As Razões pelas Quais as Pessoas Têm Sucesso em Fotografia Conceptual!

0 659

Um dos aspectos fascinantes de qualquer atividade artística é a possibilidade de transmitir sentimentos e pensamentos, com a fotografia conceptual acontece à mesma coisa. Sem dúvida, é uma excelente ferramenta para expressar os sentimentos do fotógrafo e desenvolver o seu lado artístico.

A boa fotografia é mais do que apenas tirar fotos com uma boa câmera. Tal como acontece com outras formas de arte, fotografia bem executada sempre se esforça para transmitir uma ideia ou mensagem de uma forma ou de outra, um bom exemplo disso é a fotografia conceptual.

A fotografia conceptual fascina muitos fotógrafos exatamente por esses motivos. A habilidade necessária na composição, não apenas com relação à consideração técnica ou estética, mas também para transmitir o pensamento conceitual, metáforas e ideias inteligentes, pode ser um pouco difícil de adquirir. Este artigo tem o objetivo de ajudar os fotógrafos a desenvolver um olho clinico para a composição de sua fotografia conceptual.

É difícil dizer a um artista como abordar a sua arte. Afinal, cada artista tem uma abordagem diferente, isto é especialmente verdadeiro em fotografia conceptual. Apesar, de que quando você começar em fotos conceituais, seu próprio estilo e método irá surgir em breve, ainda é possível aprender uma série de coisas para facilitar o seu trabalho.

Entretanto, se este é o seu primeiro contato com a fotografia conceptual, neste artigo serão respondidas as principais perguntas, bem como a sugestão de diversos truques e técnicas fotográficas para iniciar o seu trabalho com a fotografia conceptual.

Apesar de a fotografia conceptual parecer um campo intimidante para entrar, não é tão difícil como parece. Aqui estão algumas dicas para você começar a pensar como um artista conceitual e dar início a sua fotografia conceptual hoje mesmo.

O que é fotografia conceptual ?
o que e fotografia conceptual

Fotografia conceptual é um campo místico de fotografia para muitos. Mas, o que define uma foto como sendo “conceptual”, isto é, o que faz uma foto ser chamada assim? A fotografia conceptual é uma dessas maneiras, que você pode obter o seu conceito em toda a mente do espectador usando apenas o conteúdo de uma fotografia.

A fotografia conceptual alternadamente parece ocupar uma torre de marfim, isolada do resto da fotografia, ou é tão vagamente definida que este tipo de foto apenas combina com o resto. Em primeiro lugar, é um conceito da foto. Um fotógrafo conceptual está tentando trazer alguma mensagem para o espectador, seja ele um anúncio político, um comentário social ou um clamor emocional. Há algum nível de abstração, assim, em uma foto conceptual a imagem não é um exemplo explícito do conceito, mas uma expressão geral da ideia.

Na fotografia conceptual o profissional faz uso saudável de símbolos gráficos para representar ideias, movimentos, humores, tudo e qualquer coisa que o fotógrafo pode querer incluir na mensagem de sua fotografia. Os símbolos com conotações fortes e bem estabelecidas são normalmente utilizados, como batom vermelho atrevido ou um coração sangrando, principalmente, para enfatizar alguma mensagem importante e fazer o espectador compartilhar de seu ponto de vista.

Claro, um problema que cada fotógrafo conceptual encontra é usar símbolos que são mais universais, ou seja, as suas fotos e os conceitos correspondentes devem ter como objetivo ser interpretado da mesma forma por todos, ou você pode cair no precipício de ambiguidades com uma infinidade de diferentes significados. Isso leva a outra característica importante, ou melhor, a uma distinção de fotografia conceitual.

Subjetividade Vs Objetividade

Se uma foto pretende ser “subjetivamente” ou “objetivamente” interpretada vária consideravelmente de acordo com o desejo principal do fotógrafo conceitual.

Alguns fotógrafos conceituais gostam de afirmar que a sua foto tem um e, somente, um significado objetivo, através de sua fotografia, eles se esforçam para torná-la a dizer exatamente a mesma coisa para todas as pessoas, independentemente da sua origem.

No exemplo acima é uma fotografia conceptual objetiva, ou seja, com uma única mensagem a ser transmitida. Neste modelo a moral da foto está mais visível e pode ser percebida pela maioria das pessoas com pouco tempo de observação.

Todavia, quando a imagem está permite diferentes interpretações chamamos de fotografia conceptual subjetiva. Assim, o fotógrafo pretende utilizar das diversas interpretações de sua foto para enriquecer o seu trabalho e gerar discussão ou polêmica com sua interpretação.

