Mitos da fotografia

0 400

Com o passar dos anos o ramo fotográfico está aumentando cada vez mais e junto com ele diversos mitos da fotografia também acabam surgindo, onde muitos profissionais acreditam em alguns tipos de situações, os quais, não são verídicos.

Por isso, ao pensar um pouco mais sobre esse assunto tão interessante e ao mesmo tempo polêmico, é que resolvemos disponibilizar alguns dos mitos da fotografia os quais você não deve acreditar já mais, vamos lá?

2

Confira os principais mitos da fotografia

Antigamente a fotografia digital possuía uma qualidade de imagem ruim, as câmeras fotográficas eram absurdamente caras e existiam pouquíssimas ferramentas para poder simplificar o manuseio de todas as fotos digitais, certo?

Hoje, tais fotografias digitais se mantém a frente das fotografias tradicionais em todos os requisitos devido as grandes melhorias contínuas da tecnologia, mas, ainda sim, persistem certos tipos de comentários negativos sobre a fotografia digital, onde a grande maioria não passa de mitos.

 Confira logo abaixo os principais mitos da fotografia:

-1°: Nikon é melhor que Canon ou Canon é melhor que Nikon

Provavelmente você já deve ter ouvido dizer que tal marca é mais barata do que outra, ou que tal marca é mais nítida do que aquela. A grande realidade é que todas elas são caras e possuem diferenças bem pequenas em relação a sua qualidade técnica, diferenças essas, as quais normalmente não são nem notáveis.

3

A melhor maneira de se decidir por qual marca adquirir é segundo indicações de colegas que já a utilizam, deste modo, você poderá pedir ajuda no manuseio do equipamento fotográfico e trocar algumas informações sobre o seu funcionamento.

-2°: Quanto mais megapixels ela possuir, melhor será:

Pense na seguinte situação: você está fotografando em um local com muitas pessoas, até que alguém para e puxa assunto com você dizendo: “Ual, que câmera bacana, quantos megapixels ela possui? ”

Provavelmente quem faz este tipo de pergunta, espera que você responda “Ah, ela possui um trilhão de megapixels”. Provavelmente toda essa confusão acontece pelo simples fato dos megapixels ser a medida escolhida pela indústria das câmeras mais amadoras como um grande ponto de venda.

Deste modo, podemos dizer que esse número não faz tanta diferença assim, pois os megapixels apenas representam o tamanho da sua foto, o que realmente poderá fazer diferença em toda qualidade de sua imagem é o sensor da câmera dslr (aquela plaquinha que substitui o filme).

Sensores melhores e maiores criam fotos que podem representar e muito bem a realidade com uma maior qualidade e nitidez. Outros fatores que também podem contribuir com a qualidade de uma imagem são em relação ao uso da luz e da lente da câmera.

1

Ou seja, de nada adianta possuir uma câmera com 40 megapixels se o seu sensor for ruim, pois isso irá resultar em arquivos enormes e com uma baixíssima qualidade. Já uma câmera com 8 megapixels que possui um sensor bom, certamente irá resultar em arquivos bem menores, porém, com uma qualidade superior.

Um bom exemplo de comparação do tamanho dos sensores está no simples fato de que as câmeras que possuem controles com melhor qualidade oferecem o tamanho azul ou amarelo, já as câmeras mais compactas, como as de smartphones possuem sensores menores como o verdinho.

-3° As melhores fotos de pessoas sempre são feitas no final:

“Sem dúvida alguma as pessoas ficam bem melhores no final do ensaio, pois geralmente elas acabam se soltando mais e as imagens acabam ficando excelentes”. Esse, é mais um dos mitos da fotografia.

Se você realmente for um bom profissional, então com certeza irá conseguir dirigir o seu ensaio de modo com que suas fotos fiquem boas do começo até o fim.

Lembre-se que normalmente o que acontece é que nós não tendemos a nos soltar no começo de um ensaio e por isso o mesmo não acaba ficando tão bom quanto o esperado. Saiba que a pessoa tensa que estamos nos referindo é você fotógrafo e não a pessoa fotografada.

Por isso, tente evitar esse tipo de situação focando todas as suas atenções na direção da pessoa.

4° Hoje em dia tem muitas pessoas “prostituindo” o nosso mercado:

Uma coisa é fato, toda a facilidade ao acesso da tecnologia fez com que muitas pessoas pudessem comprar câmeras e notarem que a fotografia pode ser sim, um negócio com grande potencial.

5

Isso consequentemente faz com que muita gente que está iniciando nesse ramo não saiba exatamente quanto cobrar do cliente e no final acabam cobrando bem mais barato do que o básico até mesmo para cobrir seus próprios gastos.

Mas, isso interfere na vida daqueles que estão trabalhando corretamente? Não. Tenha sempre em mente que uma pessoa que não sabre cobrar o valor correto irá prejudicar apenas a si mesmo, até que mais cedo ou mais tarde ela irá perceber que está ficando no prejuízo.

Sendo assim, esse é um dos mitos da fotografia que você não deve acreditar, pois esse mercado é bem amplo e ainda sobrarão clientes para você poder atender.

5° Pena que existe o Photoshop, antes, as fotos eram bem mais realistas e naturais:

Existem dois grandes mitos nessa frase. O primeiro se refere ao “coitado” do Photoshop: saiba que usamos esse programa para melhorar e manipular as imagens, mas, quem disse que isso é novo? Tudo que utilizamos no Photoshop são baseados em manipulações realizadas na fotografia de filmes no momento da ampliação ou revelação.

Já o segundo, está relacionado com o conceito de manipulação: mesmo aquela foto que não foi manipulada ou photoshopada em sua pós-produção, não é nenhum pedaço neutro da realidade.

O momento escolhido para se tirar uma foto, o enquadramentos, as técnicas e os equipamentos fotográficos utilizados, são os principais responsáveis por fazerem toda a diferença naquilo que a imagem irá transmitir. Por isso, tenha em mente que fotos nunca serão neutras.

Agora, após conferir todos esses mitos da fotografia, podemos lhe dizer com toda clareza, não acredite nesses fatores, pois acima de tudo a fotografia pode ser bem mais leve e sem nenhum destes mitos!

Se interessou pelo artigo acima? Então, clique aqui e confira agora mesmo: Dicas para fazer um ensaio newborn perfeito!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.