Lentes Nikon para Gravação de Vídeos

0 851

Uma das maiores vantagens de gravar vídeos com uma câmera DSLR é a excelente seleção de lentes disponíveis. Cada lente tem seu próprio conjunto de qualidades e características que a torna perfeita para uma determinada cena, e isso inevitavelmente faz os usuários perguntarem: quais lentes são melhores para gravar vídeo?

Esta é uma pergunta bem comum entre os iniciantes e os profissionais, basicamente todos que querem um ajuste fino na construção de uma lente irão ter cuidado extra com a escolha da lente, para garantir que a câmera corresponda à sua visão.

Então, o que estamos tentando dizer é que não há “melhor” quando é preciso corresponder uma cena à sua visão, você tem aquela parte da equação e deve solucioná-la de modo correto. Porém, podemos dar a você uma vantagem para solucionar esse desafio mostrando quais são as lentes Nikon mais populares para gravação de vídeos.

Lente com Distância Focal Fixa ou com Zoom:

Antes de vermos modelos, primeiro, vamos solucionar um fator importante: Lente com Distância Focal Fixa ou com Zoom? Esta é uma pergunta que todo cinegrafista deve fazer antes de passar para o processo de seleção de lente. Os usuários avançados podem passar adiante na leitura, mas para aqueles que estão começando e/ou desejam uma atualização, leia como cobrimos esses dois tipos de lentes nikon:

• Lentes com distância focal fixa: também conhecidas como lentes“prime”, elas são lentes nikon que possuem uma distância focal fixa. Em termos mais simples, significa que quando se usa uma lente com distância focal fixa, não é possível ampliar o zoom ou reduzi-lo, você fica limitado a apenas uma exibição. Pode parecer uma desvantagem, mas na verdade esse detalhe permite que a parte ótica seja perfeitamente ajustada para aquela distância focal. Sendo assim, essas lentes são reconhecidas por terem um desempenho ótico superior. Além do mais, as lentes com distância focal fixa normalmente têm números de paradas ou f/stop e aberturas máximas mais baixas, o que significa que permitem que mais luz atinja o sensor da câmera, permitindo assim mais controle criativo no vídeo; o que ainda pode significar melhor controle da luz na cena e também na profundidade de campo, para aquela aparência de profundidade de campo (bokeh) rasa. “As lentes Prime” geralmente são chamadas de “distância focal fixa”, isso por causa da sua natureza “fixa” ou estática de sua ótica.

• Zooms: as lentes com zoom são aquelas que permitem alterar de uma distância focal a outra. Por exemplo, uma lente que tem alcance de distância focal 24-70mm significa que pode aproximar de 24mm até 70mm. Essas lentes nikon de zoom, às vezes, são chamadas de “Distância Focal Variável”, que é um título mais descritivo para o que as lentes fazem, elas permitem que a distância focal “varie” conforme o zoom é ampliado. Embora as lentes nikon de zoom geralmente não consigam alcançar números f-stop tão baixos quanto às lentes com distância focal fixa, as lentes de zoom profissionais podem, geralmente, chegar a f/2.8, o que significa bastante luz para o sensor, com uma grande quantidade de controle da profundidade de campo. Claro que as lentes nikon de zoom profissionais também são otimizadas para o alcance que cobrem assim a qualidade de imagem é pura conforme você reduz ou amplia o zoom. A vantagem do zoom é óbvia, funciona como várias lentes Nikon em uma. Para cobrir todas as distâncias focais em uma lente de zoom, seriam necessárias muitas lentes com distância focal fixa, o que às vezes não é viável enquanto se estiver. Uma lente de zoom também significa que você não tem que parar de gravar para trocar a lente. E a última dica sobre as lentes Nikon de zoom: é possível calcular quantas vezes uma lente de zoom aproxima ao dividir a distância focal mais longa listada da lente pela mais curta. Uma lente de 24-70mm seria então 70/24 = ~3 vezes. Isso significa que o multiplicador é 3x, quanto mais alto for o multiplicador, isso não significa necessariamente uma lente melhor, simplesmente significa a capacidade de zoom a partir de sua distância focal base.

