Workshop “Um olhar na Semana Santa de Ouro Preto”

0 512

O workshop “Um olhar na Semana Santa de Ouro Preto” será realizado pelo fotógrafo Eduardo Tropia em Ouro Preto nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2017

Os interessados no workshop podem solicitar ficha de inscrição através do e-mail: cursoeduardotropia@gmail.com

As vagas são limitadas a 10 participantes e o aluno deverá ter conhecimento básico da fotografia e possuir máquina fotográfica digital, de preferência com módulo manual e opcionalmente tripé.

 

Workshop Um olhar

Na sua 22ª edição “Um olhar” visa à prática da fotografia sob iluminação natural, uma reeducação do olhar, produção de fotos com baixa luz noturna e estudos da profundidade de campo, dividido em etapas: teórica e prática.

Eduardo Tropia apresenta sua trajetória na fotografia, que abrange desde o fotojornalismo ao seu trabalho contemporâneo.

Na Semana Santa o trabalho terá como cenário as festividades religiosas, uma procissão noturna na sexta-feira da Paixão, uma saída fotográfica ao entardecer pela cidade no sábado de Aleluia, com acompanhamento da produção dos tapetes na noite e no domingo, ao amanhecer, roteiro dos tapetes prontos e a procissão da Ressurreição.

Roteiro de trabalho
1º dia (sexta – feira)  – 14 de abril
15 horas: Início das atividades na sala de encontro
·         Apresentações pessoais (professor e alunos)
·         Apresentação do workshop “Um olhar”
·         Aula teórica sobre conceitos da fotografia
19h: Passeio prático da celebração da Paixão seguindo a Procissão

2º dia (sábado) – 15 de abril
16h: Início das atividades do grupo na sala de encontro, seguindo para ponto estratégico da cidade para aula prática observando o movimento de luz do entardecer

22h: Encontro para fotografar a produção de tapetes pela cidade

3º dia (domingo) – 16 de abril

5h: Sala de encontro para início do roteiro dos tapetes prontos e a Procissão da Ressurreição

Após a procissão, encontro na sala para finalização.

Os horários podem ser modificados no decorrer dos trabalhos em acordo com grupo.

 

Eduardo Tropia

A sala escura sempre esteve presente na vida de Eduardo Tropia, reconhecido fotógrafo mineiro com 45 anos dedicados à arte de escrever com a luz. Filho do fotógrafo Milton Tropia, Eduardo cresceu vendo de perto o trabalho do pai, conhecido retratista em Pedro Leopoldo e Ouro Preto.

Produziu diversas exposições, entre elas: Memória dos Festivais de Inverno Ouro Preto e Mariana; Ouro Preto Jazz Tudo é Jazz; Ruas de Minha Vida, que também foi exposta na cidade de Lagos, em Portugal durante o Cineport 2006. Em Belo Horizonte e São Paulo, assinou a exposição “E nós que nem sabemos”. Apresentou trabalhos na Casa Cor Minas em 2012 e 2013. Integrou a exposição Minas Território das Artes, no Palácio das Artes em maio de 2014. Integra o coletivo Olho de Vidro há 10 anos, onde encontra o caminho para suas produções autorais finalizadas em fine art. Com a Série “Murus” participou de oito exposições em galerias de arte de MG e SP entre 2015 e 2016. Participa com mais 20 fotógrafos mineiros do documentário “Profissão Fotógrafo”, produzido pela Estação Mídia filmes e estreado em agosto de 2016 em Belo Horizonte. Em novembro desse ano, Eduardo Tropia tem sua obra Barroco x Chinesice – da série “Barroco Liberto” – selecionada para a “6th Jinan International Photography”, bienal de fotografia na China, compondo exposição coletiva com fotógrafos do mundo inteiro e, paralelamente apresenta na Grande Galeria Casa dos Contos, Ouro Preto, “Retrospectiva”, uma passagem pelos seus 45 anos de profissão.

Entre 14 de dezembro/16 e 31 de janeiro de 2017 a série Barroco Liberto esteve exposta no Museu de Sant’Ana, na cidade de Tiradentes.

Em cartaz a exposição Barroco x Chinesice, no anexo do Museu da Inconfidência até dia 30 de abril, Tropia expande a pesquisa que deu origem às imagens produzidas para a “6th Jinan International Photography”.

Tropia mantém sua galeria fine art permanente em Ouro Preto, na casa onde viveu o poeta Alphonsus de Guimarães, dividindo espaço com trabalhos artesanais produzidos pela família, como o Licor Caseiro de Jabuticaba, receita dos avós que é repetida hoje por duas irmãs.

Para ver outras obras do fotógrafo visite sua galeria:

Rua São José, 165 – Centro Ouro Preto.

www.eduardotropia.com.br

Tel. (31) 9.9916-7283

Workshop “Um olhar na Semana Santa de Ouro Preto” Workshop “Um olhar na Semana Santa de Ouro Preto” Workshop “Um olhar na Semana Santa de Ouro Preto” Workshop “Um olhar na Semana Santa de Ouro Preto” Workshop “Um olhar na Semana Santa de Ouro Preto” Workshop “Um olhar na Semana Santa de Ouro Preto”

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.