Tipos de Luzes na Fotografia e Como Usá-las

1 5.559

Luz é o principal ingrediente de uma fotografia. Há, naturalmente, outros ingredientes: tempo, composição, tema, emoção e seu estilo único, mas a luz é a coisa que torna a fotografia possível.

Não importa toda a sua habilidade como fotografo, se não conhecer os tipos de luzes e qual delas usar, suas imagens serão uma catástrofe. A iluminação é algo que deve ser sempre considerada quando tirar uma foto, por isso é importante entender os diferentes tipos de luzes e como tirar o máximo proveito de cada uma.

Basicamente, existem dois tipos principais de luz: natural e artificial. A luz natural, como o próprio nome sugere, é toda iluminação proveniente da natureza, como a luz do sol ou da lua, por exemplo. Iluminação artificial é todo o resto, ao contrário da luz natural, é obtida através de equipamentos e acessórios para fotografia. A luminária da sua sala de estar é um exemplo disso.

Luz Natural

tipos-de-luzes-naturais-1024x683-3276466

Provavelmente, este é um dos tipos de luzes mais lisonjeiros para iluminação de uma fotografia, talvez porque é a maneira que mais se assemelha a forma como vemos as coisas. Quando você sai para uma volta no parque se depara com muitos objetos e pessoas, e a luz natural é a única chance de obter o mesmo resultado dos seus olhos.

Na medida possível, busque usar desta luz, ela é relativamente mais fácil de operar do que as de nível artificial. Contudo, às vezes parece complicado obter a luz do sol para as suas fotos, por isso, veja algumas dicas de como aproveitar a luz natural para obter belas fotos, sem nenhum risco ou investimento.

Abra as janelas

tipos-de-luzes-janela-1024x682-2930205

A fotografia e retratos de pessoas é o tipo mais fácil para usar este tipo de artifício. Experimento usar a luz vinda de uma janela para iluminar um ambiente ou uma pessoa, se for necessário movimente o astro da foto para outro lado, ou cômodo da casa. Deixar a luz do dia entrar e se difundir no ambiente vai trazer uma aspecto natural e sereno para as suas imagens.

Você também pode usar de refletores para direcionar este tipo de luz diretamente para o objeto principal da foto.

Fotos ao ar livre

tipos-de-luzes-ao-ar-livre1-1024x683-2312833

Um dos piores tipos de luzes naturais é a luz solar direta. Ela pode causar linhas e sombras pesadas, bem como estrabismo, o que não é nada interessante para as suas fotos ao ar livre. A fim de evitar isso você precisa manter o sol sempre na parte traseira da câmera, assim vai manter o foco da foto iluminado, mas evitar o reflexo.

Dias nublados

Dias nublados são perfeitos, especialmente para casamentos, embora os noivos possam discordar disso. A luz é muito melhor refletida e você pode usar de outros acessórios para equilibrar a iluminação e obter uma boa foto.

Só porque o dia está nublado não significa que você tem que ficar dentro de casa! Se você não é um fã de um céu branco, pode manter o foco em seu objeto, chegar mais perto e obter mais detalhes. O resultado será uma cena de baixo contraste.

Tempestades

tipos-de-luzes-tempestade-1024x678-7645575

Ao ir para fora com o mau tempo, pode resultar na volta para casa de mãos vazias, sensação de cansaço e frio, será mesmo? A oportunidade de uma fotografia dramática é muito maior em dias de tempestade e você só precisa estar no local para ter grandes recompensas. Da mesma forma, os relâmpagos, tipos de luzes naturais que aderem a sua foto um efeito extraordinário, o deixará sem fôlego na hora da pós produção.

Crepúsculo

tipos-de-luzes-crepusculo-1024x682-1218870

Uma coisa que sempre me surpreendeu quando eu estou a fotografar um pôr do sol é que, assim que o sol se põe abaixo do horizonte, todos os fotógrafos arrumam seu equipamento e vão para casa. Eles perdem o meu tempo favorito para disparar: o crepúsculo. Isso acontece cerca de 20 minutos depois que o sol vai embora ou 20 minutos antes de o sol nascer.

No período entre o dia e a noite, há vários tipos de luzes utilizáveis e ricas em cores. Enquanto os nossos olhos vão ver muitas vezes o preto, o sensor de nossa câmera vai ver outras cores e muita luz, um aspecto incrível para as suas fotografias. Veja algumas dicas sobre ” Fotografar na Hora Dourada “.

Noite

tipos-de-luzes-noite-1024x576-1417378

A noite é um momento emocionante para fotografar, e não apenas por causa das pessoas estranhas que aparecem neste período. Alguns tipos de luzes, como as da cidade, a lua e as estrelas, fornecem uma grande fonte de iluminação dramática para as suas fotos.

