Home»Dicas»A Profundidade de Campo na Fotografia e sua importância

A Profundidade de Campo na Fotografia e sua importância

8
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

O que é profundidade de campo em fotografia? Compreender a abertura, distância focal e controle de foco são um dos primeiros grandes obstáculos em fotografia e vão dar-lhe confiança incrível como fotógrafo.

Neste artigo sobre profundidade de campo vamos responder a algumas das perguntas mais comuns sobre como controlar o que é acentuado em suas fotos, e mostrar-lhe alguns truques para obter as imagens que deseja.

O que é profundidade de campo?
o que e profundidade de campo

A câmera só pode focar a lente em um único ponto, mas haverá uma área que se estende na frente e por trás deste ponto de foco que ainda aparece nítida em sua fotografia.

Esta zona é conhecida como a profundidade de campo. Não é uma distância fixa, ela muda de tamanho e pode ser descrita como superficiais (em que apenas uma zona estreita aparece nítida) ou profundas (onde mais da imagem fica visível).

Por que você precisa saber sobre profundidade de campo?
conhecer profundidade de campo

Uma vez que a profundidade de campo tem um impacto, tanto na qualidade estética e técnica de uma imagem, você vai querer usar uma ampla profundidade de campo, a fim de manter tudo nítido.

Um exemplo clássico é quando você está fotografando uma paisagem, onde geralmente o resultado mais desejável é o de capturar detalhes do plano no horizonte.

Outras vezes, a profundidade de campo será preferível. Ela permite desfocar o fundo e detalhes do primeiro plano, causando distrações para dirigir os espectadores para o ponto focal em uma imagem.

Onde pode encontrar a profundidade de campo no controle de sua câmera?
profundidade de campo camera

Muitas câmeras digitais vêm com um botão de visualização da profundidade de campo no corpo, próximo a lente, outras permitem que você atribua a mesma função a um dos outros botões. No entanto, este botão não tem qualquer efeito sobre a profundidade de campo.

A imagem que você normalmente vê através do visor ou na tela exibição ao vivo é mostrada com a abertura máxima da lente, ou mais ampla, a sua configuração só estará ativa quando você capturar uma foto.

No entanto, pressionar o botão de visualização da profundidade de campo permite visualizar a cena com a abertura de trabalho, para que você possa ver quais as áreas aparecerão nítidas em suas fotos.

Há uma variedade de maneiras para controlar a profundidade de campo, como a escolha da abertura, distância do foco e do tipo de câmera digital. Em poucas palavras, aberturas maiores e distâncias focais mais estreitas levam a uma profundidade de campo mais reduzida.

Ajustando a sua profundidade de campo
ajustando profundidade de campo

Para entender de fato a profundidade de campo, você precisa conhecer de perto a abertura da lente e a distância de focagem.

Grandes aberturas correspondem com os pequenos números f-stop disponíveis na sua câmera. Então, uma abertura de f / 2.8 é larga, enquanto uma abertura de f / 22 é pequena.

Mais uma vez, a distância focal desempenha um papel importante no efeito global de suas imagens. Com grandes aberturas você consegue mais profundidade de campo quando foca em um assunto distante do que em assuntos perto da lente.

No entanto, alterar a distância de focagem é muitas vezes a maneira mais conveniente de controlar a profundidade de campo, é muito mais fácil simplesmente selecionar um ajuste de abertura alternativa.

A única coisa que você precisa estar ciente é que a transferência de uma grande abertura para uma pequena bruscamente pode levar a fotos desfocadas.

Pequenas aberturas podem trazer imagens nítidas?
profundidade de campo abertura

Até é possível conseguir fotos nítidas com pequenas aberturas, mas a escolha da abertura tem de ser equilibrada com a velocidade do obturador e as configurações ISO, a fim de manter uma exposição consistente.

Aberturas maiores deixam entrar mais luz no sensor da câmera, e velocidades do obturador mais rápidas podem ser utilizadas para congelar o movimento. Mude para uma abertura mais pequena, e a quantidade de luz que passa através da lente será reduzida.

Consequentemente, a velocidade do obturador tem de se tornar mais lenta, aumentando o risco de trepidação da câmera e movimento do seu tema. Para contornar isso, você pode aumentar as configurações ISO. Isto lhe permite utilizar aberturas menores para aumentar a profundidade de campo e utilizar velocidades de obturador mais rápidas.

O tipo de câmera afeta a profundidade de campo?
profundidade de campo sensor

Na verdade, é o tamanho do sensor de imagem no interior da câmara que faz a diferença. Quanto maior for o sensor, menor a profundidade de campo será a uma dada abertura.

Isso é porque você vai precisar usar um maior comprimento focal ou estar fisicamente mais perto do seu tema, a fim de alcançar o mesmo tamanho da imagem que você consegue com uma câmera com um sensor menor.

Por isso, uma câmera full-frame produz uma profundidade muito rasa do que uma DSLR ou um sistema de câmeras compactas, com sensor APS-C (CSC), mesmo com distâncias focais equivalentes e aberturas.

As lentes grande angular produzem uma profundidade de campo maior?
profundidade de campo lentes

A distância focal da lente não parece ter um impacto significativo sobre a profundidade de campo, como lentes chamadas de grande angular, por exemplo, produtoras de muito mais borrão. Uma lente de 200 milímetros focada em 12 pés terá uma profundidade de campo rasa em comparação com uma lente de 20 milímetros focada na mesma distância.

No entanto, se o assunto ocupa a mesma proporção do quadro, a profundidade de campo (a área que aparece nítida) é essencialmente a mesma se você está atirando com uma lente grande angular ou telefoto!

Naturalmente, o fotógrafo tem que se mover para mais perto do assunto com uma lente grande angular, ou mais longe com uma lente teleobjetiva para manter o mesmo tamanho da imagem.
profundidade de campo fotografia

As lentes grande angular parecem produzir uma menor profundidade graças ao seu ângulo de visão estreito. Uma teleobjetiva, no entanto, preenche o quadro com uma área muito menor de fundo, de modo que qualquer borrão é apresentado de forma ampliada também. Use esta característica para adicionar um brilho profissional a seus retratos.

Esperamos que este artigo sobre profundidade de campo tenha sido útil para ajudá-lo a conseguir fotos mais nítidas. Se você tem alguma dica extra, deixe o seu comentário no campo abaixo.

Comentários

comentários

Post anterior

Varicam LT: uma nova e menor Câmera 35mm da Panasonic

Próximo post

Sphericam 2: a "esférica" câmera profissional