Como fazer incríveis fotografias de paisagem no verão

0 713

Apesar de ainda estarmos no inverno, quando menos esperarmos, o verão vai chegar. E a estação mais quente do ano proporciona belas iluminações para fotografias de paisagem. A espera pelo fim do inverno é uma ótima oportunidade para estudar e treinar algumas técnicas fotográficas para serem colocadas em prática quando o verão chegar.

As características naturais do verão

O verão é o período do ano em que as flores e as árvores estão em plena vida. No lugar de galhos marrons, há muitas folhas verdinhas; no lugar de mato seco, flores de todas as cores brotam.

Porém, para fotografar todos esses elementos coloridos do verão, é preciso ter cuidado com a iluminação. O sol do meio da tarde nessa estação costuma ser muito forte, gerando muitas sombras e fazendo com que as suas fotografias de paisagem não fiquem tão boas.

Qual é o melhor horário para fazer fotografias de paisagem no verão?

Assim como em todas as estações, o melhor momento do dia para fotografar não apenas imagens de paisagens, como qualquer outro tipo de fotografia, é a chamada “Hora Dourada”.

A Hora Dourada é geralmente os 15 minutos antes e depois do nascer e do pôr do sol. As características de iluminação desses momentos do dia são perfeitas para as suas fotografias de paisagem de verão: as cores da luz do sol são mais vibrantes e possuem tons mais amarelos. Esses tons nos dão uma sensação de melancolia, leveza e acolhimento.

Outra vantagem da iluminação desse horário é a incidência baixa do sol. Isso faz com que as sombras sejam mais suaves e ideais para esse tipo de fotografia.

Maneiras de se explorar as paisagens no verão

Abaixar-se ao nível das plantas e das flores com uma lente grande angular pode ser uma boa opção para você que quer capturar um campo de flores, por exemplo. Esses campos costumam ter linhas que guiam a visão de quem for olhar para a sua fotografia, deixando a imagem muito interessante.

Além de procurar as partes mais interessantes de um campo verde e cheio de flores, reserve um tempo para procurar por algo interessante no horizonte. Pode ser uma árvore, uma combinação interessante de nuvens, ou até mesmo o sol. Esses elementos, se compostos com os principais personagens da sua imagem, fazem com que as suas fotografias de paisagem fiquem ainda mais bonitas, principalmente com as cores mais quentes e vibrantes do verão.

Summer-wildflowers

Configurações ideais da câmera para fotografias de paisagem no verão

Se você estiver fotografando em direção ao sol, use aberturas menores para criar um belo efeito flare. Mas se você quiser evitar esse efeito, acople uma cobertura de lente e evite apontar a câmera diretamente à luz solar.

Para fazer fotografias de paisagem também é interessante usar um tripé, principalmente se você estiver em um local com muito vento. Ele vai estabilizar a câmera e amenizar qualquer possível movimento tanto dela, quanto do elemento principal da sua imagem. O tripé também te dá espaço para compor a imagem com mais cuidado.

fotografias de paisagem

Dica extra: como equilibrar o brilho

Ao nascer e ao por do sol, o contraste entre o céu e o primeiro plano da sua imagem vai estar muito alto para a sua câmera registrar muitos detalhes em ambas as partes da cena. Uma opção para corrigir isso é usar um filtro de densidade na lente da sua câmera. Ele age escurecendo o céu e deixando-o mais parecido com os outros elementos da fotografia.

Para saber se o brilho de todas as áreas da fotografia está correto, selecione o botão de profundidade de campo da sua câmera. Se as colinas e árvores se projetam para a secção escura, abandone o filtro e faça duas exposições separadas – uma para a terra e outra para o céu – depois junte essas partes na edição posterior no Lightroom, ou no Photoshop.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.