Home»Dicas»Dicas para fotografar carros adequadamente

Dicas para fotografar carros adequadamente

6
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Fotografar carros pode ser muito interessante. É como ciência. Toda vez que você vai fotografar um automóvel, você vai aprender algo novo. Por isso, vamos compartilhar algumas dicas para você começar a fazer isso, como hobby ou não, e para ajudar você a entender esse interessante nicho do mundo da fotografia.

Fotografe na hora certa do dia

Esse é, de longe, um dos erros mais comuns na hora de fotografar carros. O melhor horário para fotografar carros é alguns minutos depois do pôr-do-sol, ou alguns minutos antes do nascer do sol. Use um tripé e consiga aquele perfeito toque de luz suave na tinta do automóvel.

Evite os reflexos

Você precisa ter muito cuidado com o que vai aparecer no reflexo do seu carro. Dê uma olhada em volta e próximo ao carro para ver o que está sendo refletido na superfície do automóvel. Um carro (especialmente os novos e brilhantes) é como um espelho. Tente fotografá-lo com um espaço aberto atrás de você, como um campo. Tente evitar fotografar em ambientes com muitos prédios, ou árvores atrás de você. Uma das coisas mais importantes para mostrar em uma fotografia de carro são o design e as linhas do automóvel e os reflexos podem estragar isso.
É preciso ter cuidado também para que seu próprio reflexo não saia na foto. Se você não conseguir evitar isso, é melhor colocar a câmera digital em um tripé, acionar o timer e sair do campo de visão da lente.

Fotografar carros em movimento

Uma maneira muito fácil de conseguir uma imagem bacana é fotografar um carro dentro de outro carro em movimento (mas tenha cuidado ao fazer isso). Dispare a câmera em direção a outro carro enquanto estiver a 60 km/h com uma velocidade do obturador em 1/100 por segundo.
Ao fazer isso, você vai conseguir um movimento interessante da estrada e das rodas. Você pode até diminuir um pouco a velocidade do obturador, mas isso vai aumentar as suas chances de ficar com uma foto borrada.

fotografar carros

A cor do carro

Todos os tipos de tinta reagem de maneira diferente, em diferentes horas do dia, com uma luz diferente. Muitas cores odeiam a luz do sol direta, mas outras cores funcionam muito bem com a iluminação incidida diretamente nelas. Sendo assim, o ideal é que você teste diferentes iluminações, com diferentes intensidades e ângulos e veja qual é o melhor para o seu objeto.

Plano de fundo

Esteja certo de que seu plano de fundo combine com seu carro e com o tema da fotografia. Evite objetos no plano de fundo que possam distrair o olhar do espectador. Esses objetos podem ser latas de lixo, cabos de energia e outros veículos… Todos eles podem acabar com a sua fotografia e com o destaque do seu objeto principal.

Panning para motion blur

Uma maneira interessante de dar movimento para sua fotografia de carro e ficar parado em frente a uma rodovia e deixar os carros passarem por você para fazer o panning. Siga o carro com a sua lente em uma ação suave e ajuste a velocidade do obturador a 125/segundo. Você ficará maravilhado de como é fácil fazer isso.

Deixe o carro interagir com a natureza

Outra maneira de fazer com que o automóvel fale com quem for ver a imagem e deixá-lo interagir com a natureza na hora de fotografar carros. Exemplos disso podem ser um carro levantando poeira ou água, um 4×4 passando por um obstáculo, entre outros…

fotografar carros

Fotografando à noite

Pode parecer difícil, mas você ficaria surpreso em saber como é fácil fazer isso e como o resultado fica incrível. O maior segredo aqui é encontrar um ponto onde está completamente escuro. Qualquer luz da rua, ou até uma lua cheia pode atrapalhar.
Quando você encontrar esse local, coloque a câmera em um tripé. Ajuste o ISO a 100, a velocidade do obturador em 30 segundos e a abertura em f/9.
Quando o obturador abrir, ligue uma fonte de luz forte e comece a andar em volta do carro “pintando-o” com a luz. Uma lanterna comum pode dar conta disso.
Não há regras aqui. Pinte o carro da maneira que quiser para dar efeitos diversos. Você vai ficar de boca aberta com os resultados. Confira:

fotografar carros

 

Comentários

comentários

Post anterior

Enquadramento: O recurso que você vai precisar sempre para suas fotos !

Próximo post

Conheça a YoCam, a menor câmera de ação do mundo