Lentes mais populares:

As lentes Nikon mais populares para vídeo não irão surpreender nenhum cinegrafista experiente ou até os fotógrafos, elas são as mais populares e desejadas para essas aplicações, por causa de sua ótica superior e perspectivas únicas:

Lentes Zoom Nikon f/2.8: Lente Nikon AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8G ED VR II, Lente Nikon AF-S NIKKOR 14-24mm f/2.8G ED e Lente Nikon AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED
Lente Zoom Nikon f/2.8: Lente Nikon AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8G ED VR II, Lente Nikon AF-S NIKKOR 14-24mm f/2.8G ED e Lente Nikon AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED

Zooms:

• AF-S NIKKOR 14-24mm f/2.8G ED—A NIKKOR 14-24mm é reconhecida como uma das lentes nikon mais precisas no mercado hoje em dia. O alcance focal de 14-24mm significa que você consegue uma cobertura grande angular mantendo nitidez incrível no quadro. Esta lente é uma das favoritas dos diretores de fotografia e cinegrafistas em Hollywood e no cenário independente de cinema, por causa de sua nitidez superior e alcance da distância focal único, junto com a abertura f/2.8, que permite mais controle de profundidade de campo e luz.

• Lente Nikon AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED—Com tradicional alcance de distância focal de 24-70mm, a lente NIKKOR 24-70mm é uma das favoritas para cinegrafistas que filmam de tudo, desde longa-metragem até o estilo mais simples. Seu alcance versátil significa que é possível ir de uma gravação de uma cena ampla, como uma entrevista, até cenas dos bastidores. A abertura f/2.8 novamente significa que você tem flexibilidade de controlar a luz e a profundidade de campo em suas cenas.

• Lente Nikon AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8G ED VR II—Uma favorita por muito tempo dos fotógrafos profissionais, rapidamente se tornou um item obrigatório na bolsa dos ’cinegrafistas; a NIKKOR 70-200mm f/2.8 completa o trio de lentes nikon f/2.8 que permite ir de 14mm até 200mm com uma abertura fixa de f/2.8. A 70-200mm é usada amplamente por causa de sua capacidade de comprimir o fundo e criar uma linda separação entre os assuntos e o fundo, que pode aplanar e criar um sentido de intimidade com o assunto. O sistema VR (Redução de Vibração) desta lente significa que você pode fazer vídeos mais estáveis, é uma consideração importante ao filmar com a câmera em mãos.

Lentes Zoom Nikon f/4: AF-S NIKKOR 70-200mm f/4G ED VR, AF-S NIKKOR 16-35mm f/4G ED VR e AF-S NIKKOR 24-120mm f/4G ED VR.
Lentes Zoom Nikon f/4: AF-S NIKKOR 70-200mm f/4G ED VR, AF-S NIKKOR 16-35mm f/4G ED VR e AF-S NIKKOR 24-120mm f/4G ED VR.

As três primeiras lentes de zoom mencionadas neste artigo são as mais cobiçadas na linha da Nikon, muito por sua abertura f/2.8; porém, essas lentes Nikon  profissionais têm um preço mais alto e, para aqueles que trabalham com um orçamento menor, ou que simplesmente não planejam utilizá-las em situações de baixa luminosidade e não precisam de profundidade de campo rasa (bokeh) de uma lente de f/2.8, aqui estão às lentes Nikon f/4 que seriam alternativas perfeitas:

• Lente Nikon AF-S NIKKOR 16-35mm f/4G ED VR—a 16-35mm cobre um intervalo de distância focal realmente excelente, desde uma super angular até 35mm; junto com outras lentes Nikon nesta lista de f/4, esta lente realmente apresenta um bom nível de produção ao dar flexibilidade para imagens mais amplas para uma variação de cenas.

