Como fazer uma boa fotografia da lua

0 121
Tempo de leitura: 3 minutos

A lua é um astro realmente encantador. E entre os elementos das fotos noturnas, ela pode ser facilmente a preferida. Não é difícil encontrar fotógrafos se aventurando em fotografá-la pelas redes sociais e você pode ser um deles. Se você for, mas as suas fotografias não ficaram como você esperava, ou se você sempre quis fazer uma bela foto do luar, saiba o que está fazendo de errado e como fazer uma boa imagem da lua aqui no Blog eMania para Apaixonados em Fotografia, Vídeo e Cinema.

Você vai precisar de uma boa lente

Para fazer uma boa fotografia da lua, você vai precisar de uma boa lente, com o zoom melhor ainda. Se você já tentou fotografar a lua por celular, ou câmera compacta, já reparou que ela fica muito pequena na tela, não é mesmo? Isso acontece com uma lente de 50 mm, que faz a lua parecer apenas um pontinho na imagem.
A recomendação é que sejam usadas lentes objetivas com mais de 200 mm. Elas vão garantir uma imagem boa e aproximada da lua, sendo possível até enxergar os detalhes do astro. Encontre a em nossa Loja online de Câmeras e Acessórios.

 

fotografia da lua

Utilize o tripé

Por ser uma foto que requer que o zoom esteja bem ampliado, as câmeras que vão retratar a lua devem estar bem estáveis e o tripé para câmera é um equipamento essencial para isso. Com o zoom muito forte, qualquer pequeno movimento pode impedir que a foto saia nítida.
O disparar da câmera de forma manual também pode prejudicar a foto da lua. Por isso, use a função timer, ou um shutter release que controle o obturador da câmera.

Velocidade do obturador

E falando em obturador, é preciso ter cuidado com a velocidade. Por se tratar de uma foto noturna, presume-se que a velocidade deve ser baixa, para que a captura da luz seja maior. Esse pensamento é incorreto. A lua é uma fonte de luz e não é necessário muito tempo para pegar a iluminação.
Outro motivo de precisar utilizar uma velocidade alta do obturador é que a lua se movimenta rapidamente e, inclusive, com lentes super potentes, é possível acompanhar esse movimento pela tela da câmera fotográfica. Se a velocidade do obturador estiver baixa, esse movimento da luz pode desfocar e tirar a nitidez da foto.
A velocidade recomendada para fazer uma fotografia da lua, então é entre 1/125 e 1/250.

ISO

Aliado à velocidade do obturador, o ISO também é essencial na nitidez da imagem da lua. Nesse caso, a recomendação é que a sensibilidade ISO fique entre 200 e 400 na sua câmera digital. Mas faça experimentos com diferentes combinações de ISO, aberturas e velocidades do obturador para que as melhores configurações sejam escolhidas para o determinado ambiente e momento.

 

fotografia da lua

Abertura

Quanto ao número do “f”, que representa a abertura do diafragma, ele deve ser baixo. Assim como o obturador, podemos pensar que esse número deve ser alto por se tratar de uma foto noturna, mas o principal elemento fotografado a lua – será o que há de mais brilhante na foto e um “f” baixo pode fazer com que o astro se pareça com o sol, pois a foto vai ficar iluminada como o dia, perdendo todo o propósito da proposta inicial.
A abertura ideal para a fotografia da lua está entre f11 e f16.

Edição

As imagens de câmeras superpotentes são bem grandes quando transferidas para o computador. Por isso, a lua pode continuar parecendo pequena na imagem final. Se a foto estiver com uma ótima qualidade, você pode cortar a imagem para que a lua pareça maior, sem perder muitos detalhes.

Como fotografar a lua sem uma câmera potente?

Câmeras e lentes potentes podem otimizar sua fotografia da lua, mas elas não são necessariamente obrigatórias para fazer uma foto dessa. Uma câmera digital que possua a opção manual e que tenha um bom zoom basta para resultar em uma boa imagem do astro.

fotografia da lua
Se esse é o seu caso. Siga algumas instruções:


Zoom

Sem lentes fotográficas potentes, o zoom deve ser o seu maior aliado. Use todo o zoom da sua câmera em direção a lua. A distância focal deve estar no máximo.

Abertura do diafragma

Em relação à abertura do diafragma, a mesma regra deve ser seguida: ela não deve ser alta. Como a lua é o item mais iluminado da imagem, uma abertura alta vai causar superexposição da foto e não atingir o resultado esperado. Para câmeras menos potentes, a indicação é de F8 a F13.

Estabilização

O tripé é ainda mais necessário em casos de câmeras menos potentes, pois a perda da nitidez é mais fácil de acontecer quando não se tem lentes poderosas. Qualquer movimento pode arruinar sua fotografia da lua.

Velocidade do obturador

A mesma regra das câmeras potentes deve ser seguida aqui também, afinal, quanto mais alta for a velocidade do obturador, mais congelado o objeto fotografado estará. Como a lua se movimenta, é por esse caminho que o fotógrafo deve seguir. O conselho é usar a velocidade 1/250.

ISO

O número do ISO pode variar de câmera para câmera. Para definir a quantidade exata de luz que deve entrar no seu equipamento para uma boa fotografia da lua, é preciso escolher o ISO adequado. Faça algumas tentativas e observe qual não deixa a sua imagem granular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade