O QUE FAZ UM LOGGER ?

2 8.374

Neste post eu vou explicar uma outra função que também é relativamente nova nos sets de filmagem. Eu estou me referindo sobre o “Logger“que também pode ser chamado por “Data Manager” “Data Loader” ou “Media Management“. Eu também indico para vocês  darem uma olhada nos meu outros posts que estão relacionados com este profissional, são eles:

Color Correction e Color Grading Logger
CABOS E CONEXÕES Logger
d_i_t-1024x576-4636248

A palavra LOGGER é um termo para designar um profissional responsável pelo conteúdo produzido pelas câmeras de vídeo e câmeras de cinema digital. E este termo  que surgiu no mercado do audiovisual brasileiro por volta de 2004 e 2005, bem na transição da captação de imagens com película (filme) 35mm ou 16mm por aquivos digitais armazenados em mídias rígidas (solid state). Os famosos cards ou cartões. A Panasonic foi a pioneira na tecnologia de armazenamento de arquivos digitais com os cartões rígidos P2 Cards, utilizados até hoje em alguns modelos da marca. A câmera da vez, era a Filmadora Panasonic HVX-200, que gravou muitas produções entre longas, curtas metragens, documentários, ficções,  filmes publicitários, etc.

panasonic_ag_hvx200k_3_ccd_p2_dvcpro_hd_394498-1185233
Panasonic AG-HVX200 com P2-Cards

No começo as pessoas estavam muito acostumadas em trabalhar com as fitas de vídeo DV, Beta Digital, etc., a transição teve muita resistência e houve muitos erros no fluxo de trabalho (workflow) com os cartões. Abaixo você vai ter uma ideia do primeiro workflow de logagem com esta tecnologia P2 Card da Panasonic.

workflow_panasonic_p2_card-1024x576-2637454
Workflow – Panasonic P2 Card

A partir daí começou a grande pergunta, quem vai cuidar dos cartões? Esta função foi erroneamente direcionada para os assistentes de câmera, um fato que ocorre até hoje. Com os erros e as perdas de arquivos a função do logger começou a ser criada. A troca constante dos cartões ou dispositivos de armazenamento na câmera exige cuidados extras,  para a segurança na integridade e preservação dos arquivos capturados, estes procedimentos  não devem ser desempenhados pelo assistente de câmera. O logger é o responsável por cuidar do workflow de utilização dos cartões ou dispositivos de armazenamento, acompanhando o processo desde a captação das imagens e seu armazenamento, em alguns casos até a transferência para a finalização (ilha de edição).

workflow_canon_cf_card_02-1024x576-7683313
Workflow de logagem – câmeras Canon com CF cards.

A responsabilidade de um logger é muito grande, se vocês pensarem bem em tudo que está envolvido numa produção, eu estou dizendo da equipe contratada, atores, locação de equipamento de cinema, etc. Toda produção, seja ela do tamanho que for, tem um custo diário que não costuma ser baixo. Agora pense que todo este custo, toda esta grade de produção que se afunila num cartão ou dispositivo de armazenamento, com um material muito volátil, onde qualquer um erro tudo pode se apagar e dificilmente se recupera, principalmente  arquivos de vídeo. Esta função do logger não pode ser acumulada por outro profissional que esteja trabalhando em outra função. O exemplo mais comum são os assistentes de Câmera Digital ou de produção assumirem esta função, principalmente por causa dos baixos orçamentos de determinadas produções. Isto é um erro! O barato sai caro! Imagine um assistente de câmera que já tem responsabilidades demais, tem que manipular equipamentos muito caros, tem que estar em pronto atendimento para o diretor de fotografia e ainda vai acumular esta função de logger? Uma das duas ou as duas não vão ser bem feitas. No cinema ou num set de filmagem profissional, todas as funções são muito bem distribuídas para cada profissional de uma determinada área, formando um conjunto que se chama equipe, e o logger é relativamente o mais novo profissional integrante desta equipe.

