3 hábitos para um fotógrafo de paisagens adquirir

0 243

Você já esteve em um lugar lindo, preste a fotografar o melhor pôr do sol que você já viu, mas não pôde porque a bateria da sua câmera acabou? Talvez você, como um fotógrafo de paisagens, já percebeu que quase todas as suas fotos estavam inutilizáveis porque todas elas saíram com manchas de poeira?

Não se preocupe. Muitos fotógrafos de paisagens já viveram as mesmas situações. Por sorte, há alguns hábitos que você pode desenvolver para evitar perder fotografias novamente. Nenhuma delas exige muito tempo, ou dinheiro, então não há desculpa para não inseri-los no seu ritmo de trabalho.

Hábito 1: carregue as baterias da câmera fotográfica

Pode parecer óbvio que um fotógrafo de paisagens – e qualquer outro tipo de fotógrafo – precise carregar as baterias para câmeras antes de sair para o campo, mas você se surpreenderia ao saber que muitas pessoas saem com as baterias já gastas com frequência.

Na verdade, aposto que você já passou por essa situação, não é? (Mas não se preocupe, MUITOS fotógrafos já fizeram isso).

Por isso, é importante para fotógrafos de paisagens transformar em hábito carregar todas as baterias por completo assim que chegam em casa depois de uma sessão de fotos. Se você decidir fazer isso antes de sair para fotografar, corre o risco de esquecer, ou tirar da tomada antes do carregamento completar por causa de pressa.

Hábito 2: Limpe o seu equipamento

Limpar o equipamento fotográfico é extremamente importante (especialmente para fotógrafos de paisagens), não apenas para aumentar a vida útil da câmera, mas para melhorar a qualidade de imagem.

É sempre frustrante quando transferimos nossas fotografias ao computador e imagens lindas são arruinadas por centenas de pontos – grandes e pequenos – de poeira. Isso é desnecessário é muito fácil de ser resolvido, então por que fazer com que as outras pessoas pensem que você não é tão talentoso quanto realmente é por causa de manchas de sujeira?

Você não precisa de mais do que um pano barato de microfibra para remover poeira e sujeita da sua lente, ou filtros de lente. Porém, apesar de isso ser o suficiente na maioria dos casos (e algo que deve ser carregado na bolsa junto com o equipamento fotográfico), também é recomendável que você compre produtos de limpeza próprios para lente fotográfica. Eles são ideais para limpezas mais profundas, principalmente para tirar manchas causadas pelo sal do mar e da areia.

fotografo de paisagens

Hábito 3: não vá embora antes de acabar

Esse hábito a ser adquirido pode ser o conselho mais importante que vamos dar a um fotógrafo de paisagens: não vá embora antes de acabar.

Muitos fotógrafos aprendem esse hábito da pior maneira.

Muitos fotógrafos amadores pensam que o nascer, ou o pôr do sol, muitas vezes não vai virar em nada, principalmente em dias de tempo nublado. Ao invés de ficar no local e esperar até que esses fenômenos terminem, eles decidem ir embora e torcer por melhores condições de tempo na próxima.

E o que acontece no caminho para casa? O céu se transforma em uma obra de arte em poucos segundos.

fotografo de paisagens

Não significa que você não vai ter minutos de luz só porque você está fotografando em um dia de céu nublado. Algumas vezes o céu pode não se transformar em algo espetacular, mas não custa nada esperar 10, ou 20 minutos para tirar a prova.

Então pense nisso na próxima vez que você for embora mais cedo: não acaba, até que acaba. Espera um pouco, tenha paciência, e talvez você consiga uma fotografia de paisagem digna de obra de arte.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.