Home»Dicas»Tudo que você precisa saber sobre Baterias e Carregadores !

Tudo que você precisa saber sobre Baterias e Carregadores !

8
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Câmeras têm baterias que pode durar o necessário para trabalhar em uma sessão de fotos, mas as pequenas baterias usadas ​​em câmeras de filme 35mm mais velhas sempre duravam várias semanas, se não meses, já as câmeras digitais de hoje são uma proposição totalmente diferente. Isso acontece porque todo o circuito elétrico adicional, monitores LCD, visores eletrônicos, flashes e afins consomem a energia que provém da bateria de sua câmera.

Em termos técnicos, as fábricas de baterias para câmeras as classificam como dispositivos de alta drenagem, que significa essencialmente que você pode esperar ter de mudar ou, mais provavelmente, recarregar a bateria da câmera muito mais frequentemente do que muitos outros pequenos aparelhos elétricos que você pode possuir, exceto o seu telefone móvel, é claro, que também é classificado neste segmento.

A câmera é apenas uma parte da equação, se você usar uma Câmera DSLR as chances são de que você também vai possuir um flash dedicado para ela. Isso também é classificado como um equipamento fotográfico de alta drenagem, apesar de seus requisitos de energia diferir bastante de sua câmera, pois o flash precisa de rajadas curtas de alta potência e tempos de reciclagem rápida, em vez de um fluxo constante de média e alta potência.

Então, quais são os melhores tipos de bateria para o trabalho de fotógrafo profissional, levando-se em conta todas as opções disponíveis? A seguir neste artigo vamos dar uma olhada em todos os principais candidatos e também explorar algumas fontes úteis de energia, como battery grips e Power packs projetados especificamente para flashes.

Noções básicas de bateria
nocoes de baterias e carregadores

As baterias vêm em todas as formas e tamanhos e empregam uma gama de diferentes reações químicas, a fim de produzir energia. No que diz respeito aos fotógrafos, eles estão preocupados com o tamanho mais popular da bateria e mais comumente usado em seus equipamentos, a AA. Este modelo de bateria pode ser usado ​​em um número relativamente pequeno de ferramentas, de baixo custo e câmeras superzoom, embora câmeras DSLRs quase universalmente utilizam baterias de seus próprios fabricantes. Os flashes para câmeras, no entanto, geralmente levam quatro pilhas AA, contudo, dependendo da sua marca e modelo você também pode ser capaz de usar uma bateria dedicada.

Ao escolher uma célula AA para a sua câmera a primeira coisa a ter em mente é que nem todas as baterias são iguais, mesmo aquelas que usam a mesma composição química. A maneira que os fabricantes comercializam os seus produtos também pode ser confusa, com afirmações de “alta energia” ou “alta potência”, muitas vezes usadas para enganar os consumidores que não estão familiarizados com as características dos vários tipos de baterias existentes no mercado.

Em última análise, o que é realmente importante é a maneira pela qual as baterias entregarão o seu poder, a duração estimada desta carga (muitas vezes referida como capacidade), e como eles lidam com o processo de recarga, isto é, quantos ciclos de carga a bateria pode suportar antes de se deteriorar. Tenha em mente que certos fatores ambientais, como a temperatura e quanto tempo as baterias não foram usadas, também são capazes de afetar o desempenho geral.

Outra grande questão enfrentada pelos fotógrafos é usar uma bateria primária (recarregável) e baterias secundárias (não recarregáveis). A resposta é realmente bastante simples. Para equipamentos mais exigentes, como câmeras digitais e flashes definitivamente vale a pena investir em um conjunto de baterias recarregáveis ​​decentes. Você vai ter que pagar um pouco mais no curto prazo (e ser um pouco organizado com relação a manter suas baterias carregadas), mas a longo prazo vai poupar um monte de dinheiro. Claro, você pode sempre manter um conjunto de pilhas não recarregáveis ​​ a mão como um último recurso.

Qual a melhor bateria para sua câmera e flash?
melhor baterias e carregadores

As baterias usam uma variedade de formulações químicas diferentes para produzir energia. Você realmente não precisa compreender totalmente a ciência por trás das várias composições químicas e as reações envolvidas, por outro lado, é importante compreender as diferenças práticas que resultam delas. Isso ocorre porque colocar o tipo errado de bateria em sua câmera ou flash não só irá diminuir a sua eficácia, mas também poderia danificar o equipamento, causar vazamentos, ou tornar instável e perigosa. Da mesma forma, também é importante usar o tipo correto de carregador quando recarregar as suas baterias, por isso, abaixo vão algumas instruções básicas.

Baterias de Carbono de Zinco ou cloreto de zinco
baterias cloreto de zinco baterias e carregadores

Estes são basicamente as baterias sem marca que você encontra em lojas de conveniência e quinquilharias. Elas são o tipo mais barato de bateria e por uma boa razão, são drenadas rapidamente por seus equipamentos. Coloque-as em um dispositivo de alta capacidade, tais como uma câmera ou um flash e em pouco tempo você terá que substituí-las por baterias novas.

