Sensibilidade ISO

10 2.015

Para você que se interessa, gosta ou trabalha na área de fotografia já deve ter ouvido muito sobre o ISO ou até mesmo o visto em suas configurações da Câmera Profissional ou Câmera compacta. Saiba que esse mecanismo é tão importante quanto à abertura ou velocidade do obturador.

Mas o que é o ISO? O ISO mede a sensibilidade do sensor à Luz. É bem simples de entender: quanto maior o ISO, mais sensível ele está e assim, a câmera interpreta que o motivo ou ambiente a ser fotografado necessita mais claridade e então ela amplia a captação de Luz. Quanto menor o ISO, menos informações sobre o motivo será captado.

Sensibilidade ISO

No entanto, há mais para saber do que isso. Ao alterar o ISO para valores maiores do que 800 o fotógrafo avisa para a câmera que há áreas na foto que estão desiguais e então a câmera tenta fazer uma compensação entre elas, mas isso gera ruído (um defeito na imagem; pixels com coloração verde e vermelha). Embora seja considerado um defeito, este recurso pode ser muito bem usado quando souber aplicá-lo. Muitos Fotógrafos atualmente usam este tipo de efeito.

como usar iso

Resumindo, quando uma sensibilidade maior de ISO é utilizada, maior é a velocidade que o obturador possui. A regra é simples: Quanto menos luz no ambiente, mais sensível o ISO deve ser.

Ao colocá-lo em menores valores o fotógrafo retira as exigências da câmera em relação à foto, mas para que continue com bons resultados é necessário ter mais luz no ambiente. Em casos de exposições à luz do dia, estúdios fotográficos bem iluminados podem usar a Sensibilidade  ISO 100, por exemplo.

Como escolher o ISO correto?

Geralmente as câmeras fotográficas oferecem uma variedade de ISO de 100 a até 1600, as câmeras fotográficas mais recentes possuem uma Faixa muito maior e por isso gera-se certo medo na hora de ajustar o ISO.

O mais importante na hora de escolher o ISO correto de sua Câmera é verificar a claridade do ambiente que você está. Lembre-se: Quanto maior o ISO, mais claridade será capturada pela câmera.

Ruído:

Como Já mencionado, o ruído é gerado por altas exposições do ISO, mas nem sempre isso se torna algo ruim. Uma das características das câmeras analógicas é o ruído e para se aproximar desse efeito, muitos fotógrafos usam o máximo de sensibilidade do ISO.

ruido camera
(Jessica Lange – Fotógrafa Exposição no MIS)

Longa exposição:

Classificações mais baixas do ISO produzem cores precisas, imagens suaves e esteticamente atraentes, mas isso requer excelentes condições de iluminação No entanto, existem alguns assuntos que você possa vir a desejar fotografar em condições de pouca luz ou congelar o movimento (um beija-flor, um cavalo de corrida ou um carrossel). Em todas as situações você precisará de ISOs mais elevados para capturar essas imagens com uma exposição aceitável.

Ao contrário do filme, com uma câmera digital, você pode aumentar a Sensibilidade ISO com o toque de um botão, e essa flexibilidade torna muito mais fácil para obter a imagem desejada. Assim, com as ISOs mais altos, você pode usar velocidades do obturador mais rápidas para eliminar o borrão de movimento ou vibração da câmera.

Aumentando o ISO com a quantidade desejada e aumentando a exposição você obtém efeitos de luz incríveis sobre o motivo desejado.

aumentando iso

Estabilizadores:

Usando um tripé, você pode aumentar a sensibilidade ISO em sua câmera fotográfica e o tempo de exposição da imagem quando o motivo estiver fixo. Desta maneira você garante que a luz seja bastante dispersa e igualmente dividida pela câmera, no tempo correto.

Para Fotos com muito mais qualidade, deve-se prestar atenção na combinação do tripé ou monopé e ajustes. Aumentando a exposição, diminuindo a abertura e ajustando o ISO da máquina para se adequar à luz no ambiente você terá excelentes resultados em seus trabalhos!

sensibilidade câmera Dslr

Conclusão:

A Sensibilidade  ISO é a terceira função mais importante das quais deve-se ter conhecimento na hora de fotografar, logo a frente estão a abertura do obturador e velocidade de exposição. Unindo estes três elementos você terá resultados exuberantes e qualidade de serviço superior.

A iluminação é parte essencial para obter grandes resultados e a Sensibilidade ISO é o que te ajuda a balancear a falta dela. Saber a hora e o momento certo de usá-lo é o que diferencia o fotografo profissional e amador!

você pode gostar também
10 Comentários
  1. […] das Câmeras Digitais, esses sensores proporcionam praticidade devido à possibilidade de mudar a Sensibilidade ISO. O Sensor Full Frame tem o tamanho equivalente ao sensor da câmera de filme analógico; dessa […]

  2. […] um ponto específico no meio do quadro de abertura e não deixam as imagens tão nítidas). Um ISO de 200, ou menor também é essencial para garantir fotografias de arquitetura sem o aspecto […]

  3. […] ao segurar a câmera. Isso pode ser particularmente útil com pouca luz, pois permite manter as Configurações ISO mais baixas do que seria […]

  4. […] ISO varia de 100 a 25.600, mas se você quiser tirar fotos com pouca luz, tente manter a câmera igual […]

  5. […] permitindo que você fotografe em velocidades mais altas do obturador e, portanto, reduza a Sensibilidade ISO para preservar a qualidade da imagem. Isso é particularmente útil em condições de pouca luz, […]

  6. 7 Dicas para ensaios fotográficos de sucesso ao ar livre. – Villa Franca Fotografias

    […] Também será preciso configurar câmeras e lentes para longos períodos de exposição, ISO alto, grande abertura do diafragma e, ainda, habilitar o uso […]

  7. […] Estas são as perguntas este artigo tentará responder, abordando os três conceitos do triângulo: Sensibilidade ISO, Abertura e Velocidade do Obturador – os componentes de alcançar uma foto corretamente […]

  8. […] muito, principalmente ao fotografar no amanhecer e no entardecer. Desligue o flash, coloque o ISO de 100 para minimizar qualquer ruído e comece a fotografar. Experimente usar uma velocidade de 1 a 3 segundos e veja o que elas fazem […]

  9. […] > 5fps Display LCD (resolução): D3100 > 230.000 pontos, D3200 e D3300 > 921k pontos ISO: D3100 > 100 – 3.200 (estendível até 12.800), D3200 > 100 – 6400 (até 12.800), D3300 […]

  10. […] isso não é tudo que você pode aproveitar. A Canon T6 também possui recursos como: • Faixa ISO de 100-6400 (expansível até 12800) • Visor óptico • Disparo contínuo a 3fps • Resolução […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.