Dicas de como fazer lindas fotos de casal

1 1.344

As fotografias de casal são bastante comuns em ensaios pré-casamento, aniversários de namoro, ou simplesmente uma comemoração e recordação do amor. As vantagens de produzir esses ensaios é que, geralmente, os casais possuem química e muita afinidade, o que deixa o trabalho do fotógrafo mais fácil. Não será difícil tirar sorrisos e rostos brilhantes para serem impressos no papel.
Sendo assim, para melhorar ainda mais o resultado e experiência de fotografar casais, confira algumas dicas do Blog Emania para esse tipo de ensaio fotográfico:

Como escolher o local do ensaio

A opinião do casal em relação ao local do ensaio fotográfico é importante e deve ser levada em consideração. No entanto, um lugar que marque a vida deles como casal pode não ser apropriado para boas fotografias de casal, por isso, deves se levar em consideração a escolha dos modelos, mas o olhar do fotógrafo também deve intervir.
Os profissionais preferem locais públicos para esse tipo de ensaio, que permitem poses mais espontâneas e uma maior interação com o ambiente. Esses locais costumam ser mais visados que um estúdio para books de casais.
A escolha do ambiente de fundo também deve ser pautada de acordo com o estilo do ensaio, se ele será formal, casual, romântico, ou despojado…

casal-de-namorados--abracadinhos-na-praia-wallpaper-16359

Manter um diálogo com os modelos

Manter uma conversa com o casal que será fotografado antes e durante o ensaio é fundamental. Independe se o fotógrafo já os conhece, manter um diálogo informal e não necessariamente sobre as fotos pode ser importante para a própria composição das fotos de casal.
É nessa conversa que algumas histórias inspiradoras podem aparecer para complementar o trabalho artístico e que podem compor a cena.
Busque informações sobre lugares, objetos, pessoas e músicas que tenham marcado a vida deles. Pergunte sobre as músicas e filmes preferidos. Se esse trabalho for feito antes do ensaio, esses elementos podem ser incorporados como detalhes da foto e vão deixar o trabalho ainda mais significativo para o casal.

Não deixe de fotografar nada

Um segredo para fazer as fotos de casal é não perder nenhum momento. Geralmente casais demonstram afeto nos intervalos das poses e capturar esses momentos espontâneos pode deixar o ensaio ainda mais especial. Portanto, não espere o casal posar para que a câmera digital seja acionada. Capture qualquer sorriso que para você possa parecer insignificante, mas que depois de revelado fica muito interessante.
Se o momento for muito rápido e a imagem perder o foco, utilize recursos artísticos como o motion blur para dar a impressão de movimento. Se o ensaio for em um local público, incorpore os “figurantes anônimos” na cena também, assim como elementos urbanos e naturais.

fotos de casal
Casal

Como usar a iluminação

A iluminação, nesse caso, deve ser usada para criar uma atmosfera de romance, necessária para esse tipo de ensaio. Além de se preocupar só com a iluminação necessária para deixar a cena nítida, procure explorar efeitos como o flare para dar um toque sensível.
De maneira resumida, já que o Blog eMania já explicou com detalhes esse efeito, o chamado Lens Flare são aqueles reflexos que aparecem na fotografia quando a luz consegue entrar na lente da câmera frontalmente. Antes, o efeito era considerado um defeito, mas hoje em dia, ele pode ser usado como um recurso artístico.
Outra dica para a iluminação atingir uma atmosfera romântica é fotografar nos horários de “luz de janela”, que são quando o sol não está muito alto. A preferência é para os fins de tarde, quando o sol emite uma luz mais quente e mais “aconchegante”.

fotos de casal

Como dirigir um ensaio de fotos de casal

Não tenha medo de falar para os modelos como eles devem agir e o que eles devem fazer. Esse é o trabalho do fotógrafo. Sugira movimentos, escolha o enquadramento e diga aos modelos com quais elementos eles podem interagir durante as poses.
Vale lembrar que poses muito forçadas não geram um resultado legal, mas é preciso que o fotógrafo defina as diretrizes do ensaio para atingir um resultado bacana.
Procure brincar com elementos do ambiente que está servindo de fundo para criar molduras, use a profundidade de campo para destacar o casal no meio da multidão e prefira cores quentes para criar o clima romântico. Tenha todas essas ideias em mente antes de fotografar alguém para que não haja a perda de foco durante os cliques das fotos de casal.

Como editar as fotos de casal

Não tenha medo de editar as fotografias. A edição posterior é fundamental para um bom resultado final e satisfação dos modelos. É claro que não vale descaracterizar as pessoas, nem o ambiente retratado. A edição aqui se trata de correção de cor, contraste e brilho, por exemplo.
Tome cuidado ao mudar a cor para não descaracterizar também as cores de iluminação usadas no dia das fotos para criar a atmosfera romântica citada anteriormente.

Fotografias de casal devem passar sensibilidade, amor, carinho, conforto e cumplicidade depois de prontas. Colocando todas as dicas em prática, esses sentimentos serão retratados facilmente.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] em questões como a política da família, desafios logísticos e a pressão em fotografar odia mais feliz de um casal. Você não vai poder desapontá-los e terá de tirar fotos incríveis, que capturem a conexão […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.