Como ganhar dinheiro com fotografia ? Confira essas 7 opções!

0 430

O maior desafio para quem decide começar a trabalhar como fotógrafo é descobrir como de fato pode ganhar dinheiro com a fotografia. Existem muitas oportunidades de divulgar o seu trabalho como fotógrafo profissional ou fotógrafo iniciante, mas são tantas opções que você acaba ficando perdido.

Para ajudar, o número de profissionais nesta área tem crescido bastante, o que aumenta a concorrência e deixa a sua sobrevivência no mercado um pouco mais difícil. Nestas horas, a melhor coisa a fazer é ter foco e encontrar oportunidades pouco exploradas no mercado.

Em primeiro lugar, recomendamos que você pare um pouco e pergunte a si mesmo qual a atividade em fotografia que lhe dá mais prazer e autorrealização. Gostar daquilo que faz é o primeiro passo para atingir o sucesso em sua carreira e fazer o seu trabalho com qualidade.

Em seguida, procure pelas oportunidades disponíveis no mercado e as formas para transformar a sua paixão em métodos para ganhar dinheiro com fotografia. Hoje é possível rentabilizar qualquer atividade que você imagina, mas, se está com dificuldades para criar a sua lista de carreiras e ocupações em fotografia, veja as 7 opções que separamos para você abaixo.

1.     Serviços de fotografia

Mesmo tratando-se de uma área de atuação muito conhecida e explorada pela maioria dos fotógrafos, os serviços tradicionais de fotografia ainda são boas opções de ganhar dinheiro.

Você pode usar de seus talentos com o Photoshop ou qualquer outro programa de edição de imagens, por exemplo, para ter o seu próprio estúdio fotográfico e assim oferecer diversas soluções de fotografia em um só lugar.

Outras opções são: realizar fotos para documentos, impressão de fotografia profissional, compilação de vídeos, configuração de equipamentos fotográficos, revenda de acessórios em seu estúdio, restauração de fotos antigas, etc. Afinal de contas, estes serviços de fotografia possuem grandes demandas e nunca saem de moda, não é mesmo?

Apesar de um ponto comercial ser indicado para serviços em loco, você ainda pode se instalar na garagem ou pequena sala em sua casa, ou então, se aventurar pelos sites freelancers e assim ganhar dinheiro com fotografia através dos serviços em home Office.

2.     Fotografia de eventos
dinheiro com fotografia eventos

A fotografia é o melhor método para guardarmos recordações dos principais acontecimentos em nossas vidas. Seja um nascimento, aniversário, batizado, casamento ou evento corporativo, sempre há alguém louco para deixar estas cenas registradas para sempre.

É nesse momento que surgem boas oportunidades para ganhar dinheiro com fotografia. Primeiro você vai precisar dos equipamentos adequados para cada estilo fotográfico, em seguida, pode se dedicar a capturar imagens de qualquer um destes eventos, ou buscar por aperfeiçoamento em um modelo específico e assim tornar-se um especialista.

Fotógrafos de casamento, por exemplo, costumam fazer um bom dinheiro com seu trabalho profissional. O principal motivo para isso, é que na fotografia de eventos, você pode vender serviços complementares.

Na maioria das vezes, além de cobrar pela sessão fotográfica, cada evento renderá um álbum de fotos, um vídeo e, em alguns casos, publicações online. Isso quer dizer mais chances de você ganhar dinheiro com fotografia e com o mesmo cliente.

3.     Fotografia de bebês

Cá para nós, a mamãe carrega o filho em seu ventre por até nove meses e passa a maioria deste tempo ansiosa para vê-lo nascer. Quando o nascimento de fato acontece ela está louca para capturar cada gesto do bebê e eternizar este momento que, em sua visão, passa muito rápido.

A fotografia newborn, como também é conhecida a prática de fazer fotos de recém-nascidos, é uma excelente maneira de ganhar dinheiro como fotógrafo. Você pode, por exemplo, acompanhar o passar dos anos com uma mesma criança e assim gerar serviços recorrentes com um mesmo cliente.

Além disso, tem como não gostar de fotografar bebês? Concordo que eles são temperamentais e um pouco exigentes, mas são muito fofos também.

Então, se você tem uma predisposição a gostar de crianças esta pode ser uma boa oportunidade, apenas esteja preparado para adquirir equipamentos complementares para compor os cenários das fotos newborn.

