4 filmes para assustar o seu Halloween!

0 188

Halloween é hoje e nada melhor do que filmes de terror/horror para entrar no clima. Porém esse ano fizemos uma lista com filmes que não são propriamente de terror, mas que ainda assim são extremamente assustadores.

4 filmes não-terror que te faz roer as unhas no Halloween!

halloween-we-need-to-talk-about-kevin-01

“Nós precisamos falar sobre Kevin” (Lynne Ramsay, 2012)

“Nós precisamos falar sobre Kevin” do diretor Lynne Ramsay carrega o rótulo de um thriller dramático, mas há alguma dúvida de que é realmente um filme para o Halloween? Ao longo deste julgamento psicológico, Ramsay cria um pesadelo impressionista que conta a história da realidade física e emocional de uma mãe momentos antes e depois de seu filho cometer uma tragédia impensável. Nós não apenas vemos as emoções da mãe, Tilda Swinton, executadas uma gama de emoções, nos sentimo-los em cada tomada e cada frame. Ramsay compõe sequências de beleza terrível e realismo implacável (Swinton dirigindo pelas ruas no Dia das Bruxas com as crianças em máscaras de monstros cercando-a é um bom exemplo), e sua edição desorientadora deixa para o espectador descobrir onde no tempo o filme está ocorrendo. “Kevin” vai deixar as suas imagens e atmosfera assombradas cauterizada em seu cérebro por dias depois do Halloween.

 

“Martha Marcy May Marlene” (Sean Durkin, 2011)

A estreia do diretor Sean Durkin é uma viagem psicológica aterrorizante com um desempenho excelente de Elizabeth Olsen para assustar nosso Halloween. Semelhante ao “Kevin”, “Martha” se desenrola, tanto no passado e no presente, uma vez que conta a história do encontro de uma jovem mulher com um culto abusivo nas montanhas de Catskill. As interrupções de tempo dissonantes (às vezes durando apenas alguns segundos) chama o espectador para a mente danificada de Martha, e o suspense calmamente construindo-o o seu lugar de maneiras mais convencionais que filmes de terror não poderia sequer sonhar. Enquanto Sarah Paulson e John Hawkes faz um forte trabalho de apoio como a irmã distante de Martha e seu líder de seita sinistra, respectivamente, é a constante mudança da sensação de medo e paranoia demente que é o mais assombroso de Olsen. Enquanto flashbacks para o culto são repugnante (a representação de um estupro de iniciação não é para os fracos de coração), as cenas atuais são mais torturantes pois a jornada de Martha à recuperação cria demasiados ataques de ansiedade. Quanto mais Olsen fica ofegante, “Martha” torna-se um filme para Halloween da ordem mais assustadora.

 

“O Abrigo” (Jeff Nichols, 2011)

O que “O Abrigo”  de Jeff Nichols pode ter falta de ambição narrativa que mais do que compensa a ambiguidade que ele usa para descrever acerto de contas psicológica de seu personagem principal. Michael Shannon dá um desempenho inabalável como Curtis, um homem de família lentamente perdendo sua mente, graças a uma série de pesadelos apocalípticos. Shannon é tão convincente e angustiado em sua performance que o seu colapso nervoso é uma descida terrível de se ver, constantemente questionando se é ou não Curtis que verdadeiramente perde sua mente ou realmente há algo que nenhum de seus conterrâneos pode ver. A resposta móvel por trás da visão de Curtis dá ao filme um gancho alarmante, e cenas em que ele é confrontado por sua esposa aterrorizada (Jessica Chastain) são nocautes incapacitantes. O clímax, em particular, é algo que nunca vou esquecer.

“O Impostor” (Bart Layton, 2012)

O documentário de Bart Layton, o crime-thriller “O Impostor” é a verdadeira definição de um choque. O filme não apenas investiga a verdadeira história de Frédéric Bourdin, que tinha um histórico de personificar crianças e que encontrou muito sucesso quando ele assumiu a identidade de um menino do Texas, que havia desaparecido com a idade de 13, ele recria-o com elaboradas encenações que têm a estética de um filme de terror. Bourdin embeleza sua mentira, alegando que ele havia sido sequestrado para fins de abuso sexual por mexicano, europeu e pessoal militar dos EUA, e apesar de certos fatos (sua idade e sotaque, o principal deles) não parecerem certos, a família do menino abraça Bourdin como se ele fosse seu filho perdido há muito tempo. Os resultados pintam um retrato devastador de artifício da mente que é nada menos que assombroso. Ótimo para uma sessão de Halloween.

 

halloween-martha_marcy_may_marlene-image

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.