Lentes Digitais e Fotografias

0 624

Os equipamentos fotográficos digitais proporcionam diversas opções para os fotógrafos. Quando falamos de lentes de câmeras e filmadoras, por exemplo, há vários tipos e modelos que o profissional da fotografia pode escolher. Para saber qual é o melhor para o seu tipo de trabalho, o Blog Emania vai analisar os tipos de lentes digitais para a fotografia existentes no mercado, quais são as características de casa uma e qual é o estilo de fotografia mais adequado para cada tipo.

Lentes Fixas ou Lentes Zoom?

A diferença entra lentes fixas e lentes zoom é a variação da distância focal da lente. A lente fixa, por exemplo, foi feita para manter a distância focal e as lentes zoom conseguem variar esse valor em intervalos menores, ou maiores.

Uma comparação que pode ser feita é entre uma lente zoom e várias Lentes Fixas: uma Lente Zoom 18-55 mm pode ser uma Lente Fixa 18 mm e/ou 55 mm, ou qualquer outra variação dentro desse intervalo. Mas é claro que uma lente com essa praticidade e recursos tem os pontos negativos: por ser um equipamento mais complexo, a lente objetiva desse tipo é muito mais cara que uma Lente Fixa . Outra desvantagem é que a abertura máxima da Lente Zoom é pior que a das Lentes Fixas . Por isso, é preciso avaliar qual será o uso da sua futura lente para escolher a melhor entre as duas.

Ao mesmo tempo em que comprar uma Lente Zoom pode ser mais barato que comprar várias Lentes Fixas com distâncias diferentes, a limitação de abertura pode se tornar um problema na hora de fazer fotos.
Por outro lado, comprar todo o equipamento de lentes fixas pode sair muito caro e pode ser pouco prático. Por isso, essa decisão sempre parece ser muito difícil.

Uma solução é comprar Lentes Zoom menos poderosas, mas com boa qualidade, com intervalos curtos de distância focal e fazer um conjunto com duas, ou três dessas lentes digitais, desde que supram suas necessidades como fotógrafo.

Outro meio é comprar duas Lentes Digitais Fixas mais simples, com boa abertura e ter essa opção em mãos também. Para saber, então, qual modelo dessas lentes comprar, será preciso levar em consideração a distância focal das lentes digitais e o tipo de imagem que elas vão te dar.

Construcao-lente-fixa-e-zoom - lentes digitais

Como escolher o modelo das Lentes Digitais?

Sabendo a diferença entre Lentes Fixas e Lentes Zoom, você só precisa saber qual é o modelo mais indicado para o tipo de fotografia que você deseja produzir e que mais se identifica:

Lente normal

Para Câmera Dslr mais comuns, as lentes normais são as mais indicadas e são aquelas com distância focal próxima, ou igual a Lente 50mm. As lentes normais fixas costumam ser as mais baratas e vêm com aberturas máximas entre f/2 e f/1.4.
Essas lentes  digitais para equipamentos digitais podem ser usadas em qualquer tipo de fotografia porque a imagem que elas proporcionam é muito parecida com o que o olho da gente enxerga.
Elas costumam também ser mais luminosas que lentes  digitais com outras distâncias focais e podem ser aliadas em fotografias com condições ruins de iluminação.

Carl-Zeiss-Sonnar-T-55mm-f1.8 - lentes digitais

Lente Grande-Angular

As objetivas grande-angulares possuem distância focal menor que 50 mm e quanto menos por essa distância, mais as características vão se mostrar.
Essas lentes digitais, além de aumentar o ângulo de visão chegando a mais de 180º, elas também distorcem os elementos visuais que estão próximos delas por causa da curvatura do vidro. Assim, as linhas retas ficam curvadas nas imagens. Uma das lentes grande-angulares mais conhecidas é a olho-de-peixe.
Essas lentes digitais são usadas em fotografias de arquitetura, para retratar ambientes pequenos (porque dão a sensação de mais espaço) e também proporcionam belas imagens de paisagens.

grande-angular4 - lentes digitais

Lente Teleobjetiva

As lentes teleobjetivas possuem distâncias focais maiores de 50 mm e são usadas para fotografar objetos que estão longe do equipamento com detalhes. O campo de visão desses tipos de lentes digitais é menor do que o do olho humano: quanto mais longa for a lente, maior é a diferença entre o nosso campo de visão.
As lentes teleobjetivas ainda podem ser dividas em três tipos: meias-tele, com distância focal até 200 mm; teleobjetivas, de 200 a 400 mm; e super teles, com 400 mm ou mais.
A divisão dos tipos de teleobjetivas existe por causa do uso de cada lente. As objetivas de até 200 mm são utilizadas para retratos e para fotojornalismo. As que possuem entre 200 e 400 mm são escolhidas para fotos de esporte e de natureza, e as super teles são utilizadas para coberturas fotográficas muito distantes e até mesmo para fotografia astronômica.

teleojetivas - lentes digitais

A Escolha

Dito tudo isso, a escolha da melhor lente fica mais fácil de ser feita. Se você já tem uma Câmera Digital profissional, ela provavelmente já tenha uma lente zoom com intervalo de grande-angular a normal, ou seja, de 18 a 55 mm, e com abertura média, que é entre f/3.5 e f/5.6. Essas configurações são boas para a maioria das necessidades de um fotógrafo amador e os outros tipos de lentes digitais são para aqueles que buscam uma característica a mais nas fotos.

Por exemplo, se você pretende fotografar em estúdio – caseiro, ou profissional – e em situações que não se exige pressa para fotografar, a recomendação é a compra de lentes fixas: uma grande angular entre 10 mm e 15 mm, uma normal de 50 mm e/ou uma meia-tele curta, de 85 ou 90 mm.

Fora do estúdio fotográfico as coisas mudam um pouco. Se você for fotografar paisagens, ou retratos, a dica é usar uma, ou duas lentes fixas claras com distância focal apropriada, como uma grande angular de 25 ou 30 mm e uma normal de 50 mm.

Se você pretende fotografar situações espontâneas, que acontecem na hora e se você pratica o fotojornalismo, é preciso pensar em lentes  digitais práticas o ideal é comprar uma lente zoom, que permite uma rápida mudança de uma grande angular para uma normal.

Confira também nossas matérias: ” Lentes Fotográficas e Cinematográficas: Lentes Prime ” e ” 5 Dicas para escolher su próxima Lente Fotográfica

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.