Baterias Alcalinas (LR6)
baterias alcalinas baterias e carregadores

As baterias mais amplamente disponíveis, desde marcas de luxo como a Duracell e Energizer até as mais baratas. Elas não são recarregáveis ​​e têm de ser substituídas quando a sua carga se esgota, o que significa que enquanto elas inicialmente parecem baratas os custos subirão ao longo do tempo. Enquanto algumas baterias alcalinas de marca premium possuem uma capacidade maior do que as recarregáveis, também tendem a serem drenadas mais rápido. Em última análise, as pilhas alcalinas são mais adequadas para dispositivos elétricos de baixo consumo (pense em relógios digitais e afins) e são melhores se usadas apenas como último recurso em uma câmera ou flash.

Baterias de Lítio
baterias de litio baterias e carregadores

Para não ser confundido com os suas primas de íons de lítio, baterias de lítio são igualmente capazes de fornecer uma tensão mais alta do que a média, mas não pode ser recarregada. Se você está procurando um conjunto de AAs descartáveis ​​como back-up para a sua câmera ou flash, as baterias de lítio são uma opção melhor do que as regulares alcalinas LR6. Outro ponto positivo com baterias de lítio é que elas têm uma vida útil muito longa, o que significa que perdem muito menos carga quando não estão em uso. Em última análise, porém, para as câmeras e flashes você ainda está em melhor situação com baterias NiMH recarregáveis.

Baterias de Níquel-hidreto metálico (NiMH)
baterias NiMh baterias e carregadores

Se você estiver buscando por baterias recarregáveis AA, as baterias NiMH são a melhor escolha. Elas não tendem a durar muito tempo, tal como as baterias de lítio descartáveis, mas podem ser recarregadas muitas vezes, ou seja, em breve você consegue recuperar seu investimento pela reutilização longínqua delas.

Baterias de Níquel-Cádmio (NiCd)
baterias NiCD baterias e carregadores

NiCad são bastante obsoletas nos dias de hoje, devido ao fato de que parte da sua composição interior (a parte de cádmio) é um metal pesado altamente tóxico e, portanto, altamente perigosa para os seres humanos, bem como nociva para o meio ambiente.

Baterias de íons de lítio (Li-on)
baterias para câmera baterias e carregadores

Baterias de íons de lítio (Li-ion) é de longe o tipo mais comum de bateria para câmera. A principal razão para isto é que elas são extremamente leves, possibilitam recargas por várias vezes e são capazes de fornecer uma tensão de média até mais elevada potência do que outros tipos de baterias. Além disso, são armazenadas tranquilamente a temperaturas razoáveis, também são muito menos propensas a auto descarga, quando não estiverem em uso.

Há algumas exceções, mas a maioria esmagadora das baterias de Li-ion para câmera é moldada de modo que se encaixem no interior do compartimento de sua câmera. Dependendo da marca e modelo você pode ter que carregá-las dentro da câmera através de um cabo apropriado, ou pode ter que tirá-las e colocá-las dentro de um carregador portátil. Outras câmeras ainda permitem fazer as duas coisas, neste caso, o senso comum dos fotógrafos profissionais sugere remove-las para recarregar, dessa forma, se algo der errado durante o processo de carregamento a sua câmera não vai ficar danificada.

Baterias originais ou paralelas?
baterias originais x paralelas baterias e carregadores

Qualquer fotógrafo que possui um modelo de câmera relativamente popular, certamente, já descobriu que muitos fabricantes paralelos, empresas chinesas em sua maioria, criam substituições para as baterias de Li-ion que parecem idênticas e oferecem as mesmas especificações como a bateria original fornecida com sua câmera. Dado a isto e seus preços tentadores, muitas vezes, tornam-se uma proposta chamativa.

A maioria das pessoas acredita que o uso dessas substituições de terceiros não apresenta problemas para sua câmera, e ajuda a poupar algum dinheiro no negócio. No entanto, se você pesquisar alguns fóruns de fotografia online vai encontrar relatórios negativos citando desempenhos inferiores das baterias paralelas ou genéricas, reclamações que elas não duram tanto tempo quando instalada na câmara, ou em termos de ciclos de carga. Da mesma forma, apesar de ser raro, também tem sido conhecido vazamentos ou explosões causadas por baterias baratas.

Comprar uma bateria oficial ou paralela é sua escolha, o melhor conselho que posso oferecer é que ao optar por comprar de terceiros seja especialmente exigente sobre onde você compra e faça a sua investigação para ver se os clientes anteriores tiveram quaisquer problemas. Também existem alguns fabricantes genéricos de bateria que são experimentados e testados, pelos principais fóruns e blogs de fotografia, uma rápida busca é capaz de prevenir problemas futuros.