4.     Fotografia pet
dinheiro com fotografia pet

Os bichinhos de estimação fazem parte da família! Quem tem o seu próprio pet, vai concordar que não enxergamos apenas um cachorro ou um gato, mas sim um ente querido que faz parte dos melhores momentos de nossas vidas.

Por conta disto, capturar fotos de animais de estimação tem se tornado uma boa oportunidade para ganhar dinheiro com fotografia e as opções são muitas. Capturar eventos importantes, criar álbuns, sessões pet, estampar camisas ou gravar um pet reality são apenas algumas opções de serviços que você pode oferecer neste tipo de fotografia.

O investimento para este trabalho não ultrapassa muito os outros estilos fotográficos, no entanto, para além de profissionalismo em suas fotos você vai precisar de muita paciência e gosto pelos animais.

Adquirir brinquedinhos especiais e acessórios também é uma opção, pois os clientes tendem a optar pelos profissionais que oferecem o serviço mais completo e dispõem das ferramentas adequadas para executar a tarefa.

5.     Stock de fotos

Na internet você encontra muitas opções de diretório de imagens ou marketplaces de fotos. A geração de conteúdo na internet cresceu bastante nos últimos anos e com ela, a necessidade por adquirir fotos, imagens e gráficos para as peças publicitárias e redes sociais.

Para ganhar dinheiro com fotografia neste mercado você pode capturar imagens variadas, de temas distintos, começando por acontecimentos do cotidiano e partindo para fotos mais sofisticadas.

Após ter um número considerável de imagens em mãos, publique em um desses sites (FotoliaShutterstockBigstock, entre outros). Assim que alguém se interessar por uma de suas fotos, pode fazer a compra instantaneamente e você recebe o valor cobrado, descontado apenas a comissão do site.

As vantagens deste tipo de negócio é que você não precisa se preocupar com nada, apenas cria as imagens, publica nos sites que escolher e recebe o seu dinheiro quando vender. Os intermediadores garantem o funcionamento do site, processamento e cobrança dos pedidos, deixando você mais livre para se dedicar a fotografia.

6.     Fotografia para e-commerce

Outro mercado que tem crescido bastante são as vendas online. Hoje muitas pessoas recorrem à internet para fazer uma compra e os motivos são muitos: transações mais seguras, praticidade, agilidade e assim por diante.

Um fator interessante do e-commerce é que assim como nas lojas de bairro, o cliente ainda precisa conhecer o produto e obter o máximo de detalhes possíveis. Em razão disso, as fotos do produto ainda continuam sendo indispensáveis para fechar uma venda.

É exatamente neste ponto que o seu trabalho como fotógrafo entra. Com uma câmera fotográfica em mãos, os produtos e equipamentos de iluminação básica você consegue capturar imagens dos produtos e ajudar as empresas ou pessoas que desejam vender produtos online.

Os seus clientes para este serviço podem ser lojas virtuais de renome, usuários de classificados online, importadores, etc. As oportunidades para ganhar dinheiro com fotografia de produtos são muitas e o investimento inicial é relativamente pequeno, principalmente, se comparado a outras carreiras na fotografia.

7.     Cursos de fotografia

Você é experiente no mundo fotográfico? Acumula um excelente portfólio e tem dom para ensinar outras pessoas? Neste caso, oferecer cursos e treinamentos de fotografia pode ser uma boa opção para ganhar dinheiro.

Desde cursos presenciais em escolas do ramo, até mesmo seminários e treinamentos online, educar continua sendo uma opção para ganhar dinheiro com fotografia profissional. O crescimento do setor está atraindo novos candidatos à profissão e por que você não pode ajudá-los a se profissionalizar e receber por isso?

Um instrutor de fotografia pode ser pago por hora, treinamento, aula ou curso. A melhor coisa é que você pode utilizar das ferramentas online para distribuir o seu conteúdo e assim atingir mais pessoas interessadas em seus conhecimentos.

Apenas escolha a forma mais adequada para ensinar, que se encaixe a sua rotina e contribua para transmitir a experiência para os outros. Quanto ao investimento na carreira, bom, vai depender muito do que você deseja, pode começar por algumas dezenas até milhares de reais, mas o retorno sobre o investimento costuma ser bem satisfatório.

