Retrato de onça abandonada vence concurso de fotografia

0 344

Habitualmente o instinto animal entre mães e filhotes aponta um laço difícil de ser rompido, não importa o tamanho da adversidade. Todavia, uma imagem que acabou sendo a vencedora de concurso de fotografia realizado pelo XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia mostra que, às vezes, até mesmo esse ambiente acaba sendo influenciado.

Dentro da categoria retratada como “Vida Livre”, a imagem feita por Edu Fragoso, biólogo e coordenador científico da ONG Onçafari, mostra uma filhote de onça-pintada que tinha somente alguns dias de vida logo depois de ter sido abandonada por sua mãe dentro da toca. Segundo o cálculo de Edu, a filhote que ganhou o nome de Leventina tinha aproximadamente cinco dias de existência no momento da rejeição e, posteriormente, ser alvo das lentes do profissional.

retrato-de-onca-abandonada-vence-concurso-de-fotografia-2-Blog-eMania-01-12
Foto: Edu Fragoso

Na interpretação de Edu Fragoso, além do caráter artístico existente na imagem que venceu o concurso de fotografia em questão, ela possui um significado bastante simbólico para ele e os profissionais que integram a Organização Não-Governamental que atua há mais de uma década e possui bases em quatro () dos seis biomas brasileiros.

– Acho que essa imagem não é apenas uma ‘foto de bicho’, mas representa todo o esforço coletivo que nossa equipe tem feito há 11 anos para proteger e gerar informações científicas sobre as onças-pintadas na natureza – falou o biólogo em entrevista ao portal g1.

retrato-de-onca-abandonada-vence-concurso-de-fotografia-3-Blog-eMania-01-12
Foto: Edu Fragoso

– Pensei em algumas fotos que gosto bastante, mas essa foto da Leventina na toca eu ainda não tinha publicado em nenhum lugar, e quase ninguém tinha visto essa imagem. Foi então que decidi que essa seria uma oportunidade para compartilhar um pouco desse momento especial para mim com as pessoas. Eu sabia que era uma imagem impactante, mas fiquei bem surpreso por ter ganhado a premiação pelo júri técnico e pelo júri popular – acrescentou.

Apesar de ter sido premiada recentemente, a imagem marcante de Leventina já tem bastante tempo desde o momento de seu registro. Atualmente, a onça-pintada que segue sendo monitorada pela ONG possui um ano e dois meses de idade e, felizmente, apresentada perfeito estado de saúde.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.