Como fotografar no modo manual e conseguir imagens incríveis ?

1 1.851

Aprender como fotografar no modo manual é o sonho de muitos fotógrafos iniciantes. Seja para conhecer melhor o seu equipamento, ou abrir novas possibilidades às suas imagens, encarar esse desafio é um grande avanço em sua carreira como fotógrafo.

Afinal de contas, se você domina todos os detalhes de seu equipamento, tem muito mais chances de libertar a sua criatividade e conseguir imagens inovadoras.

Contudo, para desfrutar dessa liberdade no ajuste de sua câmera, é preciso compreender como ela funciona em detalhes. Você precisa entender o que é o modo manual e quais são os critérios que influenciam na sua utilização: a abertura, o ISO e a velocidade do obturador.

Veja neste post como fotografar no modo manual adequadamente e, assim, capturar fotos incríveis. Aprenda os segredos para ajustar corretamente o seu equipamento fotográfico e evitar exposições ruins em suas imagens. Confira!

O que é o modo manual da câmera?

Como ativar o modo manual da minha câmera DSLR?

Para ativar o modo manual de sua câmera, basta girar o botão até a letra M. Veja como fazer isso na imagem abaixo:
Como fotografar no modo manual e conseguir imagens incríveis?d

Foto: Techtudo

No entanto, você também precisa compreender o que é o modo manual da câmera para depois aprender a fotografar com ele.

As câmeras DSLR possuem diversos tipos de disparo, cada um com suas vantagens e desvantagens. De acordo com o tipo de fotografia a ser feita, um é mais recomendado que o outro.

Na hora de aprender como fotografar no modo manual, no entanto, o que você precisa ter em mente é que os ajustes da câmera ficarão por sua conta. Ou seja, o equipamento não tentará compensar falhas nos seus ajustes e nem sugerir configurações predefinidas.

Por causa disso, o controle está nas mãos do fotógrafo e a responsabilidade pelo resultado final é toda sua.

Esse estilo de fotografar é muito usado quando o profissional deseja obter um efeito único em suas fotografias, como uma foto Low Key ou High Key, por exemplo. Nesse caso é impossível obter a exposição correta com a interferência da câmera, por isso o fotógrafo aciona o modo manual e fica completamente no controle dos ajustes.

Além disso, fotógrafos iniciantes também podem usar o modo manual para conhecer melhor o seu equipamento e trazer perspectivas diferenciadas às suas imagens. A ideia é soltar a criatividade e inovar em suas fotografias.

Aprendendo a ajustar a câmera no modo manual!
Como fotografar no modo manual e conseguir imagens incríveis?

Agora que você já sabe o que é modo manual e como ativá-lo em sua câmera DSLR, vamos em frente. Chegou a hora de aprender definitivamente como fotografar no modo manual e quais ajustes precisam ser feitos para capturar imagens dessa forma.

Como você já deve saber, um dos grandes pré-requisitos de uma boa fotografia é a iluminação. Quanto mais luz na cena, mais nítida fica a imagem. Isso é verdade tanto para a imagem ser vista diretamente por nossos olhos, como a captura da lente da câmera.

Sendo assim, o segredo é entender como a luz funciona e regular as configurações adequadamente para ter uma excelente exposição de sua fotografia. Veja, a seguir, o que interfere nesses ajustes e como configurá-los adequadamente!

Abertura

A abertura da lente da câmera também é chamada de “f stop” e diz respeito ao tamanho do quadro que pode ser visto pelo seu equipamento fotográfico. Em linhas gerais, quanto mais baixa a abertura menor a área que permanece em foco em sua fotografia, e vice-versa.

A abertura também influencia na entrada de luz no sensor da câmera, então quanto maior for a abertura mais luz terá a imagem. Com esse efeito você pode destacar um objeto próximo à câmera, por exemplo, e desfocar todo o plano de fundo atrás do protagonista da cena.

Agora se você deseja um efeito diferente, não desfocar o fundo e deixar toda a cena visível, por exemplo, vai precisar de uma abertura menor. Ou seja, uma lente com abertura pequena para limitar a entrada de luz e assim deixar o fundo focado também.

ISO

O ISO também é um ajuste que regula a luminosidade, mas nesse caso ele trata da sensibilidade do sensor da câmera à luz. Quanto maior o número de ISO, mais luz é captada pelo sensor da câmera e mais clara fica a cena.

Como regra geral, as sensibilidades mais altas são usadas em locais escuros ou com pouca luminosidade, as baixas em ambientes mais iluminados. No primeiro caso, você quer aproveitar o máximo de luz disponível, já no segundo você quer reduzir a entrada de luz para controlar a cena.

A única coisa que você precisa ter em mente na hora desse ajuste é o ruído da imagem. Quanto mais luz tem na cena, ou seja, maior a sensibilidade, mais chances de sua foto ficar granulada. Portanto certifique-se de escolher o ajuste correto, com iluminação suficiente, mas sem comprometer a definição da imagem.

Velocidade do obturador

Já a velocidade do obturador determina a quantidade de tempo que o sensor da câmera fica aberto, antes de registrar a cena. A velocidade é medida da seguinte maneira: 1/125, por exemplo. Sendo o número 1 a abertura do obturador e o 125 o tempo que ele permanece aberto, nesse caso, 0,008 segundos (1 dividido por 125 = 0,008 fração de segundo).

Quanto menor for esse número mais tempo o sensor é exposto à luz (mais tempo fica aberto), consequentemente mais clara fica a cena. Quando você aumenta esse número, menor é o tempo de abertura e menos luz entra no sensor. Nesse ajuste a imagem também é congelada, facilitando a captura de objetos em movimento, por exemplo.

O que você precisa ter em mente é que quanto menor a velocidade do obturador, maiores as chances de um movimento ser capturado. Isso inclui tanto a movimentação do objeto a ser fotografado como a trepidação da câmera. Portanto, no caso de velocidades muito baixas, é recomendado sempre usar um tripé e adotar esse ajuste apenas para objetos estáticos.

E aí conseguiu aprender como fotografar no modo manual e capturar imagens incríveis? Compartilhe a sua opinião abaixo e conte para gente as suas expectativas.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] confortável para fazer fotografias nos modos Shutter e Aperture Priority, passe para o modo Manual e veja como o faz. A experiência ajudará você a aprender a ver a exposição da maneira que a […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.