fotografias de celebridades, nus artísticos e editoriais de moda.

Numa entrevista para o programa da jornalista brasileira Marília Gabriela, Duran relembrou que quando iniciou na carreira, fotografar nus não era tido como sério por outras pessoas, inclusive para alguns fotógrafos também. “Achei que se eu fizesse direito poderia ser”, disse. Dentre os burburinhos que agitam os bastidores dos ensaios mais sensuais, ele chegou a afirmar que já aconteceu de não ter vontade de fotografar uma modelo, pois o “sexy” vai muito além de apenas um corpo, é questão de atitude. Separamos algumas fotos capturadas por de Duran para você ter dimensão desse grande fotógrafo. Aí vão:

Editorial

Famoso por fotografar editoriais, Duran fotografou esportistas brasileiros em um editorial chamado “Atletas Olímpicos em Movimento”, realizado o ano passado em comemoração às Olimpíadas no Rio de Janeiro este ano. Curiosidade: Duran gosta bastante de trabalhar em suas fotografias o contraste e o uso do preto & branco.

Capa 

J.R. Duran também é muito requisitado entre as principais revistas do universo da moda. Suas principais colaborações são com a revista Vogue. Mais especificamente a edição brasileira da publicação, Duran é conhecido por saber contextualizar bem o local onde a foto é realizada.

Sensual 

Por último, mas não menos importante, destacamos a fotografia sensual de Duran. Ele foi um dos precursores nesse ramo aqui no Brasil. Criticado no início da carreira, hoje, construiu um nome de sucesso com sinônimo de qualidade editorial.

É claro que o trabalho do fotógrafo J.R. Duran vai muito além dessas fotos. Se gostou do trabalho dele e tem interesse em ver o seu vasto trabalho fotográfico, tanto na moda, como no mundo da publicidade e propaganda, acesse o seu portal oficial online, J.R. Duran, com a maioria do seu trabalho nas últimas décadas. Duran é, com certeza, fonte de inspiração para qualquer fotógrafo, do amador ao profissional.

Post anterior

Em novo livro, Lívia Aquino revisita a popularização da fotografia amadora

Próximo post

AS VÁRIAS FACETAS DA FOTÓGRAFA AMERICANA ANNIE LEIBOVITZ

O Autor

Marco Antonio Barros

Marco Antonio Barros

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência em TV, Rádio, Jornalismo Impresso e Fotojornalismo.