Chega! 16 coisas sobre fotos natalinas que estamos cansados de saber

3 711

Faltam apenas alguns dias para o Natal, está é uma época aguardada por todos, seja pelos presentes, reunião familiar, ou até mesmo pelas fotos natalinas, especialmente, quando falamos em um fotógrafo profissional que não perde a chance de capturar boas imagens.

Contudo, as belas roupas do papai Noel, seus duendes e a carruagem imponente, se é que você conseguirá capturar isto de fato, não são suficientes para ilustrar com autoridade as fotos natalinas, este período vai muito além disso e cabe ao fotógrafo retratar este evento glorioso em suas fotografias.

Mas, como conseguir os melhores resultados com as suas fotos natalinas e não deixar a desejar nesta data tão importante? Em primeiro lugar, você precisa conhecer realmente esta comemoração e ficar atento a alguns detalhes que podem render fotos natalinas deslumbrantes, e não estou falando apenas da fotografia familiar que já se tornou clichê para essa época do ano.

Evidentemente, as fotos natalinas devem despertar todo o sentimento do espectador que envolve o nascimento de Cristo, como por exemplo, o amor, a gratidão, o pensamento no próximo e assim por diante. Porém, quem disse que apenas as fotos de família, reunindo todos em volta da mesa, é a única maneira de retratar todo este sentimento? Na verdade, existem mil formas de fazê-lo e você vai ver isto neste artigo!

Aqui estão 16 coisas que estamos cansados de saber sobre fotos natalinas, mas que são indispensáveis para os proprietários de câmeras fotográficas digitais que querem capturar o grande dia. Deste modo, fique atento a todas as dicas e procure se beneficiar com cada uma delas. Está pronto?

1. Faça uma lista de natal
fotos natalinas lista

Você precisa estar preparado para capturar as fotos natalinas, como em qualquer outro tipo de fotografia, mesmo quando falamos em eventos planejados como o Natal. Na maioria das vezes as ceias deste período são arquitetadas com antecedência, ou tratam de encontros tradicionais, que ocorrem todos os anos nesta época.

O que isso quer dizer? Bom, que dificilmente algo pode sair errado, será mesmo? Como regra geral, nesses momentos de puro controle alguma coisa pode se desviar do caminho e acabar lançando todo o seu trabalho de fotos natalinas no lixo. Para evitar isso, você vai precisar de planejamento, desde o início de suas férias de Natal.

Comece criando uma lista das coisas que precisa carregar em sua mochila para tornar as fotos natalinas possíveis, parece besteira, mas você pode acabar esquecendo algumas coisas na pressa de fazer as malas e partir para suas férias.

Na sua lista pessoal de fotos natalinas, inclua:

2. Balanço de branco em fotos natalinas
fotos natalinas balanço

Na maioria das casas brasileiras a ceia de natal é posta a mesa às 00 horas do dia 25 de Dezembro de 2022, isso quer dizer que você terá de lidar com pouca luminosidade, ou então com luzes artificiais dentro da casa.

Compreenda o tipo de luz utilizado neste caso e defina as configurações de equilíbrio de branco de acordo com a sua necessidade. Alternativamente, se você tem uma câmera que fotógrafa em RAW, você pode deixar para ajustar o equilíbrio de branco mais tarde na edição das imagens.

3.  Crie sua própria cabine de fotos natalinas
fotos natalinas cabine

Enquanto você provavelmente não pode dar ao luxo de contratar uma cabine de fotos para sua festa, você pode configurar uma cabine de fotos para si mesmo, onde vai tirar fotos de seus convidados.

Você não precisa criar uma cabine completa, qualquer canto de sua festa será suficiente. Basta adicionar alguns pufes, almofadas decorativas, manter o local bem iluminado, uma câmera fotográfica com flash e um tripé ou monopé. Assim você tem a sua própria cabine de fotos natalinas!

Ajuste o temporizador da câmera para um tempo mais rápido, deste modo, você também pode participar das fotografias. Além disso, o intuito da festa é a diversão e ninguém quer ficar preso em um canto até tirar todas as fotos natalinas que você precisa, ou gostaria.

A melhor parte de tudo isso é que as fotos natalinas ficarão cada vez mais engraçadas e bonitas com o passar da festa. A razão para isso é que os seus convidados estarão mais soltos no decorrer da confraternização e as fotos natalinas mais deslumbrantes com isso.

Apenas lembre-se de manter a cabine de fotos natalina acessível por toda a noite, com acesso livre e equipamentos suficientes para registrar o maior número de imagens possíveis. Em seguida, cogite a hipótese de compartilhar as fotos nas redes sociais e marcar seus amigos, com consentimento, é claro!

