Como procurar financiamento para seu filme indie

0 404

Pode não ser tão criativamente emocionante como a criação de takes ou fazer o roteiro, mas achar financiamento é uma parte integrante do processo de produção de filmes, e muitas vezes ela também pode ser a parte mais estressante e desalentadora.

Esta é uma das muitas circunstâncias que os cineastas compartilham – a necessidade de fazer eficazmente o financiamento para criar um filme. Em mais de um sentido, são os passos mais difíceis e que provocam mais ansiedade em cinema. Você tem um limite de dinheiro (esse tal de orçamento) para alcançar e um monte de papelada e reuniões para fazer isso acontecer.

financiamento-money_1

Dicas para conseguir financiamento

Organize seu material

Eu adoro um grande look-book (que mostra a estética do filme) e um ótimo roteiro, mas isso pouco faz para aliviar a dúvida que qualquer investidor mais experiente terá sobre a sua capacidade de executar algo grande com um orçamento apertado. Basicamente, ele se resume a isso – o componente criativo é grande e incrivelmente divertido, mas quando se trata de dólares e centavos em seu financiamento, logística e planejamento são rei.

Peça dinheiro e você vai conseguir conselhos. Peça conselhos e você pode ter (ou encontrar) dinheiro.

Uma das lições mais humilhantes que você aprende quando você se propôs a produzir um filme independente é apenas como mundano você realmente é. Você aprende rapidamente que todos que tenham uma capacidade de fazer o financiamento de filmes já foram abordados antes por pessoas como você. E eles estão, provavelmente, um pouco cansados de ouvir o discurso padrão: eu-quero-money. Assim, tentar uma solicitação direta de dinheiro quando você conhece alguém pela primeira vez, sejam eles financiadores de filmes veteranos ou pessoas de alto patrimônio líquido em sua rede de contatos, é um pouco como tentar ter o primeiro encontro em seu quarto com a luzes apagadas. Os investidores são pessoas que são tão hesitantes para solicitações agressivas quanto qualquer outra pessoa séria.

Aprenda com todos os “nãos”

Para cada pessoa que se compromete a fazer o financiamento de seu filme, você vai ter uma enorme quantidade de ‘nãos’. Algumas das pessoas será direta e educado com notas prolixas criativas de natureza duvidosa no melhor dos casos. Você vai ouvir a palavra NÃO muito e você vai ter que se acostumar com isso, mas você também pode aprender ao ouvi-los.

Se você puxou o gatilho cedo demais, expondo materiais a alguém, e não têm as informações ou respostas que precisavam para justificar a continuação da discussão, tenha certeza de que você esterá preparada para a próxima rajada de apresentações que você fizer. Você já prometeu (ou mesmo insinuou) algo que você não poderia entregar (tais como créditos, vantagens, direitos e condições suplementares, etc.)? Então não faça qualquer declaração promissória sem saber ao certo.

Você não vai saber se você não pedir

As discussões sobre dinheiro é um dos grandes e duradouros tabus no cinema (e na vida para falar a verdade), então você tem que se sentir confortável ao falar sobre isso e perguntar para alguém. A outra parte disso e que você realmente não saberá se o tio legal de vocês que tem um par de jet skis e uma casa do lago (gostaria de ter um tio assim …) tem  12000 reais  disponível para fazer um financiamento de seu filme, a menos que você pergunte a ele. Aquele cara que dirige uma casa de pós-produção que edita vídeos corporativos que mencionou que ele quer entrar para o cinema independente pode ser capaz de chegar a uma quota, se você deixá-lo trabalhar na edição com você.

Todo mundo tem diferentes metas e interesses na produção e você nunca vai saber se eles podem ser de ajuda em seus esforços de captação de recursos se você não perguntar. Lance uma ampla rede e não tenha medo de ser gauche. Você pode sempre pedir desculpas se alguém se desinteressa, mas você não pode voltar no tempo, se alguém que você não pediu diz ao final de tudo, “Por que você não me ligou?”

financiamento-Bag-of-Money

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.