laptop_logger-9540510
Equipamento básico de um logger

Os equipamentos básicos que um logger utiliza em seu trabalho são

  • Um laptop de preferencia Apple – MacBookPro, por causa que a maioria dos softwares relacionados com o workflow das câmeras trabalham com esta plataforma. E a tecnologia de transmissão de dados “Thunderbolt” pertence a Apple.
  • Dois HDs externos de grande capacidade um deles para back-up.
  • Cabos relacionados com o sistema de logagem.
  • Vários modelos de adaptadores para todos os tipos de cartões.
  • No Break.
  • Planilha de Anotações.
  • Fitas e etiquetas adesivas coloridas para identificações dos cartões e HDs.
  • Canetas permanent maker  de várias cores.
  • Prancheta.
5-img_5837-effect_ok-7913413
D.I.T. – Media Management

Quando o logger está trabalhando juntamente  com um profissional de D.I.T, os equipamentos que ele utiliza são mais  sofisticados, rápidos e possuem mais espaço de armazenamento, utilizando RAIDs que chegam até 96TB de armazenamento. Utilizam HDs, adaptadores de cartões profissionais e sistema de armazenamento de dados L.T.O. (linear tape open). Nos próximos posts eu vou explicar mas detalhadamente sobre a unidade móvel portátil de um D.I.T. e também eu vou explicar sobre o L.T.O.

dit-1181019
D.I.T. – Media Management

As Responsabilidades do logger começam antes  da gravação e são elas:

  • Fazer uma reunião técnica com a produção para ficar a par dos detalhes da gravação.
  • Quantas câmeras vão ser utilizadas naquela produção.
  • quanto tempo de gravação e quantos HDs e cartões vão ser utilizados.
  • Se a determinada produção vai precisar de um mais um profissional para auxiliá-lo.
  • Check-up da integridade de todos os cartões e HDs.
  • A formatação dos HDs e dos cartões.
  • A numeração e identificação dos HDs e cartões.
  • O abastecimento das câmeras com os cartões ou storages
  • O acompanhamento de todo processo de armazenamento incluindo o back-up
  • Relatório de logagem incluindo se for necessário algum tipo de ocorrência.
  • Em alguns casos acompanhar o ingest do material na ilha de edição (finalização)

Hoje em dia o logger já tem a sua disposição vários softwares de gerenciamento de mídia. E é muito importante realizar este processo de logagem por um software dedicado. Primeiro que vários fabricantes oferecem este tipo de software, o que é uma garantia a mais na checagem da transmissão dos dados, verificando uma possível, corrupção nos dados. O mais interessante nestes softwares dedicados a logagem, é que você também pode organizar todas as informações dos arquivos, renomeia-las e checar ou copiar somente os arquivos que realmente interessam.  Abaixo seguem alguns exemplos:

PANASONIC – P2 VIEWER PLUS

01-4256008
Panasonic – P2 Viewer Plus

SONY – CONTENT BROWSER

02-1024x587-1789020
SONY Content Browser

CANON – FX UTILITY

xfutility-9126695
Canon – XF Utility

CANON – XF UTILITY – FOR XF-AVC

150824_review_031-1024x640-9642348
Canon – XF Utility for XF-AVC

ADOBE – PRELUDE

maxresdefault1-1024x576-4004832
ADOBE – Prelude

Futuramente eu vou detalhar os principais softwares utilizados tanto no vídeo como na fotografia.

Abração para todos!

Fernando Rozzo

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Marcelli Diz

    Essa função na fotografia, de gerenciar os cartões, separar as pastas, fazer os backups, fazer as prévias, dentro do estúdio, em ensaios fotográficos, fotos de publicidade, é também chamada de Logger? ou possui outro termo?

    1. eMania News Diz

      Olá, seja sempre bem vindo(a) ao Blog eMania!
      Em alguns casos sim, também são conhecidos como Gerenciador de Mídia Audiovisual ou Registrador de Dados (Data Manager).
      Obrigado, eMania Foto e Vídeo.
      Visite nosso site: https://www.emania.com.br/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.