4. Capture os estágios de preparação

fotos natalinas preparacao

A refeição ou festa real do Natal é, obviamente, a melhor parte do dia, mas há outras oportunidades capazes de compor boas fotos natalinas, especialmente, nas fases de preparação da comemoração.

O momento que antecede as felicitações de natal também é incrível para conseguir fotos natalinas mais espontâneas, afinal, ninguém espera ser surpreendido por um fotógrafo e sua câmera em quanto está adiantando a janta natalina, não é mesmo?

Você pode conseguir fotos natalinas de tirar o fôlego, nas seguintes situações:

  • Preparo da comida
  • Decoração do ambiente
  • Empacotamento dos presentes
  • Crianças vestindo suas roupas de natal e agindo como tal
  • Arrumando a mesa, etc.

Aproveite os momentos que antecedem a festa para conseguir fotos natalinas agradáveis e com um bom resultado.

5.  Fotos natalinas antes e depois
fotos natalinas antes e depois

Falando de fotos natalinas antes de a festa começar, por que não criar algumas fotografias no estilo antes e depois da festa? Mostre o comportamento de seus convidados antes de iniciar a comemoração e como estão na saída, vai despertar o interesse do espectador e, acima de tudo, pode adicionar uma boa dose de humor a suas fotos natalinas.

Quer um exemplo? Registre a chegada de seu melhor amigo, bem vestido, com um sorriso no rosto e todo produzido. Ao final, ele pode estar despenteado e andando um pouco torto, se ele ficar muito próximo da cerveja.

A chegada de convidados tímidos também é uma grande jogada para suas fotos natalinas neste formato, você pode ilustrar como ocorreu a socialização no interior da festa e a forma como os laços de amizade e comunicação foram surgindo.

Além disso, as suas fotos natalinas também podem mostrar a circulação de pessoas no ambiente, um pequeno número de convidados no início, aumento considerável, sala lotada e, por fim, o local vazio apenas com a bagunça deixada para trás.

6.  Fotos natalinas em time lapse
fotos natalinas time lapse

Você conhece o time lapse? Então, nem preciso falar sobre a imponência e beleza deste tipo de fotografia. Agora, imagine configurar a sua câmera para captar as alterações na mesa da ceia de natal durante esta comemoração e depois criar um time lapse com o fluxo de alimentos nela? Seria incrível!

Também é possível repetir este efeito com a chegada dos convidados e decorrer da festa, como vimos na dica anterior, e muito mais. O time lapse em conjunto com as fotos natalinas pode acarretar em fotografias deslumbrantes desta época do ano e torná-lo uma celebridade entre os seus amigos e familiares.

Imagine, quem não gostaria de receber uma série time lapse por email ou rede social da festa de natal que compareceu na noite anterior? Eu gostaria muito e aposto que você também, então, promova isso para os seus convidados, com certeza não irão esquecer tão cedo.

7. Luzes de Natal
fotos natalinas luzes

Fotos natalinas sem as luzes de natal não seriam as mesmas. Por isso, você precisa entender como conseguir as fotos de luzes de natal adequadamente, e engana-se quem pensa que isso pode ser tão fácil quanto apenas apontar e pressionar o obturador, essas fotos natalinas estão entre as mais difíceis de se conseguir.

O problema com a grande maioria das fotos de luzes de Natal é que a maioria das pessoas espera até muito tarde para começar a filmar. Depois que fica completamente escuro você pode ter as luzes ou os arredores devidamente expostos, mas não ambos. Por outro lado, se você fosse capturar as luzes de Natal no meio do dia, elas não iriam aparecer por completo.

O truque é encontrar o ponto ideal (na verdade, há uma série desses pontos), onde a luz ambiente e as luzes de Natal estejam equilibradas e prontas. Dessa forma, você irá garantir que suas fotos natalinas são as melhores, afinal de contas, não é disso que se trata a decoração natalina?

8. Encontre apenas um ponto de interesse
fotos natalinas foco

Neste momento você deve ter colocado as mãos sobre a cabeça e parece que estou pedindo algo impossível, não é verdade? As fotos natalinas possuem, não raramente, diversos pontos focais ou de interesse e fica difícil isolar apenas um deles para compor a sua fotografia.

Quando você está em pose de sua câmera digital e pronto para capturar o momento adequado da ceia de natal, precisa dividir o quadro com os alimentos sobre a mesa, os convidados em volta do Buffet, às pessoas que permanecem em pé, os rostos felizes, a decoração de natal e assim por diante.

