Principal erro dos amadores: olhar com a câmera fotográfica, e não com os olhos

0 562

Você passou bastante tempo estudando fotografia e as maneiras de como usar a sua câmera fotográfica. Você se sente confiante e entende as configurações do seu equipamento fotográfico como: velocidade do obturador, abertura, ISO e compensação de exposição.

Você se identifica com isso…

…até você sair de casa com a sua câmera fotográfica e se deparar com um momento incrível e simplesmente não sabe o que fazer. “O que eu faço? Quais são as melhores configurações para essa situação?”

Mesmo assim você tenta capturar esse momento e volta para casa para perceber que muitas das suas fotografias estão borradas, com uma exposição errada e o momento que seria tão interessante para uma fotografia não ficou tão incrível como aquele que você viu com os seus olhos.

Parece que você fez tudo errado.

Isso parece familiar?

O maior erro de um amador com a câmera fotográfica é…

A maioria dos fotógrafos amadores sabem tudo o que precisam sobre a câmera fotográfica que possuem, mas ainda não sabem o que fazer perante a um momento decisivo para uma fotografia.
Isso pode acontecer por um fator determinante: quando eles se deparam com uma cena linda, a primeira coisa que fazem é olhar para a câmera fotográfica para pensar no que fazer.

Pode parecer lógico o ato de olhar para a câmera fotográfica nessa situação, mas não é. E esse pode ser o motivo pelo qual esses fotógrafos travam na hora de fotografar.

Pense na iluminação antes de pensar nas configurações da câmera

Antes de pensar em qualquer configuração da sua câmera fotográfica, analise a iluminação do ambiente e tente entendê-la. Como você pode saber sobre as configurações ideais se você ainda não entendeu a luz?

Qual é a intensidade da iluminação? Você está sob um sol muito claro, sob uma luz artificial, ou sombras? Qual é a direção da luz principal? Ela vem de trás, da frente, ou do lado do elemento principal da sua fotografia? A cena possui pontos claros e pontos escuros? Essas são as situações típicas de erro de fotógrafos amadores porque elas podem confundir o medidor de luz da câmera fotográfica.

Nesses momentos, você precisa pensar se prefere expor corretamente as sombras, ou os pontos de claridade.

camera fotografica

Use seus olhos, não a câmera fotográfica

Tudo isso que foi citado deve estar na sua cabeça antes de você começar a ajustar as configurações de sua câmera. Quando você sair de casa para fotografar, atente-se imediatamente à iluminação do ambiente. Atente-se também em como a iluminação reage quando você sai de um espaço iluminado e entra em um espaço de sombra (e vice-versa). E, claro, sempre ajuste suas configurações de modo em que elas se adaptem a essas mudanças.

Se você estiver começando a aprender a fotografar, vale a pena até parar um pouco de fazer imagens e apenas reparar nessas alterações de luz. Entenda como a luz funciona nas suas fotografias.

Seus olhos são o fator mais importante aqui, e não a câmera.

Você também precisa entender que, como amador, o processo de aprendizagem nada mais é do que tentar e errar. Apesar de cada configuração ter suas vantagens para situações específicas, nenhuma é melhor do que a outra. Então a dica que fica é: tente e experimente tudo o que a sua câmera fotográfica tem a oferecer. Só assim, com a prática, você consegue aprender o que deverá ser usado em cada situação.

camera fotografica

O modo manual é bom para o aprendizado

Passar alguns dias fotografando apenas com o modo manual da sua câmera pode ser muito bom para o seu desenvolvimento como fotógrafo.

Alguns fotógrafos profissionais podem preferir os modos prioridade de abertura, ou de velocidade, mas você, como amador, deve insistir um pouquinho no manual. Com ele, você consegue revisar quais configurações são ideais para determinadas condições de iluminação. E treinar com o modo manual também faz você ficar melhor em outros modos, como os de prioridade.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.