Como fazer uma boa fotografia da lua

0 1.317

A lua é um astro realmente encantador. E entre os elementos das fotos noturnas, ela pode ser facilmente a preferida. Não é difícil encontrar fotógrafos se aventurando em fotografá-la pelas redes sociais e você pode ser um deles. Se você for, mas as suas fotografias não ficaram como você esperava, ou se você sempre quis fazer uma bela foto do luar, saiba o que está fazendo de errado e como fazer uma boa imagem da lua aqui no Blog eMania para Apaixonados em Fotografia, Vídeo e Cinema.

Você vai precisar de uma boa lente

Para fazer uma boa fotografia da lua, você vai precisar de uma boa lente, com o zoom melhor ainda. Se você já tentou fotografar a lua por celular, ou câmera compacta, já reparou que ela fica muito pequena na tela, não é mesmo? Isso acontece com uma lente de 50 mm, que faz a lua parecer apenas um pontinho na imagem.
A recomendação é que sejam usadas lentes objetivas com mais de 200 mm. Elas vão garantir uma imagem boa e aproximada da lua, sendo possível até enxergar os detalhes do astro. Encontre a em nossa Loja online de Câmeras e Acessórios.

 

fotografia da lua

Utilize o tripé

Por ser uma foto que requer que o zoom esteja bem ampliado, as câmeras que vão retratar a lua devem estar bem estáveis e o tripé para câmera é um equipamento essencial para isso. Com o zoom muito forte, qualquer pequeno movimento pode impedir que a foto saia nítida.
O disparar da câmera de forma manual também pode prejudicar a foto da lua. Por isso, use a função timer, ou um shutter release que controle o obturador da câmera.

Velocidade do obturador

E falando em obturador, é preciso ter cuidado com a velocidade. Por se tratar de uma foto noturna, presume-se que a velocidade deve ser baixa, para que a captura da luz seja maior. Esse pensamento é incorreto. A lua é uma fonte de luz e não é necessário muito tempo para pegar a iluminação.
Outro motivo de precisar utilizar uma velocidade alta do obturador é que a lua se movimenta rapidamente e, inclusive, com lentes super potentes, é possível acompanhar esse movimento pela tela da câmera fotográfica. Se a velocidade do obturador estiver baixa, esse movimento da luz pode desfocar e tirar a nitidez da foto.
A velocidade recomendada para fazer uma fotografia da lua, então é entre 1/125 e 1/250.

ISO

Aliado à velocidade do obturador, o ISO também é essencial na nitidez da imagem da lua. Nesse caso, a recomendação é que a sensibilidade ISO fique entre 200 e 400 na sua câmera digital. Mas faça experimentos com diferentes combinações de ISO, aberturas e velocidades do obturador para que as melhores configurações sejam escolhidas para o determinado ambiente e momento.

 

fotografia da lua

Abertura

Quanto ao número do “f”, que representa a abertura do diafragma, ele deve ser baixo. Assim como o obturador, podemos pensar que esse número deve ser alto por se tratar de uma foto noturna, mas o principal elemento fotografado a lua – será o que há de mais brilhante na foto e um “f” baixo pode fazer com que o astro se pareça com o sol, pois a foto vai ficar iluminada como o dia, perdendo todo o propósito da proposta inicial.
A abertura ideal para a fotografia da lua está entre f11 e f16.

Edição

As imagens de câmeras superpotentes são bem grandes quando transferidas para o computador. Por isso, a lua pode continuar parecendo pequena na imagem final. Se a foto estiver com uma ótima qualidade, você pode cortar a imagem para que a lua pareça maior, sem perder muitos detalhes.

Como fotografar a lua sem uma câmera potente?

Câmeras e lentes potentes podem otimizar sua fotografia da lua, mas elas não são necessariamente obrigatórias para fazer uma foto dessa. Uma câmera digital que possua a opção manual e que tenha um bom zoom basta para resultar em uma boa imagem do astro.

fotografia da lua
Se esse é o seu caso. Siga algumas instruções:

Zoom

Sem lentes fotográficas potentes, o zoom deve ser o seu maior aliado. Use todo o zoom da sua câmera em direção a lua. A distância focal deve estar no máximo.

Abertura do diafragma

Em relação à abertura do diafragma, a mesma regra deve ser seguida: ela não deve ser alta. Como a lua é o item mais iluminado da imagem, uma abertura alta vai causar superexposição da foto e não atingir o resultado esperado. Para câmeras menos potentes, a indicação é de F8 a F13.

Estabilização

O tripé é ainda mais necessário em casos de câmeras menos potentes, pois a perda da nitidez é mais fácil de acontecer quando não se tem lentes poderosas. Qualquer movimento pode arruinar sua fotografia da lua.

Velocidade do obturador

A mesma regra das câmeras potentes deve ser seguida aqui também, afinal, quanto mais alta for a velocidade do obturador, mais congelado o objeto fotografado estará. Como a lua se movimenta, é por esse caminho que o fotógrafo deve seguir. O conselho é usar a velocidade 1/250.

ISO

O número do ISO pode variar de câmera para câmera. Para definir a quantidade exata de luz que deve entrar no seu equipamento para uma boa fotografia da lua, é preciso escolher o ISO adequado. Faça algumas tentativas e observe qual não deixa a sua imagem granular.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.