Como tirar Fotos de Produtos ?

Como tirar Fotos de Produtos ?

Como tirar fotos de produtos? Com certeza você já ouviu falar que uma imagem vale mais do que mil palavras. E quando o objetivo é o de vender produtos em loja presencial ou online, a imagem ganha mais importância ainda.

Inicialmente, quando a foto de um produto, anúncio e peça de material promocional é bem realizada ela consegue transmitir a qualidade do produto e seus principais atributos.

Geralmente, os empreendedores ficam com dúvidas sobre como tirar fotos de produtos com qualidade e edição qualificada.

A foto de lojas físicas, setores de atendimento, letreiros, material de divulgação, produtos e serviço é parte do esforço de marketing para posicionar marca e produtos no mercado.

A imagem é de grande importância para o negócio ajudando a atrair mais atenção do público e, dessa forma, estimular as vendas.

Neste artigo, apresentamos conceitos e dicas de como gerar imagens com qualidade visando melhorar o posicionamento da marca alavancando as vendas.

Como tirar Fotos de Produtos ?

Como tirar fotos de produtos para seu negócio?

Nas últimas décadas, a fotografia tem sido considerada uma atividade exercida por profissionais de ponta com atuação no segmento. Porém, com a digitalização, o crescimento da internet e das redes sociais, a criação e edição de fotos se tornou algo comum e corriqueiro.

Claro que, o trabalho de um profissional formado e experiente na área de fotografia ainda é de grande valor, e o empreendedor pode escolher contratar um bom fotógrafo para realizar as imagens de sua empresa, seja para a venda de produtos ou para o posicionamento de produtos e marcas no mercado.

Mas, para gerar velocidade, agilidade e economia, além de contar com os serviços de um profissional, é indicado utilizar máquina digital e profissional para realização de boas imagens.

Como tirar Fotos de Produtos ?

Compartilhamento

É importante criar imagens de produtos, anúncios promocionais e até conteúdos que sejam aproveitados para memes e conteúdos imagéticos atrativos.

O grande foco é gerar engajamento junto ao cliente potencial e, posteriormente, sentimento para compartilhamento. É crucial que o lead ou público de interesse se sinta convidado naturalmente a compartilhar determinada imagem.

Imagem digital

Quando o assunto é imagem digital, segundo pesquisas realizadas pela Pew Research, mais de 50% dos usuários ativos de internet costumam publicar foto e vídeos criados por eles mesmos.

Esse percentual comprova o acesso crescente à produção de imagens feita pelos próprios usuários de redes sociais e internet. Nesse caso é importante ficar de olho no estilo de imagem e conceito que as pessoas mais gostam de curtir nas redes sociais para se inspirar ao criar imagens de divulgação para sua empresa.

Como tirar Fotos de Produtos ?

Imagens para e-commerce

Para saber como tirar fotos de produtos, a seguir apresentamos algumas dicas valiosas para ajudar você nesta tarefa.

1 – Atenção com a resolução

Ao fotografar e editar imagens, é indicado ter atenção com a resolução de cada fotografia digital e imagem em processo de finalização.

Inicialmente, a imagem precisa ser nítida para que o cliente possa visualizar o produto com todos os detalhes.

Algumas lojas, dependendo da programação, oferecem a possibilidade para o cliente visualizar o produto com zoom para aproximar e afastar a visualização de cada foto.

Devemos ressaltar que os arquivos editados e selecionados serão hospedados no site, e para não pesar a página da loja online, é indicado trabalhar com fotos quadradas entre 800×800 (mínimo) e 1200×1200 (máximo).

Como tirar Fotos de Produtos ?

2 – Evite marca d’água

Algumas empresas gostam de usar marca d’água sobre as imagens de produtos e serviços. Porém, essa rática não é recomendada e pode prejudicar o uso da foto.

A marca d’água é indicada para ser usada em redes sociais, e não em imagens que compõem a descrição e apresentação de produtos.

3 – Produza bastante imagens

Ainda nos tempos atuais, a compra através de lojas online ainda causa insegurança nos clientes. A foto do produto ajuda a apresentar mais detalhes do produto e dessa forma gera mais segurança o processo de compra.

Sendo assim, o gestor da loja online precisa produzir bastante imagens para seu e-commerce, afinal é melhor ter mais fotos para selecionar do que ter pouco material. Sendo assim é orientado realizar imagens dos produtos sob diferentes ângulos com o máximo de detalhes.

Como fotografar?

Se você é empreendedor e não está podendo contratar um profissional em fotografia, você pode comprar a sua própria câmera profissional e semi profissional para realizar as imagens para sua loja online.

Caso não tenha um estúdio em casa, improvise selecionando um espaço com fundo branco (caso não precise fotografar um ambiente externo) utilizando um ou dois focos de luz sobre o produto.

Caso o cômodo receba luz do sol de manhã, é indicado também aproveitar a luz natural, mas em certos casos poderá ser importante usar uma lente específica ou equipamento específico para explorar a luz natural.

Mesmo que esteja usando uma mesa do escritório ou mesa da sala de casa, é importante aproveitar todos os ângulos para expor o produto de diferentes posições.

​Dependendo do tipo de câmera, você precisará comprar um tripé para manter a estabilidade da lente e a fixação do enquadramento. Em muitos casos, um mínimo movimento ou vibração pode causar perda de foco e borrar a imagem final.

Procure expor ao máximo a noção real da escala do produto. Existem pessoas que compram um tablet através de uma loja virtual, pensando que o equipamento é maior do que a tela do notebook, mas quando recebem o produto em casa percebem que a tela do equipamento é um pouco maior do que o celular convencional.

Essa experiência ocorre quando a empresa não investe em gerar uma imagem que obedeça a escala de tamanho real do produto.

Como tirar Fotos de Produtos ?

Gerando valor

Ao saber como tirar fotos de produtos, é importante considerar que a imagem fotográfica ajuda a gerar valor. Ela também permite sempre mostrar mais a respeito de uma campanha de marketing ou divulgação de vendas.

​Como falamos anteriormente, o empreendedor por improvisar ou construir o próprio mini estúdio em casa e no trabalho para realizar as fotografias.​

Conclusão

Portanto, podemos afirmar que o produto é um dos pontos fundamentais da oferta de uma loja. É indicado que a imagem do produto tenha qualidade, apresente de forma justa e honesta os atributos do produto e atraia o interesse do cliente.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]