Entretanto, para pode aproveitar os clics, você precisa ajustar a sua câmera para manter o obturador aberto para exposições longas. A maioria dos fotógrafos costuma usar exposições de até uma hora de duração! Veja algumas dicas sobre ” Fotografias Noturnas de Paisagens “.

Luz artificial

Não é sempre que a luz natural é suficiente, você pode precisar usar de equipamentos de iluminação para criar um bom ambiente para suas fotos. São diversas as razões para que a luz artificial seja usada na fotografia, algumas delas podem ser: necessidade de mais luz, luz diferente, você precisa controlar a iluminação, etc.

Nós já vimos que as iluminações artificiais são os tipos de luzes que vem de outra fonte que não a natureza. Existem quatro tipos comuns de fontes de luz artificial usado para a fotografia hoje, incandescente, fluorescente, LED e strobe.

Veja também nossa matéria sobre ” Equipamentos para dar condição Ideal de Luz e Iluminação

Incandescente

tipos-de-luzes-incandescente-1024x683-1420022

Esta iluminação pode ser usada em uma lâmpada comum ou grande lâmpadas de tungstênio, conhecidas como luzes quentes, mais usadas ​​no estúdio e em sets de filmagem. Eles são quentes em temperatura de cor em comparação com a luz natural.

A luz de uma lâmpada nua é muito dura. É por isso que usamos abajures em nossas casas. A qualidade da iluminação incandescente pode ser modificada usando sinalizadores, refletores e material de difusão. Elas ficam quentes ao toque, então você precisa ter muito cuidado em torno das crianças e ao fotografar coisas que derretem, como o plástico ou sorvete.

Fluorescente

tipos-de-luzes-fluorescente-1024x678-1832676

A maioria dos edifícios públicos e escritórios são iluminados com tubos fluorescentes. Estes tipos de luzes são usados por décadas. Não são muito comuns em fotografia, mas, podem ser muito úteis uma vez ou outra, em especial se estiver filmando em escritórios corporativos.

A parte ruim é que os tubos vêm em diferentes temperaturas de cor. Tradicionalmente, eles foram esverdeados, e você tinha que ter um filtro magenta em sua lente da câmera para corrigir isso.

Agora, eles vêm em muitas cores diferentes: branco fresco, a luz do dia equilibrada, verde tradicional, ou branco quente. Como resultado, é difícil o equilíbrio do branco na iluminação fluorescente, porque você nunca sabe que tipos de lâmpadas estão nos reatores, ou mesmo se as lâmpadas correspondem aos filtros de sua câmera fotográfica.

Você poderia ter uma sala que tem 2 ou 3 tubos de cores diferentes. Neste caso, eu definitivamente recomendo fazer um balanço de brancos personalizado usando um cartão cinzento.

Lâmpadas CFL

tipos-de-luzes-cfl-1024x819-4732303

Os fotógrafos também podem contar com novas lâmpadas fluorescentes, chamadas de CFL ou luz fluorescente compacta. Elas ajudam a resolver a crise energética, mas na realidade trazem mais problemas do que benefícios. Muitas das lâmpadas CFL emitem eletricidade suja, completamente prejudicial a seres humanos e causadores de dor de cabeça, problemas ópticos, e assim por diante.

Além disso, há mercúrio na composição destes tipos de luz e cor. Se acidentalmente elas quebram ou queimam, você precisa destiná-las para uma empresa de resíduos especializada para evitar a poluição do meio ambiente, você não pode simplesmente atirar mercúrio no lixo.

Mantenha as crianças afastadas! Lâmpadas fluorescentes compactas não são adequadas para uso doméstico como a lâmpada comum, mas sim para ser mantidas por longos períodos de tempo, de modo que são ótimas para armazéns onde as luzes estão acessas o tempo todo.

Existem alguns novos kits de iluminação de estúdio no mercado que usam essas lâmpadas CFL. O seu uso é mais comum no mercado de gravação de vídeo. Mas, os kits muitas vezes sofrem com o balanço de branco por causa das lâmpadas de baixa qualidade. Por essa razão, elas não fazem uma boa iluminação para fotos ou vídeo.

LED

tipos-de-luzes-led-1024x683-5918709

LED significa diodos emissores de luz. Normalmente, há uma série de diodos luminosos em cada lâmpada para gerar estes tipos de luzes. Estas luzes são realmente novas no mercado da fotografia e vídeo, mas o seu uso é cada vez mais comum, especialmente no perímetro de iluminação para o uso doméstico. Você provavelmente também usa uma delas, se anda de bicicleta.