A parte que a maioria das pessoas que pretendem capturar boas fotos natalinas não entendem, é que você não precisa manter um pinheiro ou papai Noel em todos os quadros de suas fotos natalinas. Na verdade, você pode focar apenas no que é interessante em cada imagem e, em seguida, dar o foco natalino com alguns ajustes no pós processamento, como adicionar bordas comemorativas, por exemplo.

Percebe como está técnica pode deixar tudo mais simples na hora do enquadramento? Dito isto, não se preocupe em manter tudo em uma mesma imagem, aliás, fazer isso pode deixar a imagem fora de ordem e confundir o espectador. Lembre-se que toda a fotografia precisa de um objetivo específico e não é diferente com as fotos natalinas.

9. Fotos natalinas em grupo
fotos natalinas grupo

Fotos natalinas em grupo são épicas, principalmente, na era da selfie compartilhada e dezenas de “papagaio de pirata” por aí. No entanto, qualquer fotógrafo experiente tem de concordar que as fotos natalinas em grupo ao final da noite são péssimas, as pessoas estão exaustas, e algumas bêbadas, esse não é o melhor momento para capturar uma das fotos natalinas mais importantes desta noite.

Você também não vai querer nenhum amigo reclamando sobre a última foto da noite quando estiver sóbrio e, muito menos, fazer parte de uma discussão se a foto em grupo será ou não publicada. Não se esqueça que as fotos natalinas precisam agradar a todos, então, use a inteligência!

Ao invés de reunir todos os convidados ao fim da festa para protagonizar a foto natalina em grupo, faça isso no início, assim que todos os convidados, ou os mais importantes, chegarem ao local da festa. Com isso, você garante que todos estarão em seu melhor momento para participar destas fotos natalinas e diminui a chance de estresses posteriores.

10. Abertura de presentes
fotos natalinas presentes

Há certos momentos durante uma reunião de Natal que são preenchidos com todos os tipos de oportunidades fotográficas, a abertura de presentes é uma delas, coberta com uma variedade de emoções, expressões faciais e etc.

Toda essa avalanche de caras e bocas fica ainda mais evidente e espontânea se você tem crianças ao redor. Nesta hora, ligue a câmera para o modo de explosão (às vezes chamado de modo de disparo contínuo) e tire muitas fotos no momento das festividades.

Você vai colecionar excelentes fotos natalinas dessa maneira, desde a expectativa ao receber o presente embrulhado, a emoção de desembrulhar, até a alegria ou decepção de ver o que está dentro. Aproveite também para capturar fotos natalinas durante a troca de presentes daqueles que presenteiam também, esse momento é uma fonte inesgotável de grandes fotos natalinas.

11. Preencha o seu quadro
fotos natalinas zoom

Embora, esta seja uma das dicas mais simples é um dos erros mais visíveis na maioria das fotos natalinas que vemos por aí, ao mesmo tempo, pode ter o impacto mais profundo em seus tiros.

Fotos natalinas, e de qualquer tipo, com um imenso espaço vazio e apenas um indivíduo como protagonista da imagem são demasiadamente estranhas e seu espectador não irá entender nada.

Dê maior destaque utilizando o zoom de sua câmera fotográfica. Faça o certo em suas fotos natalinas e evite uma imagem distorcida e confusa, cumpra com esta exigência mesmo que seja para evitar os questionamentos e comentários maldosos de suas fotos natalinas posteriormente.

12. Cuidado com seu flash
fotos natalinas flash

O flash de sua câmera também precisa receber atenção necessária para que você consiga capturar as fotos natalinas dos seus sonhos. Expor os seus convidados ao disparo excessivo do flash, pode deixá-los com os olhos semiabertos em suas fotos natalinas e, nem o fotógrafo, muito menos as pessoas da foto querem que isso aconteça.

Você pode evitar isso, usando algum equipamento fotográfico específico para rebater o flash, ou alguma iluminação externa a sua câmera. Assim, você mantém a cena bem iluminada, mas sem gerar nenhum desconforto e exime as suas fotos natalinas de apresentarem pessoas com cara de sono.

Outra forma de reduzir o impacto do seu flash para criar alguns efeitos interessantes é mudar sua câmera em modo ‘noite’ (modo de sincronização lenta). Isso vai dizer a sua câmera para escolher uma velocidade do obturador mais lenta, mas ainda disparar o flash. Ao fazer isso ela vai capturar um pouco da luz ambiente da sala, bem como congelar a cena. Esteja avisado, você pode acabar com alguns tiros malucos fazendo isso, mas também pode ser muito divertido.

13. Experimente as fotos natalinas macro
fotos natalinas macro

A maioria das câmeras digitais vem com um modo macro e um número crescente de fotógrafos está comprando lentes macro, você também pode fazer o mesmo com as fotos natalinas e neste caso, basta anexar sua lente e fotografar as pequenas coisas.

