Por que fazer uma reunião com o cliente é importante?

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Hoje em dia, é perfeitamente normal que as pessoas e as empresas contratem um fotógrafo profissional pelo telefone ou pela internet. Não há nenhum contato pessoalmente antes do dia do trabalho. Isso é ainda mais frequente para aqueles fotógrafos que trabalham em equipes enxutas, ou até sozinhos; eles têm tanta coisa pra fazer que parar tudo para uma reunião com o cliente parece perda de tempo.

Parece, mas não é. Uma única reunião com cliente antes de fechar um contrato, seja para as fotografias de casamento ou para a filmagem de uma palestra, pode evitar uma série de problemas mais à frente. Veja como:

Mostre seu portfólio

Mesmo que o cliente afirme ter visto seu portfólio – no seu site, por exemplo – é muito possível que ele tenha apenas “dado uma olhada”, sem realmente prestar atenção aos detalhes. Tudo bem, ele contratou você mesmo assim, o que significa que ele provavelmente gostou do que viu.

Mas será que ele realmente entendeu seu estilo de trabalho? Ou vai acabar pedindo a você algo muito diferente da sua linha de trabalho, e até reclamar no final? Para evitar que isso aconteça, uma reunião com o cliente abre a oportunidade de explicar a ele como você trabalha e quais são suas melhores técnicas.

Comunicação com o cliente - reunião com o cliente

Entenda o que eles querem

Muitos clientes não sabem explicar direito o que esperam do fotógrafo profissional. Eles usam palavras e descrições subjetivas, por que o que eles sabem é o sentimento que desejam ter ao olhar para a foto. A maioria, porém, não sabe como atingir esse sentimento através de um cenário, iluminação ou tipo de lentes. Na reunião com o cliente, você vai poder entender melhor o que ele quer e definir, junto com ele, a melhor maneira de satisfazer suas expectativas.

Explique seu vocabulário

Do mesmo jeito que o fotógrafo muitas vezes tem dificuldades em entender o cliente, o inverso também é verdade. Fotógrafos costumam ter um vocabulário próprio, técnico, que outras pessoas desconhecem. Isso pode afetar tudo, desde o entendimento do contrato de trabalho até as expectativas para o resultado das fotos – e pode gerar desentendimentos e insatisfação para o cliente. Por isso, separe uma hora para fazer uma reunião com o cliente e explicar a ele alguns termos essenciais que vocês usarão neste trabalho.

Conheça a personalidade

Como fotógrafo profissional, você vai trabalhar muito próximo a pessoas – aos seus clientes. E precisa conhecer a personalidade deles para encontrar a melhor maneira de executar esse trabalho. Alguns clientes têm longas listas de exigências; alguns preferem deixar tudo na mão do profissional; alguns nunca estão satisfeitos e pedem várias mudanças.

Manter um bom relacionamento com o cliente e tratá-lo com respeito, seja qual for a personalidade dele, é essencial; mas, se você for pego de surpresa por um conflito, pode acabar reagindo de maneira inadequada. Investir tempo em uma reunião com o cliente – antes de começarem a realmente trabalhar juntos – pode prepará-lo para o que está por vir e ajudá-lo a lidar melhor com estes conflitos.

Fidelize o cliente

No ramo de fotografia, quase ninguém faz reuniões pessoalmente ou visita seus clientes. Tudo é acertado pelo computador e, depois, profissional e clientes se encontram somente no dia do evento. Por isso, os fotógrafos que separam algum tempo para fazer uma reunião com o cliente têm uma vantagem: eles oferecem uma atenção extra que fideliza o cliente. Isso significa mais trabalhos no futuro, e excelentes recomendações.

Basicamente, tudo se resume aos benefícios de ter contato e comunicação com os seus clientes. Esse é um dos fatores essenciais na trajetória de um fotógrafo profissional de sucesso. Aproveite e deixe seus comentários; quais experiências interessantes você já teve em uma reunião com o cliente? Ah, e se você quiser ler um pouco mais sobre a profissão de fotógrafo, por que não dá uma olhadinha neste outro artigo que lançamos recentemente? Até a próxima!

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