Criando a fotografia conceptual
criar fotografia conceptual

O fator ideia, obviamente, não precisa levar dias e horas pensando sobre uma fotografia para que ela seja uma grande imagem. Este gênero é simplesmente onde você tem que colocar diferentes tipos de várias coisas no campo e pegar um pensamento para usar com todas essas coisas. Na verdade o Photoshop ou outro software vem a calhar, para dar algum efeito dramático, mas a parte mais difícil é a captura e você precisa pensar muito para conseguir alguma coisa com ela.

O passo fundamental da fotografia conceptual está naquilo que você pretende “dizer” com ela. Não sabe por onde começar ou está precisando de ideias? Pense nas questões que inspiram você. Um relacionamento recentemente quebrado pode se traduzir em um trabalho conceptual emocional comovente, assim como uma mente politicamente ativa pode produzir mensagens de persuadir e convencer as pessoas da validade de sua mentalidade, ou a opinião dos outros. O que faz a sua mente girar e você fica inspirado é certo para se traduzir em uma fotografia conceptual.

1.    Símbolos & objetos
objetos fotografia conceptual

Às vezes você pode ser inspirado a um conceito pelos objetos ao seu redor. Uma cruz no final de seu colar? Uma velha caixa de joias? Um anúncio político meio rasgado na sarjeta? Não tenha medo de trabalhar com tudo o que está ao seu redor, desde que seja capaz de inspirá-lo.

Uma vez que você tem uma ideia do que você quer trabalhar, é hora de descobrir com o que você estará trabalhando. Isto é, muitas vezes um pouco mais complicado do que simplesmente escolher o assunto para a sua fotografia conceptual.

A coisa boa sobre fotografia conceptual é que ela faz uso saudável de símbolos gráficos para representar ideias, movimentos, humores, tudo e qualquer coisa que o fotógrafo pode querer incluir na mensagem de sua fotografia. Esta fotografia experimental está entre as top hoje em dia e cada artista encontra a forma mais fácil de capturar coisas simples e trazer para fora um conceito único e emocionante.

Você pode usar qualquer objeto na sua frente para fotografar e transmitir a mensagem. Fotografia Conceitual é realmente uma daquelas áreas aonde o lado criativo do fotógrafo vem em primeiro lugar.

Pense em símbolos que possam expressar algo de sua ideia. Corações e cruzes são o suficiente para você? Quanto às representações físicas de apelidos, idiomas ou piadas, pode servir em algo? Trabalhe com sagacidade e inteligência para evitar clichê em sua fotografia conceptual, ou seja, fuja do óbvio. Todo mundo já viu aquelas imagens de comprimidos derramados ou cartuchos de batom solitários, você pode fazer melhor do que isso. Originalidade é fundamental.

2.    Escreva sobre o seu assunto de fotografia conceptual
fotografia conceptual anotação

Quando você pretende iniciar em fotografia conceptual é sempre bom escrever sobre o seu assunto e a mensagem que pretende passar com ele. Pergunte a si mesmo o que você e os outros vão entender ao se deparar com a sua fotografia conceptual e escreva isso. O que você está tentando retratar? Escreva isso também.

Olhar para suas ideias escritas pode ajudá-lo a expandir seu ponto de vista e manter a sua fotografia conceptual fiel aquilo que você imaginou lá no início, não que você não possa improvisar durante o tiro, mas o conceito de sua foto deve continuar o mesmo.

Além disso, escrever sobre o seu assunto de fotografia conceptual é pensar sobre ele, quando você gasta mais tempo pensando sobre uma ideia concreta que você tem, o seu cérebro vai responder em conformidade. Pode parecer imaturo, mas o planejamento é fundamental para qualquer coisa, inclusive, para sua fotografia conceptual.

Outra coisa que ajuda manter o seu caderno sempre a mão é que durante uma sessão de fotografia conceptual podem surgir novas ideias e pontos importantes que você vai querer anotar para trabalhos futuros.

3.    Composição da fotografia conceptual
composição fotografia conceptual

Há um número imenso de maneiras de abordar a composição na fotografia conceptual. Na verdade, este é o lugar onde a maioria dos fotógrafos conceituais realmente mostram o seu estilo pessoal.

Muitos fotógrafos conceituais preferem minimalismos em suas fotos, ou seja, preferindo ter fotografias extremamente limpas e simples com fundos em branco para que o assunto se destaque na imagem, assim, a mensagem da fotografia conceptual é a única coisa que o espectador vai se concentrar, com absolutamente nada para distraí-lo.

