Home»Equipamentos»Cinquentinha: A escolha ideal para você.

Cinquentinha: A escolha ideal para você.

1
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Dentre as lentes mais populares entre os fotógrafos, a lente 50 mm (ou cinquentinha, como também é conhecida) é a que mais se destaca entre elas. A lente 50 mm é muito leve e compacta, ideal para fotografias ao ar livre, é clara, fixa e, além de tudo, barata.

 

Lente 50mm Nikon

 

É bastante informação para ser analisada de uma vez. É considerada uma lente clara, pois é ideal para fotografar em ambientes com pouca luminosidade sem precisar aumentar o ISO de sua câmera, a lente 50 mm capta os principais pontos de luz de um ambiente. Ela possui um ângulo de visão semelhante ao olho humano, mas não tem motor de foco, no entanto abrange um amplo espaço, permitindo que o fotógrafo tenha mais controle sobre a profundidade.

 

Um dos aspectos que mais chama atenção na Lente 50 mm – além de sua versatilidade – é o Efeito Bokeh (Um desfoque suave no segundo plano da foto que dá mais contraste e luz à imagem). Muito conhecido e conceituado pelos fotógrafos, este efeito é responsável por atribuir qualidade e contraste.

Imagem lente 50mm foto lente 50mm

O que elas têm em comum?

No entanto, no momento da escolha nos deparamos com diversas diferenças entre elas. As Lentes Nikon 50 mm possuem diferenças significantes que tem enormes resultados e influencia em seus trabalhos. Neste artigo, ficarão claras as diferenças entre as Lentes Nikon 50 mm G e Nikon 50 mm D.

Como já mencionado, o campo de visão é muito parecido com o que nossos olhos conseguem enxergar, mas muito mais nítido. A lente Nikon 50 mm consegue se aproximar do motivo sem causar distorções e, por ser fixa, não possui muitos elementos internos, o que torna sua captura muito mais rápida. E sua abertura f/1.8 torna o Bokeh mais leve.

Se sua máquina fotográfica for uma Full Frame, esta lente se torna quase insubstituível e ideal para todo o tipo de foto. Em uma câmera com sensor cropado as Lentes Nikon 50 mm se tornam uma 75 mm aumentando a qualidade de retratos.

Lente Nikon 50 mm f/1.8G e Lente Nikon 50 mm f/1.8D

A começar pela Nikon 50 mm f/1.8G; Ela é uma atualização da Nikon 50 mm f/1.8D que foi lançada em 1989, mas continua sendo muito popular até os dias de hoje. Apesar de ser mais leve seu corpo é bem mais robusto, todos os seus botões e entradas são vedadas com borracha, torando-a a prova de poeira e aguentando firmemente altas temperaturas e diferenças de condições climáticas.

Ela possui motor de autofoco, é uma lente AF-S, ou seja, é ideal para as câmeras que não possuem o sistema de motor, mas também é muito indicada para os que já têm se tornando compatível com todos os corpos de Câmeras Nikon, mesmo os mais antigos como D40, D40x, D60, D3000, D3100, D500, D5100 e assim por diante. Além disso, a f/1.8G possui o sistema único da Nikon SWN, um sistema de motor silencioso que converte ondas em energia para o foco automático.

Já a Nikon 50 mm f/1.8D não possui o sistema de auto foco, sendo compatível apenas com os corpos que têm o motor auto foco embutido no corpo da câmera, como a D70, D90, D200 e outros modelos.

Para que não restem dúvidas entre elas, aqui está a ficha Técnica completa:
Lente Nikon 50mm f/1.8D:

Tipo de Lente: Prime Compatibilidade:
Foco Automático: Sim
AF Silencioso: Não
Zoom: Não
Menor Distância Focal: 50 mm
Maior Distância Focal: 50 mm
Maior Abertura: f/1.8
Menor Abertura: f/16.0
Estabilizador: Não
Elementos: 7
Grupos: 6
Lâminas: 7
Diâmetro do filtro: 52mm
Comprimento: 4,30 cm
Peso: 229 gramas
Lançamento: 1989
Corpos Indicados:  D90, D7000, D300s, D700, e as D3s e D3x
Lente Nikon 50 mm f/1.8G:

Tipo de Lente: Prime
Compatibilidade: APS-C – Full Frame
Foco Automático: Sim
AF Silencioso: Não
Zoom: Não
Menor Distância Focal: 50 mm
Maior Distância Focal: 50 mm
Maior Abertura: f/1.8
Menor Abertura: f/22.0
Estabilizador: Não
Elementos: 6
Grupos: 5
Lâminas: 7
Diâmetro do filtro: 52mm
Comprimento: 3,80 cm
Peso: 155 gramas
Lançamento: 2008
Copos Indicados: D40, D40x, D50, D60, D3000, D3100, D500, D5100
Lentes Nikon 50 mm f1.4G e Lentes Nikon 50 mm f1.4D:

As lentes Nikon 50 mm 1.4D Foram a revolução das Lentes Nikon. Lançada em 1993, foi a última com 7 elementos até, três décadas depois, lançarem a 1.4G (2008). Ambas possuem características semelhantes às de suas sucessoras.

No entanto, entre elas, há ainda mais diferenças em seus modelos. A 50 mm f1.4G perdeu o seu anel de foco manual e sua abertura se tornou totalmente eletrônica (Foco, luz e etc). Sua estrutura também é vedada e seu corpo é feita de plástico, muito mais leve e compacta. Ambas possuem vedação em seus botões.

A precisão do foco é impressionante, é um dos modelos mais rápidos da Nikon, principalmente no projeto “G”, pois basta apertar o disparador em direção do motivo que a lente trava no ponto exato do local a ser focado.

cinquentinha
Conclusão:

Há pequenas diferenças entre uma câmera e outra. Isso deve ser levado em conta na hora de adquirir a sua, mas ao invés de focar no que as tornam diferentes, deve-se pensar no que as tornam importantes: A qualidade de imagem!

 

Comentários

comentários

Post anterior

Explore o Melhor sua Lente 18-55mm

Próximo post

Fundo Infinito