• Lente Nikon AF-S NIKKOR 24-120mm f/4G ED VR—o excelente alcance de distância focal e a flexibilidade de zoom fizeram desta lente uma das favoritas para filmar com câmeras DSLR. Esta lente continua a ideia da 16-35mm com uma boa sobreposição, o que significa que, se não houver necessidade de gravar super angulares, você irá adorar essa lente como “a lente para todas as ocasiões”. A abertura f/4 significa que é possível ainda deixar entrar bastante luz para fazer as imagens que precisa em situações normais, enquanto pode aproximar o zoom em até 5x a partir de 24mm até 120mm. Se estiver filmando em cenas que têm pouca luz, a 24-70mm f/2.8 pode ser uma melhor escolha para maximizar a quantidade de luz no sensor, mas em relação a valor, uma 24-120mm f/4 é uma escolha excelente para vídeos das mais diversas situações com sua câmera DSLR.

• Lente Nikon AF-S NIKKOR 70-200mm f/4G ED VR—novamente, o alcance da distância focal de 70-200mm é altamente desejado pelos fotógrafos e cinegrafistas. A diferença com esta lente é seu conjunto VR superior, que significa que terá a mais recente geração de estabilização de imagem, que estabiliza o vídeo, mesmo quando estiver segurando a câmera a 200 mm. Esta é uma lente f/4. Falando de modo prático, a f/2.8 permite duas vezes mais luz em f/2.8 que a f/4; mas, se não estiver planejando colocar a lente em f/2.8 e tem luz suficiente na cena, esta lente é absolutamente excelente para seu kit, é bem mais leve, possui VR e significativamente mais econômica que a versão f/2.8.

Lentes com Distância Focal Fixa Nikon f/1.4: AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G, AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G, AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED, AF-S NIKKOR 58mm f/1.4G e AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G.
Lentes com Distância Focal Fixa Nikon f/1.4: AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G, AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G, AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED, AF-S NIKKOR 58mm f/1.4G e AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G.

Lentes de Distância Focal Fixa:

• AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED—com distância focal de grande angular, as lentes NIKKOR 24mm f/1.4 é uma das mais solicitadas. A f/1.4 oferece controle extraordinário da profundidade de campo e luz e é uma excelente escolha (todas as lentes nikon com distância focal fixa com abertura f/1.4) para cenas de baixa luminosidade.

• AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G—a lente NIKKOR 35mm f/1.4 continua a ideia do alcance da distância focal que a 24mm começou e cobre a lacuna entre as lentes nikon de 24mm e 50mm.

• AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G—o padrão para fotógrafos e cinegrafistas, é uma crença comum que todos devem ter uma lente de 50mm no seu kit, e com vídeo não é exceção. Esta lente de 50mm tem uma abertura f/1.4, que permite ainda mais controle da profundidade de campo. Sua distância focal natural à torna uma lente para diversas ocasiões. É excelente e compacta para a maioria de situações de gravação, desde entrevistas até documentários.

• AF-S NIKKOR 58mm f/1.4G—com uma distância focal mais longa que o padrão de 50 mm, a NIKKOR 58mm f/1.4 tem relação com uma capacidade de oferecer cenas lindas sem distorcer os pontos de luz (sendo ideal para cenas noturnas), com uma distância focal de 58 mm que permite aplainar retratos/entrevistas e também mais flexibilidade ao cortar vídeos na câmera.

• AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G—lente altamente solicitada pelos cinegrafistas, a popularidade da NIKKOR 85mm f/1.4G vem de sua distância focal mais longa que o normal, que permite aplainar entrevistas e gravações de personagem e também pelo incrível controle pela profundidade de campo com sua abertura f/1.4.

Lentes com Distância Focal Fixa Nikon f/1.8: AF-S NIKKOR 35mm f/1.8G ED, AF-S NIKKOR 28mm f/1.8G, AF-S NIKKOR 50mm f/1.8G e AF-S NIKKOR 85mm f/1.8G.
Lentes com Distância Focal Fixa Nikon f/1.8: AF-S NIKKOR 35mm f/1.8G ED, AF-S NIKKOR 28mm f/1.8G, AF-S NIKKOR 50mm f/1.8G e AF-S NIKKOR 85mm f/1.8G.