Battery Grip – Mais energia para sua câmera
battery grip baterias e carregadores

Outra opção para muitas câmeras DSLR e alguns proprietários CSC é a compra de um battery grip. Este acessório serve para vários propósitos, alguns dos quais não estão relacionados com o desempenho da bateria. Por exemplo, battery grips muitas vezes vêm com um botão do obturador extra ou mostradores para que você possa usar mais facilmente a câmera no modo retrato. Além disso, também aumentam a taxa de disparo contínuo máximo da câmera de forma considerável.

Battery grips dedicados variam de fabricante para fabricante. Em alguns modelos você tem que usar baterias Li-ion originais de sua câmera, especificamente moldadas para encaixar, mais uma vez, normalmente você pode encontrar baterias paralelas tão eficazes quanto, já em outros você pode optar por utilizar baterias de lítio ou pilhas AA NiMH. De qualquer maneira, contanto que você não se importe com um pouco de volume extra e pode pagar por um battery grip, então, este acessório é muitas vezes um investimento inteligente de se fazer em sua carreira de fotógrafo profissional.

Power Pack para flash – Recuperação rápida para o próximo tiro
power pack flash - baterias e carregadores

Se você fotografa muito com flash, pode valer a pena investir em um Power Pack. Estas são baterias de maior capacidade que produzem mais energia para tempos de reciclagem mais rápidos, o que significa que você está livre para usar o flash para capturar o momento sem ter que esperar tanto para ele carregar entre os disparos.

A maioria dos fabricantes de câmeras oferecem suas próprias baterias que trabalham especificamente com os seus flashes, no entanto, há também uma abundância de opções de terceiros. A Godox FB2000 Power Pack (R$ 705,92) é uma das opções com disponibilidade imediata na loja eMania Foto e Vídeo, mas tenha em mente que você também vai precisar comprar um cabo compatível para ligá-lo ao seu flash. O modelo do cabo vai depender da marca de seu flash, mas você também pode encontrar boas opções em nossa loja.

Qual o melhor carregador de bateria?
carregador bateria camera

Em termos gerais, existem três tipos de carregadores de câmeras no mercado: carregadores básicos (baratos), carregadores inteligentes e carregadores rápidos. O primeiro tipo é melhor evitar uma vez que são muitas vezes produzidos de forma barata e alimentam uma corrente contínua, enquanto está ligado, o que pode levar à sobrecarga e baterias danificadas. Além disso, carregadores baratos geralmente não têm nenhuma maneira de desligar automaticamente caso haja um problema, o que pode torná-los inerentemente perigosos.

Carregadores inteligentes, no entanto, irão lhe custar um pouco mais de dinheiro, mas vale a pena a despesa extra. Estes tipos de carregadores irão monitorar suas baterias durante o carregamento e será automaticamente desligado quando a bateria tiver atingido a sua carga máxima, ou na existência de qualquer problema. Do mesmo modo, alguns carregadores inteligentes podem drenar automaticamente as baterias parcialmente carregadas antes de carregá-las novamente, a fim de preservar a sua longevidade. A principal desvantagem com carregadores inteligentes é que eles tendem a ser mais lentos, o que significa que você vai precisar de muito tempo para repor as cargas de suas baterias antes de um novo dia de trabalho.

Se a sua necessidade principal é um carregamento de baterias menos demorado, um carregador rápido pode ser sua melhor aposta. Estes geralmente carregam baterias totalmente em cerca de uma hora e meia. O principal problema com carregadores rápidos, porém, é que as baterias podem ficar muito, muito quente durante o carregamento. Por esta razão, evite quaisquer carregadores rápidos que não tenham um ventilador embutido, ou que não contam com circuitos de proteção caso algo corra mal. Por último, mas não menos importante, esteja ciente de que carregadores rápidos encurtam a vida útil de suas baterias muito mais do que carregadores inteligentes, por isso, só os utilize em último caso.

Conclusão sobre baterias e carregadores
baterias e carregadores conclusao

Este guia completo reuniu tudo o que você precisa saber sobre baterias e carregadores para garantir a longevidade de seus equipamentos eletrônicos de fotografia, bem como, obter as melhores opções do mercado a fim de impulsionar os seus resultados com sua fotografia profissional. Reunimos os principais conhecimentos para ajudá-lo em seu dia a dia como fotógrafo, independente de seu estilo preferido.

Também citamos alguns equipamentos eletrônicos para adicionar baterias extras as suas câmeras (battery grips) e baterias super-potentes para o seu flash (Power Pack) diminuindo o seu tempo de espera até a recuperação para o próximo tiro.

Agora, deixe-nos saber a sua opinião sobre este guia completo, bem como, as suas próprias sugestões sobre baterias e carregadores no campo de comentários abaixo. Se você conhece algum amigo perdido neste mundo de energia e poder, aproveite para partilhar este artigo com ele.

Comentários

comentários

Post anterior

Kodak que reviver Super 8 mm

Próximo post

Anunciada a Câmera Nikon 360° e D500 !