Fotografia de alta faixa dinâmica (HDR)

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Basicamente, existem duas razões para fazer uma Fotografia HDR : High Dynamic Range (alta faixa dinâmica): necessidade e criatividade—e porque essas razões muitas vezes se sobrepõem, você terá ótimas fotos e será capaz de adicionar seu toque pessoal ao longo do processo.

A razão “necessária” para fazer uma imagem HDR “High Dynamic Rangeé o fato de que os nossos olhos podem perceber uma gama extraordinária de contraste em uma cena, uma gama muito maior do que o sensor de qualquer câmera pode capturar. Vemos em áreas intensamente iluminadas de uma cena e também podemos dizer o que está acontecendo nas sombras. A câmera digital terá problemas para capturar as extremidades desse alcance drástico. Se você optar por regular para os destaques (as áreas claras), você perderá praticamente todos os detalhes nas áreas sombreadas da cena. Tente de outra forma—regule para as sombras—e é provável que você acabará com o que são comumente chamadas de fotos “estouradas”.

Fotografia de alta faixa dinâmica (HDR)
Nikon D3x, AF-S Nikkor 14-24mm f/2.8G ED, f/22, ISO 200, prioridade de abertura, fotometria por matrix

Um exemplo conhecido de foto estourada é um interior de uma sala bem exposta em que as janelas estão resplandecentes com a luz. Se você expuser para capturar o que está fora dessas janelas, os detalhes da sala serão perdidos na sombra. E quando você fotografar ao ar livre, a luz do sol que cria destaques brilhantes também criará sombras escuras; exponha para um e perderá detalhes no outro.

Mas quando você faz uma imagem HDR, o que você vê é o que obterá porque uma fotografia HDR é o resultado de quando você toma uma série de exposições—comumente chamadas de bracket—para capturar ambos os detalhes brilhantes e sombreados.

“Na fotografia de natureza, quanto mais realista, melhor; mas há momentos em que eu quero fazer uma impressão gráfica—e há muitos objetos que funcionam melhor com mais processamento interpretativo. É uma preferência pessoal.”

Conversamos com um fotógrafo de natureza, Tony Sweet, sobre as técnicas que ele usa para criar imagens em foto HDR em ambas as situações, exteriores e interiores.

Em primeiro lugar, sua câmera está sempre em um tripé, para garantir que as imagens que vai fotografar não variem em composição e que cada disparo seja tão acentuado quanto possa ser. Em seguida, ele ajusta sua DSLR Nikon para a operação de prioridade de abertura,—o que significa que a abertura que ele escolher não variará de disparo a disparo.

“Eu tomo uma leitura do fotômetro matriz da cena para a minha exposição base,” diz Tony sobre seu próximo passo. “Então, verifico o histograma, que irá mostrar, ainda melhor do que a visualização da exposição base no LCD, o que está acontecendo na cena.” O histograma irá dizer se você está estourando os destaques (os picos ultrapassarão o topo do gráfico do lado direito) ou bloqueando as sombras (os picos ultrapassarão o gráfico do lado esquerdo). Se qualquer um dos casos acontecer, ele ajustará o f/stop e, talvez, a ISO.

Fotografia de alta faixa dinâmica (HDR)
D3X, AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED, f/22, ISO 100, prioridade de abertura, fotometria por matriz.

Tony geralmente faz um bracket de cinco disparos, embora brackets de três e sete disparos também são comuns em fotografia HDR. A escolha depende muitas vezes da faixa e da gravidade do contraste da cena.

Ele toma o bracket usando o recurso de bracketing automático de sua câmera—que faz o que o nome sugere. Uma vez que ele escolhe os passos (os incrementos) do bracket, a câmera lida com o resto. (Se o bracketing automático está disponível em sua Nikon DSLR, o manual da câmera lhe informará como selecioná-lo e configurá-lo. Se não for oferecido no seu modelo, você pode fazer o seu bracket manualmente utilizando o botão de compensação de exposição.)

“Eu ajusto o bracket automático em cinco etapas: 0 para a exposição base, em seguida, +1, +2, -1, -2”, diz Tony. “Essa sequência vai cobrir 85 por cento, se não mais, do que eu faço em HDR“. Para fazer o bracket, a câmera está variando as velocidades do obturador. “Como a câmera está em um tripé, a velocidade do obturador não é um problema; não haverá qualquer desfoque em velocidades lentas”, diz Tony.

Aqui está um bracket de cinco etapas e a imagem HDR que produziu:

Fotografia de alta faixa dinâmica (HDR)
Linha superior (l. para r.) Bracket de cinco exposições: [+2EV] [+1EV] [0] [-1EV] [-2EV]; com a imagem final HDR.

O que o bracket oferece são exposições que, no total, contêm todas as informações de realce e sombra que a cena tem para oferecer—em outras palavras, toda a gama de contraste da cena. Quando você coloca essas exposições em um programa de software HDR, você pode criar uma única imagem que representa a cena praticamente como você a viu—ou, se você quiser ser criativo, o software também fornece as ferramentas para aqueles toques pessoais que mencionamos anteriormente. O processo de HDR lhe dá a opção de: criar uma imagem realista que representa todas as sutilezas da cena, criar um gráfico ilustrativo de hiper-cor ou criar algo intermediário.

“Na fotografia de natureza, quanto mais realista, melhor”, Tony diz, “mas há momentos em que quero fazer uma impressão gráfica—e há muitos objetos que funcionam melhor com um processamento mais interpretativo. É uma preferência pessoal.” Ele acha que cenas como o interior de um celeiro antigo ou um campo com um carro abandonado prestam-se a uma visão “extra real”—”objetos onde as cores, texturas e contrastes se prestam para o processo.” As fotos em anexo incluem exemplos de escolhas reais, hiper-reais e intermediárias de Tony.

Tony usa dois programas de software para processar seus brackets HDR (exposição). Um é o Photomatix e o outro é o HDR Efex Pro Nik Software. Ambos funcionam de forma semelhante—basicamente, você define os parâmetros que controlam o resultado—e cada programa irá criar um arquivo que contém todas as informações para uma exposição, um arquivo que torna os extremos de luz e sombra, além de todo o resto. “O arquivo calcula a média de tonalidade da cena e então você mapeia o tom desse arquivo—o que significa que o software ajusta destaques, sombras, contraste e cor para que a imagem possa se adequar ao seu gosto,” diz Tony. O primeiro passo no mapeamento de tom é o padrão do software—que vai dar o que ele pensa que é uma reprodução natural. “Na maioria dos casos, não é tão ruim e eu começaria com esta seleção,” diz Tony.

Fotografia de alta faixa dinâmica (HDR)
D3S, AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED. f/11, ISO 200, prioridade de abertura, fotometria por matriz.

Por que ele trabalha com dois programas? “Eu gosto de mudar as coisas um pouco. Indo de um programa ao outro me dá mais variedade. Os resultados podem ser bem diferentes, algumas vezes uma fotografia que não parece tão boa em um programa, pode parecer excelente em outro—ou parecer como eu desejo.”

Em última análise, a fotografia HDR torna possível capturar imagens que antes estavam praticamente fora do nosso alcance. Ao mesmo tempo, oferece uma grande quantidade de opções criativas. Tony coloca desta forma: “A sua câmera está capturando informações. HDR é sobre como você decide usar essa informação para criar uma imagem.”

Fotografia de alta faixa dinâmica (HDR)
D3X, AF-S NIKKOR 14-24mm f/2.8G ED, f/22, ISO 400, prioridade de abertura, fotometria por matriz.
Fonte: Nikon Learn & Explore
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