Outros fotógrafos conceituais preferem imagens ocupadas, carregadas com objetos, símbolos e pessoas, todos apresentando diferentes conceitos que interagem entre si para formar paisagens conceituais complexas. Isso tende a ser um pouco mais complexo, tanto para o fotógrafo configurar o tiro, quanto para o espectador absorver tudo isso, mas para algumas mensagens ele realmente funciona de forma brilhante.

4.    Estética: O fator da beleza
estetica fotografia conceptual

As pessoas gostam de coisas bonitas e ponto final. Mesmo quando eles não percebem conscientemente que um objeto é bonito, ou apenas agradável, eles ainda vão encontrar o objeto e qualquer que seja o conceito que vai junto com ele e farão isso mais facilmente se ele estiver embalado de uma forma bonita e atraente. Pense em anúncios: algo feio é capaz de chamar a mínima atenção? Por isso, a beleza é um ponto importante em sua fotografia conceptual.

Isso não quer dizer que a estética de uma imagem pode substituir a boa composição, especialmente, quando se trata de fotografia conceptual. Mas, usar pessoas e objetos que são pelo menos agradáveis aos olhos pode fazer as fotos um pouco melhores para o espectador.

Claro, há sempre justaposições deliberadas de belo e feio e isso pode mudar como as coisas serão vistas em sua fotografia conceptual. Por exemplo, uma imagem de um homem feio caída no meio de frascos de perfume e joias de ouro, pode trazer uma beleza extra para o espectador.

As imagens que são deliberadamente feias também podem ser usadas com bons resultados na fotografia conceptual, você só precisa encontrar o seu charme.

5.    Requerimentos técnicos
tecnica fotografia conceptual

A fotografia conceptual é um dos menos exigentes tipos de fotografia tecnicamente falando, especialmente, porque a ênfase não está sobre quão baixo a abertura de sua câmera fotográfica pode chegar, ou o quão rápido a velocidade de obturador precisa estar, mas o conceito em si, a verdadeira razão para a fotografia conceptual. Isso faz da fotografia conceptual muito mais fácil de entrar para fotógrafos amadores que, por exemplo, a fotografia de esportes ou fotografia de retrato.

Dito isto, há um mínimo de coisas que você precisa levar em conta nos aspectos técnicos de sua câmera para fazer uma fotografia conceptual de sucesso. Fotos bem executadas é uma obrigação, assim como em qualquer outro campo da fotografia.

Conhecer o seu caminho em torno de exposição, ISO e outros controles são úteis e se pretende fotografar objetos menores, um pouco de entendimento sobre abertura da lente da câmera e foco manual também será útil.

A iluminação é uma consideração importante com tais tiros planejados, em especial, para uma fotografia conceptual dentro de casa. Desenvolver uma consciência de iluminação é uma necessidade se você quer que seus objetos permaneçam claros o suficiente em sua fotografia conceptual.

Falando sobre equipamentos fotográficos, mesmo se você está apenas começando, não é muito difícil fazer o seu próprio anel de flash da câmera, caixa de luz ou guarda-chuvas reflexivos para um controle mais preciso de realce e sombras.

Conclusão sobre a fotografia conceptual
fotografia conceptual conclusao

Fotografia conceptual é essencialmente o fotógrafo tentando transmitir uma mensagem ou “conceito”. Normalmente, esta mensagem é transmitida através de algum simbolismo abstrato que pode ser interpretado pelo espectador. Mesmo que a maioria dos fotógrafos tem um significado específico que estão tentando passar, geralmente a imagem pode ser interpretada de muitas maneiras diferentes.

É mais frequentemente visto em publicidade e ilustração, onde a imagem pode reiterar um título ou um slogan que o acompanha. A fotografia conceptual, termo usado para descrever um gênero, pode se referir ao uso da fotografia na arte conceitual ou em fotografia de arte contemporânea. Em ambos os casos, o termo não é amplamente utilizado ou aplicado de forma consistente.

Espero que essas dicas acima tenham sido bem-sucedidas para transmitir a definição e técnicas principais da fotografia conceptual. Você pode interpretar de forma diferente sobre o que é a fotografia conceptual, por outro lado, a coisa doce é que um quadro conceptual de fotografia pode ser interpretado de diversas maneiras, devido à razão que, mesmo que o fotógrafo fique preso entre a seleção de ideias no final ele deixa sua mente livre para criar.

Para concluir, eu ainda diria que fotografia conceptual é conhecida por ser um dos gêneros mais criativos da fotografia. Em parte porque é mais difícil em comparação com outros gêneros no aspecto artístico, mas, principalmente porque ela demanda um monte de tempo e paciência para obter o seu tiro conceptual perfeito.

Agora, compartilhe a sua opinião sobre a fotografia conceptual no campo de comentários abaixo, ou deixe a sua opinião sobre este artigo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.