Edição de fotos: 10 filtros que você deve usar

1 1.048

Imagens atraentes são os principais intuitos de profissionais da área e até mesmo de simples pessoas que buscam o entretenimento em redes sociais, com muitas mídias que oferecem a disponibilidade de inserção e fotografias, tornando cada vez mais populares os programas que oferecem edição de fotos.

Há diversos filtros que podem ser obtidos por meio de programas de edição de imagens, estes que permitem melhorar a fotografia e disponibilizar um aspecto diferenciado e interessante à foto capturada.

Veja, abaixo, quais os filtros que você deveria usar para editar suas fotos.

1. Máscaras

As máscaras são filtros que possibilitam o descarte de uma área da figura para somente exibir a parte principal, permitindo que uma película seja colocada acima da fotografia, possibilitando a pré-visualização do resultado, escolhendo qual parte descartar. Muitas pessoas descartam o fundo, deixando somente sua foto em destaque, até mesmo para eliminar pessoas do cenário.

2. Ultravioleta

Alguns programas de edição de fotos possuem a disponibilidade do filtro ultravioleta, este que é utilizado para absorver os raios ultravioletas e deixar as fotos mais leve, como se a saturação fosse reduzida, deixando a pigmentação um pouco mais clara.

3. Borrado

Os filtros borrados podem possuir vários nomes de acordo com o programa de edição desejado, podendo ser reconhecido como Wind ou Blur, causando o desfoque na imagem total ou localizado.

4. Sponge
edição de fotos sponge

Imagine a pintura feita com uma esponja. O efeito disponibilizado por este filtro fotográfico, encontrado principalmente no Photoshop, proporciona um visual completamente diferente para a imagem, com aspecto de aquarela levemente molhado, repleto de formatos arredondados que distinguem as pigmentações presentes na fotografia.

5. Spatter

Diferentemente da aquarela, como citado acima, o efeito Spatter, também disponibilizado principalmente no Photoshop, é semelhante às borrifadas de tinta, com pequenas partículas de cada pigmento que podem ser notadas ao observar a fotografia mais de perto, possibilitando definir o tamanho destes nos ajustes.

6. Twirl

A distorção é uma técnica de edição de fotos das mais buscadas, podendo brincar com as fotografias e imagens. Este filtro possibilita que as alterações sejam feitas em círculos, movimentando as fotos como redemoinhos, possibilitando posicionar esta diversificação em qualquer ponto da fotografia, movimente o mouse para conquistar o visual.

7. P&B

O P&B é um dos filtros fotográficos mais utilizados por uma série de apaixonados por fotografias, com efeito mais antiquado e tradicional, transformando todas as cores da imagem para escalas de branco e preto, incluindo o cinza.

8. Sépia

Assim como o P&B, o sépia é um filtro de coloração que possibilita transformar as cores de uma foto, porém ao invés de tons de cinza, a imagem é totalmente tingida com tons de laranja e preto, com um visual pouco mais antiquado, relembrando décadas passadas.

9. Grain
edição de fotos grain

Imagens granuladas podem ser feitas propositalmente por meio de programas de edição de fotos, criando pequenos pontos com colorações diferenciadas que criam um ar mais envelhecido e até mesmo podem dar a impressão de uma foto de má qualidade. É normalmente usada para aplicações em jornais, que são papéis inferiores aos de outros meios de divulgação. O filtro Grain ainda oferece mais vivacidade à foto, deixando-a com uma aparência mais real.

10. Lens Flare

Disponível em somente alguns programas de edição de imagem, este é um dos filtros muito utilizados em paisagens, criando a sensação entrada de luz no momento em que foi tirada a foto, com algumas bolinhas de colorações avermelhadas representando a queima dos raios solares na fotografia obtida. A utilização deste adicional é muito comum para pessoas que desejam deixar as fotos menos artificiais, inserindo um aspecto muito comum de câmeras fotográficas amadoras, com a invasão de raios ultravioletas.

Conhece algum filtro para edição de fotos extra? Compartilhe conosco!

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] com os filhos e etc, pois com a resolução mais baixa do que as DSLR fica difícil editá-las em editores profissionais de foto, expandi-las ou importá-las para mídias sociais com boa […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.