Opção extra: Fotografia com drones
dinheiro com fotografia drones

A fotografia área também é uma grande opção para ganhar dinheiro. Muito utilizada em fotos do ramo imobiliário e eventos de entretenimentos (shows, videoclipe, etc.), os drones vieram para ficar na fotografia profissional.

Apesar de esta opção exigir uma boa habilidade com o controle remoto, um fotógrafo ávido por aprendizado também é capaz de dominar esta técnica e lucrar. A melhor parte desta oportunidade é que ainda está em expansão e, talvez, entre todas as opções citadas neste artigo, é a única com baixíssima concorrência.

O investimento inicial, no entanto, pode assustar um pouco, já visto que o preço de um Drone adaptado para fotografia área pode sair o mesmo valor de uma câmera profissional.

Contudo, se você tem um espírito empreendedor e não tem medo de arriscar em novas oportunidades e lugares desconhecidos, esta pode ser a sua chance de ganhar dinheiro verdadeiramente com a fotografia.

Como ganhar dinheiro com a fotografia de fato?
Como ganhar dinheiro com fotografia de verdade

Logicamente, apresentamos apenas algumas das opções para você ganhar dinheiro com fotografia. Existem muitas outras formas de rentabilizar a suas fotos e gerar dinheiro com o seu trabalho de fotógrafo profissional. No entanto, o meu objetivo é ajudá-lo a escolher o melhor deles e não entupi-lo de opções para que fique ainda mais confuso.

Não existe a melhor oportunidade para ganhar dinheiro com fotografia que possa ser escolhida e aplicada por todos os fotógrafos. Na verdade, o que existe é a melhor opção para você, que pode não ser tão boa para mim e para outros fotógrafos, por exemplo.

Como falei no início do artigo, você precisa pensar realmente naquilo que gosta de fazer e perguntar a si mesmo por quanto tempo estaria disposto a trabalhar neste ramo e, principalmente, o quanto pretende se comprometer e esforçar para atingir os seus objetivos.

Ganhar dinheiro com fotografia pode ser mais difícil do que você imagina. A prova disso é que existem dezenas de biografias de fotógrafos renomados mostrando como foi difícil chegarem ao sucesso. Mas, não existe nada impossível quando temos paixão naquilo que fazemos e estamos dispostos a enfrentar tudo para chegar onde queremos.

A dica de ouro é experimentar todas as possibilidades, aproveitar este caminho para melhorar o seu aprendizado e, por que não, juntar várias oportunidades de ganhar dinheiro com fotografia em sua carreira. Quem disse que você precisa escolher apenas uma delas?

A fotografia é uma arte e boa parte do aprendizado que obtemos nela vem de nossas próprias experiências prática, então, porque não ganhar dinheiro ao mesmo tempo que acumula novos conhecimentos, técnicas e informações? Acredite, algum dia toda esta experiência será necessária e, inclusive, pode se tornar uma nova oportunidade de gerar dinheiro.

Concluindo…
Como ganhar dinheiro com fotografia fim

Todas as opções que viu acima podem ser desempenhadas juntas e de forma complementar. Elas também não exigem muito esforço ou investimento para dar início a sua carreira no mundo da fotografia profissional, mas a dedicação é necessária em qualquer uma delas.

Apesar de ninguém ser capaz de dizer o que você deve fazer, essas dicas contribuem para você tomar a decisão mais assertiva para sua carreira na fotografia profissional.

Fotografia é uma arte e algo incrível para se tornar a sua profissão por longa data. Entretanto, esta atividade pode se tornar muito cara por alguns momentos e também desafiadora.

Ganhar dinheiro com a fotografia é necessário por muitos motivos, como fotógrafo você vai precisar comprar novos equipamentos e investir em conhecimento, então seria bom ter um negócio sustentável logo de início. Por outro lado, se você deseja investir mesmo nesta carreira, será necessário receber dinheiro suficiente para sustentar a si mesmo e sua família.

Independente de seu motivo escolha a opção que mais se adéqua o seu perfil e traga todos os benefícios que você precisa. Quando você executa aquilo de que gosta, o dinheiro passa a ser uma consequência.

Você tem alguma sugestão diferente para ganhar dinheiro com fotografia? Então, deixe o seu comentário abaixo e ajude a enriquecer este artigo com novas oportunidades para fotógrafos entusiastas.

Confira também nossa matéria: Fotógrafo da Dicas de como Ganhar Dinheiro com a Venda de Fotos na Internet

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.