Lente Invertida: Uma forma simples e barata de fazer MacroFotografia!

1 1.117

A fotografia tem os seus truques e jeitinhos que são muito impressionantes. Praticamente não existe tempo ruim para um fotógrafo criativo e experiente, basta usar as opções que você tem a disposição.

Um cartão preto é usado para ajustar a exposição da câmera, uma pilha de livros dá uma força para fixar a câmera fotográfica e por aí vai.

A lente invertida é mais um grande exemplo disso. Uma mudança simples no seu equipamento pode transformá-lo completamente e contribuir para registrar fotos macro deslumbrantes.

É claro que ela não substitui os equipamentos profissionais e específicos para essa finalidade, mas traz muitas vantagens e facilidades para o nosso dia a dia.

Veja neste post o que é a lente invertida, como colocar essa técnica em prática, as vantagens e desvantagens dessa configuração. Confira como registrar Fotografias Macro, sem precisar comprar os equipamentos logo de cara.

O que é a técnica da Lente Invertida?

A técnica consiste em literalmente inverter a lente da sua câmera, ou seja, mudar a posição que ela é fixada costumeiramente em seu equipamento.

Mas por que fazer isso?

Bom, a lente “enxerga” uma imagem bem ampla e a reduz para ser apresentada ao sensor da câmera. Quando você inverte essa perspectiva, consegue ampliar objetos muito pequenos e fotografar os mínimos detalhes.

E se você pensou em macrofotografia enquanto lia o parágrafo acima, acertou. A lente invertida é uma forma astuta e barata de fazer algumas imagens macro com lentes populares e simples, que talvez até já venham junto com o kit da sua câmera.

Esta configuração é indicada para quem quer experimentar a perspectiva macro, ou dar os seus primeiros cliques neste estilo fotográfico, mas ainda não quer investir nas caras lentes de macrofotografia.

Vantagens da lente invertida
Lente invertida: Uma forma simples e barata de fazer macrofotografia!

A vantagem de usar a lente invertida é, sem dúvida, obter fotos criativas para o seu portfólio. Com ela você vai se aventurar no mundo macro e fazer lindas imagens, sem precisar gastar muito dinheiro com equipamentos específicos.

Inovar é sempre bom na fotografia e fazer isso gastando pouco é ainda melhor. Essa é uma das vantagens de inverter a lente e abrir a sua mente e câmera para o novo.

Outro benefício da técnica é que qualquer lente pode ser usada para registrar insetos, pétalas de flores ou plantas minúsculas. Até mesmo uma tradicional 50 mm pode se tornar uma lente macro, pelo menos temporariamente.

Usar a lente invertida também é uma ótima opção para os fotógrafos iniciantes ou indecisos.

A fotografia macro não é tão acessível como outros estilos fotográficos. O maior motivo para isso é que lentes macro, flashes e outros equipamentos para esse estilo custam mais caro do que os tradicionais. Por isso, comprar para usar de vez em quando pode não ser um investimento inteligente.

Quer experimentar a fotografia macro, mas ainda não tem certeza se vai continuar nela?

Inverta a sua lente, faça algumas imagens e se aventure. Depois, se gostar da experiência, aí sim pode cogitar comprar equipamentos específicos.

Seja por uma diversão, para conhecer o novo, ou testar suas habilidades como fotógrafo macro, essa é uma excelente experiência para você testar.

A melhor parte é que basta mudar a posição da sua lente, segurá-la firmemente em frente ao sensor da câmera e fazer os registros. A técnica é muito simples de pôr em prática e não exige equipamentos mirabolantes.

Basta usar o que você já tem, fazer testes e deixar a sua criatividade livre para criar momentos adoráveis. Experimente!

Desvantagens da técnica

Como você deve imaginar tem alguns pontos negativos em inverter a sua lente.

Um deles é perder o controle sobre o foco manual da câmera. Na versão original basta mudar o ajuste de foco de posição e pronto, mas na lente invertida a situação é outra. Então esqueça o foco manual da Lente da Câmera.

Mas como ajustar o foco então?

Calma, não é nada novo e desconhecido para os fotógrafos, aliás, é algo que fazemos com muita frequência. Basta se aproximar do tema principal da foto ou se afastar, conforme a distância focal que você deseja.

Outro problema que você pode enfrentar com a lente invertida são as tremidas na sua mão. É bem difícil segurar a lente intacta na abertura do sensor e não tremer, principalmente quando você movimenta a câmera.

Esses movimentos, mesmo que leves, podem trazer efeitos drásticos para suas fotos macro. Um escorregãozinho da lente e você têm um borrão, ou mais luz do que deveria e estraga toda a sua imagem.

Para resolver isso você pode usar um anel de inversão, um acessório específico para usar a lente de modo contrário na sua câmera. Dá para acreditar?

Além de ganhar mais estabilidade com esse objeto simples, você também ganha mais controle sobre a abertura da lente. A boa notícia é que os anéis são baratos e tem para todos os tipos de câmeras. A partir de R$ 50 já é possível adquirir um destas, bem mais em conta que uma lente macro, não é mesmo?

Quando comprar equipamentos fotográficos específicos?
Lente invertida: Uma forma simples e barata de fazer macrofotografia!

Se depois dessa aventura você sentiu uma queimação no estômago e ficou apaixonado pela macrofotografia, então é hora de profissionalizar o seu trabalho. Um dos primeiros passos é estudar mais sobre o tema, mas o segundo e igualmente importante é comprar os equipamentos corretos.

Por mais que esse truque seja divertido e funcional, você vai notar que nem sempre ele poderá ajudá-lo. A iluminação, por exemplo, também é uma questão importante em macrofotografia e você precisa de equipamentos específicos para isso.

Se não quiser comprá-los, ficará refém da luz natural ou de gambiarras. E um fotógrafo profissional de macrofotografia não pode correr o risco de perder imagens por falta de equipamentos.

Sendo assim, depois de experimentar bastante e decidir mergulhar de cabeça neste estilo fotográfico comece a buscar pelos equipamentos fotográficos corretos. Sua vida vai ficar mais fácil e suas fotos vão ganhar mais qualidade, pode ter certeza.

E por falar nisso, aproveite para conferir as lentes macro da eMania Foto e Vídeo e demais equipamentos para sua rotina. Aqui está o salto que sua carreira tanto precisa e você tanto quer. Confira!

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] A fotografia tem os seus truques e jeitinhos que são muito impressionantes. Praticamente não existe tempo ruim para um fotógrafo criativo e experiente, basta usar as opções que você tem a disposição.Um cartão preto é usado para ajustar a exposição da câmera, uma pilha de livros dá uma força para fixar a câmera fotográfica e por aí vai.A lente invertida é mais um grande exemplo disso. Uma mudança simples no seu equipamento pode transformá-lo completamente e contribuir para registrar fotos macro deslumbrantes.É claro que ela não substitui os equipamentos profissionais e específicos para essa finalidade, mas traz muitas vantagens e Leia tudo… […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.