Provavelmente, você percebeu o padrão nas seleções das lentes com distância focal fixa citadas acima, elas são todas f/1.4. Mas isso não deve surpreender nenhum fotógrafo ou cinegrafista experiente, porém, na verdade, a f/1.4 é mais cara, então pode não ser prático ou possível ter todas essas lentes para uma gravação. Por isso, também criamos uma lista das lentes nikon f/1.8 mais populares, que podem ser usadas no lugar das f/1.4 para trabalhos com um orçamento mais apertado.

• AF-S NIKKOR 28mm f/1.8G—a NIKKOR 28mm é o ponto inicial para a linha de lentes Nikon f/1.8 (FX) e oferece uma perspectiva mais ampla para suas gravações. Como é uma abertura máxima de f/1.8, é menor, mais leve e mais em conta que a 24mm f/1.4.

• AF-S NIKKOR 35mm f/1.8G ED—como sua contraparte f/1.4, a lente 35mm f/1.8 NIKKOR é excelente para cobrir o espaço desde a grande angular até a distância focal padrão. Acima de tudo, essa lente permite ter uma abertura f/1.8 para cenas onde é preciso ter luz extra e quando o tamanho de uma lente de zoom não é apropriado.

• AF-S NIKKOR 50mm f/1.8G—novamente, a NIKKOR 50mm é um padrão de lente encontrado na maioria dos kits de fotógrafos—isso também se aplica aos cinegrafistas. Esta distância focal padrão é perfeita para várias situações de gravação. Por ser uma f/1.8, é menor, mais leve e mais em conta que uma f/1.4; no entanto, permite também bela profundidade de campo rasa (bokeh) e gravações em baixa luminosidade.

• AF-S NIKKOR 85mm f/1.8G— para sua distância focal desejável com a abertura de f/1.8, a NIKKOR 85mm f/1.8 é excelente por todas as mesmas razões listadas anteriormente, mas a um custo mais baixo. A principal diferença, como com todas as lentes Nikon f/1.4 a f/1.8, é a quantidade de luz que uma lente f/1.4 permite passar, comparada a uma lente f/1.8, mais o efeito de fundo desfocado (bokeh) é mais notável nas lentes f/1.4. A abertura f/1.4 permite o dobro de luz que a f/1.8, então para cenas de luminosidade realmente baixa, pode ser melhor selecionar a f/1.4; porém, na maioria das situações de gravação, como as câmeras DSLR são muito precisas para gravação em baixa luminosidade, a f/1.8 fará um excelente trabalho.

Recapitulação de Lentes para Vídeo

Aquí está algumas das mais populares e desejadas lentes para gravação de vídeo com as câmeras DSLR da Nikon. Algumas observações sobre essas escolhas:

Todas essas lentes nikon são FX. FX é a designação da Nikon para o sensor “full-frame”, que significa que o tamanho do sensor é de um filme de 35mm tradicional, que era usado na indústria como o padrão de medida.

Muitos usuários de vídeo irão tender para as lentes com distância focal fixa de f/1.4, por causa da qualidade de imagem e controle pela abertura/ porém, é importante saber que, em aplicações práticas, uma mistura de lentes com distância focal fixa de f/1.8, lentes nikon com distância focal fixa f/1.4 e lentes de zoom são um sistema mais versátil.

As lentes com distância focal fixa f/1.4 são normalmente usadas em sets de filmagem, onde toda a cena pode ser controlada com facilidade; nesta configuração, são usadas basicamente para capacidades de baixa luminosidade e também para atingir a estética de profundidade de campo rasa (bokeh). Atualmente, as lentes nikon com distância focal fixa f/1.8 podem oferecer qualidade de imagem igualmente impressionantes em condições semelhantes de iluminação. Enquanto a f/1.4 pode ir mais além no escuro, a f/1.8 chega bem perto, e se for necessária luz extra, o ajuste das configurações da câmera (ISO) pode conseguir o efeito.

Aberturas amplas, como f/1.8 e f/1.4 têm profundidade de campo tão rasa que garantir que os assuntos estejam em foco pode ser desafiador. A maioria dos cinegrafistas acaba parando essas lentes em f/2.0 ou f/2.8 para ganhar mais profundidade de campo e não ter que se preocupar se os assuntos estão em foco. Por isso, prefere-se usar boas lentes de zoom para documentários ou filmes em vez de uma lente com distância focal fixa.

