Saiba de uma ver por todas quando usar ISO Alto, Baixo e o Flash

2 3.086

Essa é a dúvida de muitos fotógrafos iniciantes e, até mesmo, de quem já está engajado na profissão. Dependendo de como você usar essas ferramentas, a qualidade da sua foto pode variar de ruim a excelente. Existem várias dicas, mas selecionamos as principais e de um jeito que você entenda sem ter que ler, reler e ajoelhar em tutoriais complexos de fotografia que dizem, dizem e não explicam nada. Então, vamos começar!

Provavelmente, você já ouviu falar sobre o famoso ISO (International Standards Organization), ou deve ter visto ele nas configurações da sua máquina fotográfica, mas difícil mesmo é entender de primeira os efeitos dele na imagem. Porém, não tem nenhum mistério, o ISO na fotografia digital é a sensibilidade do sensor e, quanto menor ele for, menor será essa sensibilidade. Isso significa que é preciso de muito mais luz para a foto ficar clara. O normal é o ISO 100, mas você pode ajustá-lo conforme a necessidade da imagem que você quer capturar.

ISO BAIXO

  • Se você for fotografar durante o dia, seja uma paisagem, retratos ou arquiteturas urbanas e estiver com bastante luminosidade, use o ISO baixo.
  • Se o ambiente tiver muita luz, seja natural ou artificial, diminua o ISO. O resultado será uma foto sem ruídos, bem nítida e colorida.
  • Se você vai fotografar um evento e é permitido usar flash: use e abuse do ISO baixo.
  • O modo automático ajusta o ISO sempre para o mais baixo possível, mas o ideal é você entender do assunto e ajustar no manual, com as configurações personalizadas para a foto.

QUANDO AUMENTAR O ISO

ISO
  • “Quero tirar uma foto de algo em movimento e não tem muita luz no local”. Aumenta o ISO!
  • “Quero fotografar uma apresentação artística e só vou poder contar com a luz do palco, o que faço?”. Aumenta o ISO!
  • “Preciso fotografar um casamento, na igreja, e a iluminação interna não é suficiente, nem com equipamentos auxiliares”. Aumenta o ISO!
  • “Tenho que tirar fotos de uma festa, cerimônia, reunião, workshop ou qualquer evento em que não pode ser usado o flash, o que fazer?”. Aumenta o ISO!

Resumindo, o ISO alto é usado em locais com pouca luz. Porém, tome cuidado para não aumentar muito ao ponto que apareça muitos ruídos na foto.

FLASH Fotográfico

ISO


O flash pode salvar ou arruinar uma fotografia, saber dosá-lo e quando usá-lo é um excelente ato de sabedoria de um fotografo. O flash geralmente é pequeno e emite uma grande quantidade de luz, resultando em uma iluminação direta, dura e com sombras. Mas calma, o importante é saber quando pode usar e o que fazer quando tiver que usar.

Sem flash

  • Fotografias através de vidros gera reflexo, que intensifica a luz.
  • Quando estiver em uma distância muito grande do objeto fotografado que o flash não consegue iluminá-lo, não insista, aumente o ISO e guarde o flash. Isso acontece muito em grandes eventos, em que o palco está distante o suficiente para não ser alcançado por ele. Além disso, em muitos casos nem é permitido, porque é inconveniente luzes e mais luzes atrapalhando as apresentações.
  • Não use o flash para fotografar telas de celular, computador ou qualquer dispositivo eletrônico com telas. Acabamentos de plástico ou metalizado também não devem ser tirados com flash.

Os famosos “olhos vermelhos” nas fotos, que ninguém gosta, é causado pelo uso incorreto do flash. Então evite usá-lo diretamente no rosto humano.

Com flash

  • Pode parecer estranho, mas a melhor utilização do flash é naquele dia com bastante luz solar e com muitas sombras. Isso porque você consegue eliminar as sombras e preservar a qualidade da imagem, sem a iluminação parecer agressiva ou artificial de mais.
  • Quando estiver muito escuro, o ISO já tiver alto o suficiente e você não tem mais opção: use o flash, fazer o que.
  • Quando for usar o flash, ajuste a intensidade dele, para que você consiga usá-lo da maneira ideal.
  • Os difusores, mesmo que improvisados, são excelentes auxiliares quando o assunto é “preciso usar o flash”. Tem gente que usa filtro de café, folhas de caderno, postites e até mesmo algumas embalagens são ótimas opções para difundir a luz do flash e resultar em uma ótima imagem.

A próxima e mais importante dica é praticar. Só assim você vai saber quando é o momento certo de usar cada ferramenta da sua câmera. Para isso, compare fotografias dos mesmos objetos, com ISO alto, baixo, com flash e sem flash e perceba intuitivamente qual é a configuração mais adequada para o tipo de foto que você deseja.

Acompanhe o nosso site e fique por dentro de muitas outras dicas e informações para tirar fotos cada vez melhores!

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] é a mais importante. A espontaneidade do fotografado é mais importante do que a qualidade do ISO, do filtro ou da resolução. Se a pessoa não estiver à vontade, não piore a situação […]

  2. […] é a mais importante. A espontaneidade do fotografado é mais importante do que a qualidade do ISO, do filtro ou da resolução. Se a pessoa não estiver à vontade, não piore a situação […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.