Estilos fotográficos: Como encontrar o seu?

4 740

A fotografia possui diferentes formas de expressão. Cada profissional tem o seu estilo preferido e sua forma exclusiva de expressar essa arte. São tantos estilos fotográficos, com tantas coisas para aprender, que seria quase impossível para um fotógrafo dominar a todos eles.

Quando se está iniciando, no entanto, sempre surgem aquelas perguntas relacionadas ao seu estilo fotográfico e o que você deseja fotografar pelo resto da vida, ou por um bom pedaço dela.

Por esse motivo, encontrar o segmento da fotografia mais indicado para o seu perfil e de acordo com o seu gosto pessoal será imprescindível para o seu sucesso nesta carreira. Caso você esteja enfrentando essas questões agora mesmo, não se preocupe! Abaixo você encontra algumas dicas para escolher o seu estilo fotográfico de forma mais fácil. Veja só!

Escolher o que mais gosta!

Não raramente, o primeiro contato com a fotografia é por Hobby. Nesses momentos capturamos as imagens apenas por diversão e como passa tempo.

É verdade que em momentos assim pouco importa o estilo fotográfico ou o “profissionalismo” da imagem. Contudo, se você quer dar um passo a mais em sua carreira, voltar às origens pode ser muito bom.

Assim, uma boa opção é escolher o estilo fotográfico no qual começou, mesmo como um hobby. Aliás, a maioria dos fotógrafos acaba tomando essa decisão no início, pois é a forma mais rápida e fácil de escolher o seu estilo. Mas, e quando você ainda nem começou?

Descubra quais estilos fotográficos chamam a sua atenção e quais deles lhe dão mais prazer ao fotografar. Você gosta de fotografia de casamentos ou prefere macrofotografia? Sente-se atraído por fotografia de paisagens ou aerofotografia?

Algumas perguntas simples como essas podem ajudá-lo a escolher o seu estilo fotográfico, ou pelo menos, a começar um. Qualquer que seja o tipo de fotografia escolhido lembre-se que o ponto principal é gostar daquilo que você faz. Afinal de contas, todo o trabalho exige sacrifícios e dedicação, não é verdade?

Imagine passar horas ajoelhado na mata para flagrar um animal selvagem em meio as folhas, sol quente e riscos iminentes da natureza? Para alguns, isso não passa de aventura e faz parte de seu cotidiano como fotógrafo, para outros, seria um grande pesadelo.

Experimente!

Não pense que a história de grandes fotógrafos foi linear desde o princípio. As biografias dos principais nomes da fotografia estão aí para provar isso. Alguns deles percorreram anos por diferentes estilos fotográficos até encontrarem a sua paixão verdadeira.

Por isso, não tenha pressa. Depois de cumprir com o passo anterior comece a experimentar todas as possibilidades. Capture fotos de diferentes estilos, com temas diferenciados e veja qual delas mais lhe agrada. Você não tem que encontrar seu estilo logo no início!

Muitos fotógrafos acabam “esbarrando” em seu tipo de fotografia preferido com o tempo e migram para sua nova paixão normalmente. Além disso, esse período de experimentação vai lhe render muita experiência e aprendizado, tudo que um fotógrafo iniciante precisa para se dar bem na carreira.

Da mesma forma, enquanto procura pelos tipos de imagens que mais lhe agradam, você tem total liberdade para cometer erros. Assim, quando finalmente chegar onde deseja, já tem uma bagagem considerável e suas chances de ter sucesso aumentam e muito.

Acompanhar exposições!

Já ouviu aquela frase “o sucesso deixa pistas”? Pois é a mais pura verdade em fotografia. É muito comum que profissionais do ramo visitem exposições com certa frequência. Isso ajuda não só no networking, como também dá uma visão incrível do mercado.

Porém, se você parar e pensar um pouco consegue descobrir um padrão nos eventos que tem visitado. Provavelmente vai perceber que as exposições circulam por temas fotográficos semelhantes ou até idênticos. Essa é uma excelente pista do seu gosto pessoal por fotografia!