VR (Redução de Vibração) a estabilização da imagem é integrada em algumas das melhores lentes de zoom. Usar uma lente sem VR pode ser um problema, se estiver filmando em movimento ou com a câmera em mãos, já que pode ser bem difícil estabilizar o vídeo ao filmar com aparelho em mãos. Então, se você precisa de uma ajudinha para estabilizar sua cena, uma lente de zoom pode ser melhor, por causa do VR embutido.

Quais são as melhores lentes nikon para gravar vídeo? Somente você pode tomar essa decisão, com base nas suas necessidades e sua visão artística específica. Mas basicamente, um cinegrafista poderia ter a seguinte combinação de lentes para vídeo:

• Lente Nikon AF-S NIKKOR 14-24mm f/2.8G ED
•Lente Nikon AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED
•Lente Nikon AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8G ED VR II
•Lente Nikon AF-S NIKKOR 50mm f/1.8G
•Lente Nikon AF-S NIKKOR 85mm f/1.8G

Se você estiver em um set gravando um filme, talvez encontre o diretor de fotografia carregando as seguintes lentes no seu carrinho:

•Lente Nikon AF-S NIKKOR 14-24mm f/2.8G ED
•Lente Nikon AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED
•Lente Nikon AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8G ED VR II
•Lente Nikon AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
•Lente Nikon AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G
•Lente Nikon AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G
•Lente Nikon AF-S NIKKOR 58mm f/1.4G
•Lente Nikon AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G
•Lente Nikon AF-S NIKKOR 200mm f/2G ED VR II

Se estiver procurando um conjunto de lentes leve e versátil para filmar em viagens, ou se estiver com um orçamento mais apertado, essas lentes também são uma ótima escolha:

•Lente Nikon AF-S NIKKOR 24-120mm f/4G ED VR
•Lente Nikon AF-S NIKKOR 35mm f/1.8G ED
•Lente Nikon AF-S NIKKOR 50mm f/1.8G
•Lente Nikon AF-S NIKKOR 85mm f/1.8G

Como é possível ver, há muitas maneiras de montar um kit de lentes que se adapte a suas necessidades e nesse artigo cobrimos somente o básico. É possível adicionar recursos ainda mais exclusivos a suas cenas com as lentes de controle de perspectiva, macro e olho de peixe. Na verdade, atualmente existem mais de 81 lentes NIKKOR e cinco teleconversores NIKKOR disponíveis; ou seja, muita opção para escolher!
Para usar um pouco de matemática, se estiver montando um kit de 5 lentes a partir das 81 opções disponíveis da NIKKOR, você poderia ter 25.621.596 diferentes combinações, o que pode ser impressionante. Então, respire fundo, e faça-se as seguintes perguntas:
•Farei muita filmagem com baixa luminosidade? Se a resposta for sim, então você deve considerar lentes com distância focal fixa ou lentes de zoom rápido (como as f/2.8 mencionadas). Se a resposta for não, você pode focar nas lentes de zoom.
• É importante a profundidade de campo rasa (bokeh) no meu vídeo? Se for muito importante, você deve considerar ter algumas lentes com distância focal fixa rápidas no seu kit, ou, pelo menos, alguma lente com distância focal fixa de f/1.8. Se a profundidade de campo rasa não for importante, então as lentes de zoom farão o serviço (e algumas das f/2.8 mais rápidas vão até satisfazer sua necessidade de profundidade de campo (bokeh)).
• Com que frequência quero trocar as lentes? Se não quiser trocar as lentes, escolha as de zoom, se estiver no set ou tiver a capacidade de trocar a lente sem problema, então às lentes com distância focal fixa podem ser consideradas.
Então, vá em frente, e selecione as lentes para seu kit, finalmente, você irá descobrir que a melhor configuração de lente é aquela que se encaixa à sua visão; e quando se trata de versatilidade, nada supera ter algumas lentes principais de zoom que possam ser combinadas com algumas lentes com distância focal fixa.

Fonte: Nikon Learn & Explore

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.