Sempre ouvimos dizer que a beleza das coisas está nos detalhes, nas fotos natalinas não é diferente e, podemos dizer que é especialmente verdade. Enfeites para a árvore, decoradores de mesa, bacia de doces, um presépio, bem como toda a decoração são capazes de transformar as suas fotos natalinas em pleno sucesso.

Não dê pouco valor às coisas menos perceptíveis na comemoração do Natal, aproveite-as para criar fotos natalinas mais arrasadoras e inéditas. Na fotografia, qualquer coisa pode se tornar um motivo para tirar novas fotos e criar diferentes perspectivas, aproveite isso em suas fotos natalinas.

14. Preste atenção a sua abertura
fotos natalinas abertura

Para começar as suas fotos natalinas você até pode ajustar a sua câmera para disparar em modo de prioridade de abertura. Todavia, pode ser necessário mudar constantemente a abertura, dependendo do que você pretende capturar em suas fotos natalinas.

Por exemplo, quando pretende tirar fotos de uma decoração de Natal na árvore, selecione uma grande abertura, de modo a jogar o fundo fora de foco. Mas, em uma foto tirada a partir da mesa da ceia com todos os convidados sentados, seria melhor escolher uma pequena abertura, de modo a ter uma maior profundidade de campo e manter todos no foco.

Certifique-se de levar a sua abertura em consideração na hora de capturar as fotos natalinas, assim a composição delas será efetuada corretamente e vai deixá-las mais atraente.

15. Explore Seu Bairro
fotos natalinas bairros

Esta dica vai depender do local em que você reside, afinal, nem todos os bairros costumam criar decorações natalinas personalizadas, ou trabalhar em competições deste gênero. Portanto, se a região onde mora dispõe destas oportunidades incríveis para fotos natalinas, aproveite cada uma delas.

Já os fotógrafos que não encontram esse oásis de fotos natalinas em seu próprio bairro devem programar alguns passeios pela cidade e buscar por decorações, peças e eventos que podem se tornar grandes protagonistas para suas fotos natalinas. Jamais limite a sua câmera para dentro de sua comemoração do natal, saiba que lá fora há uma imensa gama de oportunidades para suas fotos natalinas!

16. Mas, se suas fotos natalinas não são perfeitas?
fotos natalinas perfeitas

A maioria dos fotógrafos tem um senso de exigência para suas fotos natalinas extremamente alto, talvez, também seja o seu caso. Quando isso ocorre, não importa o quão perfeitas pareçam as suas imagens, alguma coisa sempre vai precisar de ajuste em suas fotos natalinas.

Apesar de você poder ajustar a sua câmera para o disparo contínuo e capturar o maior número de fotos possíveis de uma cena, considerando que tem cartão de memórias suficientes, não conseguirá retornar à comemoração em busca de novas fotos.

Com isso, você deve aproveitar todo o tempo disponível para tirar fotos natalinas com exposição, composição, luminosidade e abertura adequadas a fim de garantir boas imagens para o seu álbum de Natal.

No entanto, mesmo com o esforço contínuo para compor boas fotos natalinas, algumas dessas imagens podem apresentar uma exposição não muito adequada, para resolver isso use o que há de melhor no mundo da fotografia: o pós processamento.

Softwares de edição de imagens, como Photoshop ou GIMP, não transformam nenhum fotógrafo em especialista nato, pelo menos não em campo, mas, auxiliam e muito a livrar você de alguma fria e realizar pequenos ajustes em suas fotos natalinas. Portanto, aproveite estas ferramentas conscientemente e evite perder todo o seu trabalho!

Em quanto estas dicas não pretendem realçar uma infindável lista do que fazer em suas fotos natalinas, são capazes de recordar os princípios básicos para se conseguir uma boa imagem desta data comemorativa e, sem dúvida, merecem toda a nossa atenção.

Use de sua liberdade artística para capturar as suas fotos natalinas da melhor forma possível, e aproveite este campo para compartilhar as suas dicas pessoais e indispensáveis no campo de comentários abaixo, ou apenas deixe a sua opinião sobre este artigo.

você pode gostar também
3 Comentários
  1. […] Estamos falando de uma festa natalina que faz parte da tradição cristão do brasileiro que gosta de reunir a família ao redor de uma mesa farta com pratos típicos para a data e para o nosso verão. […]

  2. […] realizar ensaio de natal, não precisa se basear em ensaios clássicos, você pode inovar realizando ensaios ao ar livre, […]

  3. […] realizar ensaio de natal, não precisa se basear em ensaios clássicos, você pode inovar realizando ensaios ao ar livre, […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.