Mas se você ainda não visita exposições, comece a fazer isso hoje mesmo. Talvez você não encontre o tal interesse natural tão rápido, mas essas visitas ajudam a conhecer diferentes olhares sobre a fotografia.

Por outro lado, exposições fotográficas também reúnem muitos profissionais experientes, alguns no mesmo segmento do evento. Deste modo, é possível fazer algumas perguntas para eles e confirmar se o estilo realmente lhe agrada.

Entre as indagações que você pode fazer estão: Qual o maior desafio do estilo? É rentável (se deseja viver de fotografia, esse é um critério importante)? A demanda por essas fotografias é grande? Quais equipamentos são necessários e quanto custa (se estiver começando isso pode ser um problema)?

Apenas não seja um chato. Não cerque as pessoas na exposição e faça perguntas seguidas. Troque cartões de visita com eles, converse amigavelmente e marque outro local para discutir isso. Você pode pagar um café para o profissional e ouvi-lo falar mais de seu trabalho. Afinal de contas, quem não gosta de falar sobre aquilo que faz, não é mesmo?

Não se prenda apenas a um estilo!

Procurar especialização entre os diferentes estilos fotográficos é extremamente importante. Como vimos, existem muitas informações por aí e você não consegue consumir a todas elas. Além disso, quanto mais se dedicar para um determinado estilo, mais qualidade suas fotos terão.

Por outro lado, você não precisa ficar preso a um único estilo fotográfico. Colecionar aprendizados e habilidades é um dos melhores trunfos de nossas vidas. Da mesma forma, quanto mais versátil o fotógrafo, mais oportunidades de trabalho ele coleciona.

Porém, não vá com tanta sede ao pote. Comece pelo estilo que mais lhe chamou a atenção, estude sobre ele e pratique. Quando dominar esse tipo de fotografia o suficiente para fazer fotos arrasadoras, aí sim procure por outros segmentos para se aventurar.

Apenas tenha em mente que o estudo e aperfeiçoamento devem ser constantes. Em razão disso, não crie uma lista extensa de estilos. Pois, pode acabar sem tempo para acompanhar a todos eles. Fixe sua atenção nos principais e procure ser o melhor do seu estilo. Com certeza você terá muito mais resultados assim.

Agora, me diga no campo de comentários abaixo: Você já escolheu o seu preferido entre os estilos fotográficos? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe como tomou essa decisão.

você pode gostar também
4 Comentários
  1. […] Siga essas dicas de fotografia para aproveitar esse tempo que estamos vivendo a melhor forma possível. Além disso confira aqui um post completo sobre Estilos fotográficos e como encontrar o seu. […]

  2. […] Inclusive para usos diversos e não só retratos, sendo que era só vendido para este fim. Ele funciona como um softbox, proporcionando uma luz bem difusa e bonita. Neste ensaio que fiz com eles, utilizei para iluminar produtos diversos, sendo uma produção simples de culinária, onde montei um Set para uma fotografia de um bowl com pães de queijo, utilizando uma base em madeira colorida e o Iluminador Circular Ring Light Bi-Color Branco na lateral direita do produto, e o Iluminador Ring Light RGB para colorir o fundo. Luz lateral funciona muito bem em culinária, e se acha que as sombras estão um pouco carregadas demais, é so utilizar um rebatedor do lado oposto da luz para preenche-las, só esse recurso resolve tranquilamente o problema (não que sombra seja problema!) Mas é mais questão de gosto e estilo da fotografia. […]

  3. […] fotos você registra, melhores ficam as suas habilidades fotográficas, mais desenvolvido o seu olhar fotográfico estará e mais fácil será construir as imagens que você sempre […]

  4. […] o nosso blog no Facebook. Receba conteúdos fresquinhos sobre fotografia de retrato, e outros estilos fotográficos, diretamente em seu […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.