Dependendo da marca e qualidade dos LEDs, que pode variar de muito estável na temperatura de cor para muito instável, o brilho pode ser variado e alguns modelos têm duas temperaturas de cor. A qualidade da luz de LED tende a ser um pouco dura e não se espalhar muito, então você pode precisar suavizar essa luz com um material de difusão, ou saltá-la fora de uma parede.

Para o primeiro uso, recomenda-se deixá-las acessas por cerca de 72 horas, isso vai ajudar a estabilizar as variações da temperatura de cor. Você pode usar também de géis de correção de cor, e é uma boa idéia usar o balanço de branco customizado em sua câmera. As classificações de temperatura de cor dadas pelo fabricante da sua câmera, na maioria das vezes, não será suficiente. Faça seus próprios testes.

Alguns LEDs não são brilhantes o suficiente, por isso não são indicados como tipos de luzes para a fotografia, a menos que você use uma configuração ISO alta (800+) ou coloque-as muito perto de seu assunto.

Por outro lado, se você está gravando temas inanimados, como um produto, terá um ótimo resultado. Elas também são ótimas para vídeo e podem ser transportadas facilmente sem se preocupar com a quebra.

Flash e Strobe

tipos-de-luzes-flash-1024x682-9424143

Lembra-se das danças do ensino médio com a luz estroboscópica piscando e o globo de espelho? Bem, isso é exatamente o que é o flash da câmera. Os tipos de luzes conhecidos como Strobes, ou flashes, são bem diferentes de todos as outras que vimos até agora.

Para começar, a iluminação não é contínua, ao contrário, ela explode para fora em uma grande quantidade de luz e numa pequena fração de segundo. Como tal, é um pouco mais difícil de controlar e perceber a atuação em suas fotos.

A iluminação estroboscópica, provavelmente, são os tipos de luzes mais usados em fotografia. Todavia, elas não são adequadas para vídeo, já que a duração do flash é muito curta para realizar filmagens.

Da mesma forma, a luz do flash é muito dura também. A maioria das pessoas gosta de modificar a luz, usando de difusores plásticos na frente da cabeça do flash.

Os fotógrafos tem usado de flashes para iluminação em estúdio por muitos anos, e não sairá de moda tão cedo. Existem muitos fabricantes de sistemas de iluminação estroboscópica e muitos acessórios modificadores de luz para acompanhá-los, tais como guarda-chuvas e softboxes.

Quais os tipos de luzes recomendados para você?

A resposta para essa pergunta vai depender do que você prefere. Se pretende usar dos tipos de luzes naturais que falamos neste artigo, pode aproveitar o sol e não fazer quase nenhum investimento para conseguir excelentes fotos.

Mas, como você já viu, pode ser necessário usar dos tipos de luzes mais sofisticadas para ganhar iluminação artificial. Com ela vai ter mais controle, maior intensidade, etc. Porém, existem inúmeras formas de obter o resultado, então vai precisar decidir por um deles.

O primeiro passo pode ser obter um flash para sua câmera. Esta é uma ótima maneira de começar a usar a luz artificial em suas fotos. Você também pode usar esses tipos de flashes para fazer um preenchimento quando for fotografar retratos ao ar livre.

tipos-de-luzes1-1024x681-1263922

Muitos flashes da câmera podem girar e tem uma infinidade de acessórios para regular estes tipos de luzes. Você pode usá-los no modo totalmente automático ou controlar a saída com mais cuidado.

Os flashes também dispõem de opções externas a câmera, com gatilhos sem fio. Você pode segurar o flash em sua mão e mudar o ângulo da luz ou obter um suporte de flash para segurá-lo. Alguns tripés já possuem um suporte especifico para este fim que pode usar para fixar o seu flash próximo a câmera e mesmo assim ter todo o controle sobre este tipo de luz.

Como a luz de um flash é muito dura, é recomendado comprar alguns acessórios extras, como um guarda-chuva pequeno para suavizar a luz para retratos. Quando estiver pronto, adicione flashes fotográfico extras para suas configurações de iluminação. Se você entrar em fotografia de família ou grupo, você provavelmente vai precisar de luzes estroboscópicas, pois elas têm mais poder.

Se você está atirando dentro de casa em situações controladas onde não há crianças correndo ao redor, você pode considerar os kits CFL. Isso seria ótimo se você está tirando fotos da vida. Elas são muito rentáveis ​​e também podem ser usadas para vídeo. Por outro lado, se você quer tirar fotos jpgs e gravar vídeos ao mesmo tempo, sem precisar alterar os tipos de luzes, você pode usar de iluminação LED que será mais indicado.

Agora compartilhe os tipos de luzes favoritos em seu trabalho, ou então deixe sua opinião sobre este artigo no campo de comentários abaixo.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] fotógrafo francês Guillaume Prugniel J é um explorador de lugares abandonados, e coloca luzes neles como nós provavelmente nunca […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.